Ensino de ecoico em crianças com Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Barbara Trevizan
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193248
Resumo: Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam frequentemente falhas nos repertórios de ouvinte e falante, sendo que intervenções pautadas na Análise do Comportamento têm ocasionado a reabilitação e ampliação do comportamento verbal. Dentre os desafios encontrados no ensino de comportamento verbal para pessoas com TEA está como identificar procedimentos efetivos para instalar repertório ecoico. Apesar de reconhecida a importância do ecoico para aquisição de outros comportamentos verbais, existem lacunas na literatura sobre condições para ensino deste operante. O presente trabalho apresenta dois capítulos sobre essa temática. No Capítulo 1 é apresentada uma revisão sistemática de literatura, de acordo com a recomendação PRISMA, cujo objetivo foi verificar a incidência de intervenções exclusivamente sobre comportamento ecoico em pessoas com TEA, os principais procedimentos de ensino e seus resultados. A maioria dos estudos demonstrou que o ecoico é frequentemente utilizado como prompt, e pouco estabelecido como alvo, indicando a necessidade de mais pesquisas na área. O Capítulo 2 mensurou o efeito de três estruturas de ensino sobre o comportamento ecoico em duas crianças com TEA. As estruturas foram: SEI (Single Exemplar Instruction), MEI (Multiple Exemplar Instruction) com rotatividade dos operantes ecoico, tato e ouvir baseado em seleção e Ecoico para Mando. Após avaliação foram selecionados três conjuntos com três estímulos cada; cada conjunto foi ensinado em uma das estruturas de ensino, de acordo com um delineamento de tratamento alternado adaptado. Os resultados demonstraram que para um participante a estrutura mais efetiva foi Ecoico para Mando e para outro foi a estrutura SEI. Os dados apontam a necessidade de realizar intervenção com maior controle experimental sobre os prompts fornecidos nas sessões assim como uma caracterização melhor dos participantes.
id UNSP_6b77bb868a21cb61b3a6884173f33cee
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193248
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de ecoico em crianças com Transtorno do Espectro AutistaTeaching echoic to Children with Autism Spectrum DisorderEcoicoComportamento verbalEnsinoTranstorno do Espectro AutistaEchoicTeachingAutism Spectrum DisorderPessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam frequentemente falhas nos repertórios de ouvinte e falante, sendo que intervenções pautadas na Análise do Comportamento têm ocasionado a reabilitação e ampliação do comportamento verbal. Dentre os desafios encontrados no ensino de comportamento verbal para pessoas com TEA está como identificar procedimentos efetivos para instalar repertório ecoico. Apesar de reconhecida a importância do ecoico para aquisição de outros comportamentos verbais, existem lacunas na literatura sobre condições para ensino deste operante. O presente trabalho apresenta dois capítulos sobre essa temática. No Capítulo 1 é apresentada uma revisão sistemática de literatura, de acordo com a recomendação PRISMA, cujo objetivo foi verificar a incidência de intervenções exclusivamente sobre comportamento ecoico em pessoas com TEA, os principais procedimentos de ensino e seus resultados. A maioria dos estudos demonstrou que o ecoico é frequentemente utilizado como prompt, e pouco estabelecido como alvo, indicando a necessidade de mais pesquisas na área. O Capítulo 2 mensurou o efeito de três estruturas de ensino sobre o comportamento ecoico em duas crianças com TEA. As estruturas foram: SEI (Single Exemplar Instruction), MEI (Multiple Exemplar Instruction) com rotatividade dos operantes ecoico, tato e ouvir baseado em seleção e Ecoico para Mando. Após avaliação foram selecionados três conjuntos com três estímulos cada; cada conjunto foi ensinado em uma das estruturas de ensino, de acordo com um delineamento de tratamento alternado adaptado. Os resultados demonstraram que para um participante a estrutura mais efetiva foi Ecoico para Mando e para outro foi a estrutura SEI. Os dados apontam a necessidade de realizar intervenção com maior controle experimental sobre os prompts fornecidos nas sessões assim como uma caracterização melhor dos participantes.People with Autistic Spectrum Disorder (ASD) often have failures in the listener and speaker repertoires, and interventions based on Behavior Analysis have caused the rehabilitation and expansion of verbal behavior. Among the challenges found in teaching verbal behavior to people with ASD is how to identify effective procedures for installing an echoic repertoire. Although the importance of echoic is recognized for the acquisition of other verbal behaviors, there are gaps in the literature on conditions for teaching this operant. The present work presents two chapters on this theme. Chapter 1 presents a systematic literature review, according to the