A agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência e o caso brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,João Márcio Mendes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pletsch,Márcia Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100240
Resumo: RESUMO Este artigo analisa a agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência, relacionando-a às diretrizes gerais de reforma educacional e ao programa político da instituição. Inicialmente, discutem-se aspectos relevantes da história do Banco Mundial e de sua configuração institucional, seu programa político e a agenda educativa da entidade. Em seguida, analisa-se a agenda do Banco Mundial para a educação de pessoas com deficiência, com base no Relatório Mundial sobre a Deficiência, para avaliar em que medida essa agenda específica converge com o programa político mais geral do Banco Mundial. O texto também questiona as recomendações do Relatório Mundial sobre a Deficiência à luz da experiência brasileira no que diz respeito à institucionalização de direitos sociais e educacionais das pessoas com deficiência.
id EAA-1_1220800b9a559e6cc3bc2380f55f5e04
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782021000100240
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência e o caso brasileiroreformas educacionaiseducação especialeducação inclusivapessoas com deficiênciadireitos humanosRESUMO Este artigo analisa a agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência, relacionando-a às diretrizes gerais de reforma educacional e ao programa político da instituição. Inicialmente, discutem-se aspectos relevantes da história do Banco Mundial e de sua configuração institucional, seu programa político e a agenda educativa da entidade. Em seguida, analisa-se a agenda do Banco Mundial para a educação de pessoas com deficiência, com base no Relatório Mundial sobre a Deficiência, para avaliar em que medida essa agenda específica converge com o programa político mais geral do Banco Mundial. O texto também questiona as recomendações do Relatório Mundial sobre a Deficiência à luz da experiência brasileira no que diz respeito à institucionalização de direitos sociais e educacionais das pessoas com deficiência.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100240Revista Brasileira de Educação v.26 2021reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782021260057info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,João Márcio MendesPletsch,Márcia Denisepor2021-08-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782021000100240Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2021-08-18T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência e o caso brasileiro
title A agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência e o caso brasileiro
spellingShingle A agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência e o caso brasileiro
Pereira,João Márcio Mendes
reformas educacionais
educação especial
educação inclusiva
pessoas com deficiência
direitos humanos
title_short A agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência e o caso brasileiro
title_full A agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência e o caso brasileiro
title_fullStr A agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência e o caso brasileiro
title_full_unstemmed A agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência e o caso brasileiro
title_sort A agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência e o caso brasileiro
author Pereira,João Márcio Mendes
author_facet Pereira,João Márcio Mendes
Pletsch,Márcia Denise
author_role author
author2 Pletsch,Márcia Denise
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,João Márcio Mendes
Pletsch,Márcia Denise
dc.subject.por.fl_str_mv reformas educacionais
educação especial
educação inclusiva
pessoas com deficiência
direitos humanos
topic reformas educacionais
educação especial
educação inclusiva
pessoas com deficiência
direitos humanos
description RESUMO Este artigo analisa a agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência, relacionando-a às diretrizes gerais de reforma educacional e ao programa político da instituição. Inicialmente, discutem-se aspectos relevantes da história do Banco Mundial e de sua configuração institucional, seu programa político e a agenda educativa da entidade. Em seguida, analisa-se a agenda do Banco Mundial para a educação de pessoas com deficiência, com base no Relatório Mundial sobre a Deficiência, para avaliar em que medida essa agenda específica converge com o programa político mais geral do Banco Mundial. O texto também questiona as recomendações do Relatório Mundial sobre a Deficiência à luz da experiência brasileira no que diz respeito à institucionalização de direitos sociais e educacionais das pessoas com deficiência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100240
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782021260057
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.26 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493196500992