Pessoas com Deficiências Motoras, Conhecimento e Usufruto dos seus Direitos Fundamentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS,Wagner de Britto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: GAIAD,Thais Peixoto, PRAT,Bernat Vinolas, MORAIS,Rosane Luzia de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000300441
Resumo: RESUMO: Existe, no Brasil, vasta legislação que evoca os direitos das pessoas com deficiência. No entanto, há carência de estudos sobre a real ciência dessas pessoas acerca de seus direitos. Compreender essa temática permitirá, dessa maneira, a formulação de propostas de intervenções futuras no sentido do efetivo acesso dessas pessoas ao usufruto de seus direitos fundamentais. Assim sendo, o objetivo deste artigo foi verificar se as pessoas com deficiência motora têm consciência e usufruem de seus direitos. Para isso, traçou-se um estudo transversal descritivo com uma amostra de conveniência composta por 39 pessoas com deficiência física. Como resultados, verificou-se que o grupo foi formado por adultos que deambulam, são desfavorecidos socioeconomicamente e de maioria feminina. A maioria parou de trabalhar após o evento/doença, recebe algum benefício do Governo e saem pouco de casa, exceto para tratamento de saúde. A acessibilidade em locais externos foi apontada como dificuldade pela maioria. O grupo demonstrou conhecer pouco sobre os seus direitos específicos, usufruindo daqueles mais propagados, como: benefícios previdenciários e atendimento prioritário. Dessa forma, é importante não apenas aprovação de leis, mas a educação de parte da sociedade, inclusive das próprias pessoas com deficiência, acerca dos seus direitos para que elas possam usufruir deles.
id ABPEE-1_7a9ddc9a0419e6bad4f2688fc43fd3df
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382018000300441
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Pessoas com Deficiências Motoras, Conhecimento e Usufruto dos seus Direitos FundamentaisEducação EspecialEducação das pessoas com deficiênciaDireitos humanosRESUMO: Existe, no Brasil, vasta legislação que evoca os direitos das pessoas com deficiência. No entanto, há carência de estudos sobre a real ciência dessas pessoas acerca de seus direitos. Compreender essa temática permitirá, dessa maneira, a formulação de propostas de intervenções futuras no sentido do efetivo acesso dessas pessoas ao usufruto de seus direitos fundamentais. Assim sendo, o objetivo deste artigo foi verificar se as pessoas com deficiência motora têm consciência e usufruem de seus direitos. Para isso, traçou-se um estudo transversal descritivo com uma amostra de conveniência composta por 39 pessoas com deficiência física. Como resultados, verificou-se que o grupo foi formado por adultos que deambulam, são desfavorecidos socioeconomicamente e de maioria feminina. A maioria parou de trabalhar após o evento/doença, recebe algum benefício do Governo e saem pouco de casa, exceto para tratamento de saúde. A acessibilidade em locais externos foi apontada como dificuldade pela maioria. O grupo demonstrou conhecer pouco sobre os seus direitos específicos, usufruindo daqueles mais propagados, como: benefícios previdenciários e atendimento prioritário. Dessa forma, é importante não apenas aprovação de leis, mas a educação de parte da sociedade, inclusive das próprias pessoas com deficiência, acerca dos seus direitos para que elas possam usufruir deles.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000300441Revista Brasileira de Educação Especial v.24 n.3 2018reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-6538241800030009info:eu-repo/semantics/openAccessMARTINS,Wagner de BrittoGAIAD,Thais PeixotoPRAT,Bernat VinolasMORAIS,Rosane Luzia de Souzapor2018-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382018000300441Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2018-09-10T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Pessoas com Deficiências Motoras, Conhecimento e Usufruto dos seus Direitos Fundamentais
title Pessoas com Deficiências Motoras, Conhecimento e Usufruto dos seus Direitos Fundamentais
spellingShingle Pessoas com Deficiências Motoras, Conhecimento e Usufruto dos seus Direitos Fundamentais
MARTINS,Wagner de Britto
Educação Especial
Educação das pessoas com deficiência
Direitos humanos
title_short Pessoas com Deficiências Motoras, Conhecimento e Usufruto dos seus Direitos Fundamentais
title_full Pessoas com Deficiências Motoras, Conhecimento e Usufruto dos seus Direitos Fundamentais
title_fullStr Pessoas com Deficiências Motoras, Conhecimento e Usufruto dos seus Direitos Fundamentais
title_full_unstemmed Pessoas com Deficiências Motoras, Conhecimento e Usufruto dos seus Direitos Fundamentais
title_sort Pessoas com Deficiências Motoras, Conhecimento e Usufruto dos seus Direitos Fundamentais
author MARTINS,Wagner de Britto
author_facet MARTINS,Wagner de Britto
GAIAD,Thais Peixoto
PRAT,Bernat Vinolas
MORAIS,Rosane Luzia de Souza
author_role author
author2 GAIAD,Thais Peixoto
PRAT,Bernat Vinolas
MORAIS,Rosane Luzia de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS,Wagner de Britto
GAIAD,Thais Peixoto
PRAT,Bernat Vinolas
MORAIS,Rosane Luzia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Educação das pessoas com deficiência
Direitos humanos
topic Educação Especial
Educação das pessoas com deficiência
Direitos humanos
description RESUMO: Existe, no Brasil, vasta legislação que evoca os direitos das pessoas com deficiência. No entanto, há carência de estudos sobre a real ciência dessas pessoas acerca de seus direitos. Compreender essa temática permitirá, dessa maneira, a formulação de propostas de intervenções futuras no sentido do efetivo acesso dessas pessoas ao usufruto de seus direitos fundamentais. Assim sendo, o objetivo deste artigo foi verificar se as pessoas com deficiência motora têm consciência e usufruem de seus direitos. Para isso, traçou-se um estudo transversal descritivo com uma amostra de conveniência composta por 39 pessoas com deficiência física. Como resultados, verificou-se que o grupo foi formado por adultos que deambulam, são desfavorecidos socioeconomicamente e de maioria feminina. A maioria parou de trabalhar após o evento/doença, recebe algum benefício do Governo e saem pouco de casa, exceto para tratamento de saúde. A acessibilidade em locais externos foi apontada como dificuldade pela maioria. O grupo demonstrou conhecer pouco sobre os seus direitos específicos, usufruindo daqueles mais propagados, como: benefícios previdenciários e atendimento prioritário. Dessa forma, é importante não apenas aprovação de leis, mas a educação de parte da sociedade, inclusive das próprias pessoas com deficiência, acerca dos seus direitos para que elas possam usufruir deles.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000300441
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000300441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-6538241800030009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.24 n.3 2018
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574359977984