PRISMA recommendation, whose objective was to verify the incidence of interventions exclusively on echoic behavior in people with ASD, the main teaching procedures and their results. Most studies have shown that echoic is often used as a prompt, and poorly established as a target, indicating the need for more research in the area. Chapter 2 measured the effect of three teaching structures on echoic behavior in two children with ASD. The structures were: SEI (Single Exemplar Instruction), MEI (Multiple Exemplar Instruction) with rotating of the echoic, tact and listening based on selection operatives and Echoic for Mand. After evaluation, three sets were selected with three stimuli each; each set was taught in one of the teaching structures, according to an adapted alternate treatment design. The results showed that for one participant the most effective structure was Echoic for Mand and for another it was the SEI structure. The data indicate the need to perform intervention with greater experimental control over the prompts provided in the sessions as well as a better characterization of the participants.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Programa/Edital nº 59/2014Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guerra, Barbara Trevizan2020-08-20T21:00:36Z2020-08-20T21:00:36Z2020-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19324833004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-29T06:12:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193248Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:00:29.956479Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ecoico em crianças com Transtorno do Espectro Autista
Teaching echoic to Children with Autism Spectrum Disorder
title Ensino de ecoico em crianças com Transtorno do Espectro Autista
spellingShingle Ensino de ecoico em crianças com Transtorno do Espectro Autista
Guerra, Barbara Trevizan
Ecoico
Comportamento verbal
Ensino
Transtorno do Espectro Autista
Echoic
Teaching
Autism Spectrum Disorder
title_short Ensino de ecoico em crianças com Transtorno do Espectro Autista
title_full Ensino de ecoico em crianças com Transtorno do Espectro Autista
title_fullStr Ensino de ecoico em crianças com Transtorno do Espectro Autista
title_full_unstemmed Ensino de ecoico em crianças com Transtorno do Espectro Autista
title_sort Ensino de ecoico em crianças com Transtorno do Espectro Autista
author Guerra, Barbara Trevizan
author_facet Guerra, Barbara Trevizan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Barbara Trevizan
dc.subject.por.fl_str_mv Ecoico
Comportamento verbal
Ensino
Transtorno do Espectro Autista
Echoic
Teaching
Autism Spectrum Disorder
topic Ecoico
Comportamento verbal
Ensino
Transtorno do Espectro Autista
Echoic
Teaching
Autism Spectrum Disorder
description Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam frequentemente falhas nos repertórios de ouvinte e falante, sendo que intervenções pautadas na Análise do Comportamento têm ocasionado a reabilitação e ampliação do comportamento verbal. Dentre os desafios encontrados no ensino de comportamento verbal para pessoas com TEA está como identificar procedimentos efetivos para instalar repertório ecoico. Apesar de reconhecida a importância do ecoico para aquisição de outros comportamentos verbais, existem lacunas na literatura sobre condições para ensino deste operante. O presente trabalho apresenta dois capítulos sobre essa temática. No Capítulo 1 é apresentada uma revisão sistemática de literatura, de acordo com a recomendação PRISMA, cujo objetivo foi verificar a incidência de intervenções exclusivamente sobre comportamento ecoico em pessoas com TEA, os principais procedimentos de ensino e seus resultados. A maioria dos estudos demonstrou que o ecoico é frequentemente utilizado como prompt, e pouco estabelecido como alvo, indicando a necessidade de mais pesquisas na área. O Capítulo 2 mensurou o efeito de três estruturas de ensino sobre o comportamento ecoico em duas crianças com TEA. As estruturas foram: SEI (Single Exemplar Instruction), MEI (Multiple Exemplar Instruction) com rotatividade dos operantes ecoico, tato e ouvir baseado em seleção e Ecoico para Mando. Após avaliação foram selecionados três conjuntos com três estímulos cada; cada conjunto foi ensinado em uma das estruturas de ensino, de acordo com um delineamento de tratamento alternado adaptado. Os resultados demonstraram que para um participante a estrutura mais efetiva foi Ecoico para Mando e para outro foi a estrutura SEI. Os dados apontam a necessidade de realizar intervenção com maior controle experimental sobre os prompts fornecidos nas sessões assim como uma caracterização melhor dos participantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-20T21:00:36Z
2020-08-20T21:00:36Z
2020-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193248
33004056085P0
url http://hdl.handle.net/11449/193248
identifier_str_mv 33004056085P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129010866061312