Introdução ao uso do Tablet para Comunicação Alternativa por uma Jovem com Paralisia Cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PETRONI,Natalia Nascimento
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: BOUERI,Iasmin Zanchi, LOURENÇO,Gerusa Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000300327
Resumo: RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a transição da prancha de comunicação em papel para a prancha de comunicação no tablet para uma jovem com paralisia cerebral, tendo em vista verificar a efetividade do uso desse recurso de tecnologia assistiva como um equipamento alternativo para a comunicação. Participou do estudo uma jovem com paralisia cerebral usuária de prancha de comunicação em papel tendo como material para construção uma pasta, velcro e cartões de palavras. Foi utilizado um delineamento de comparação entre intervenções com reversão com as seguintes fases experimentais: A1. e A2. não há intervenção; B. implementação de acessibilidade ao tablet; BC. implementação de acessibilidade ao tablet somada a órtese de posicionamento; BCD1. e BCD2. implementação de acessibilidade ao tablet somada à órtese de posicionamento e às modificações na mesa de apoio. Ao investigar o uso do tablet associado aos recursos de tecnologia assistiva implementados os resultados alcançados indicam dados positivos quanto aos procedimentos de ensino estabelecidos para a implementação do tablet em substituição à prancha em papel.
id ABPEE-1_7f90077a765173712cfb311772cca5d3
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382018000300327
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Introdução ao uso do Tablet para Comunicação Alternativa por uma Jovem com Paralisia CerebralEducação EspecialSistemas de ComunicaçãoParalisia CerebralRESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a transição da prancha de comunicação em papel para a prancha de comunicação no tablet para uma jovem com paralisia cerebral, tendo em vista verificar a efetividade do uso desse recurso de tecnologia assistiva como um equipamento alternativo para a comunicação. Participou do estudo uma jovem com paralisia cerebral usuária de prancha de comunicação em papel tendo como material para construção uma pasta, velcro e cartões de palavras. Foi utilizado um delineamento de comparação entre intervenções com reversão com as seguintes fases experimentais: A1. e A2. não há intervenção; B. implementação de acessibilidade ao tablet; BC. implementação de acessibilidade ao tablet somada a órtese de posicionamento; BCD1. e BCD2. implementação de acessibilidade ao tablet somada à órtese de posicionamento e às modificações na mesa de apoio. Ao investigar o uso do tablet associado aos recursos de tecnologia assistiva implementados os resultados alcançados indicam dados positivos quanto aos procedimentos de ensino estabelecidos para a implementação do tablet em substituição à prancha em papel.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000300327Revista Brasileira de Educação Especial v.24 n.3 2018reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382418000300002info:eu-repo/semantics/openAccessPETRONI,Natalia NascimentoBOUERI,Iasmin ZanchiLOURENÇO,Gerusa Ferreirapor2018-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382018000300327Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2018-09-10T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Introdução ao uso do Tablet para Comunicação Alternativa por uma Jovem com Paralisia Cerebral
title Introdução ao uso do Tablet para Comunicação Alternativa por uma Jovem com Paralisia Cerebral
spellingShingle Introdução ao uso do Tablet para Comunicação Alternativa por uma Jovem com Paralisia Cerebral
PETRONI,Natalia Nascimento
Educação Especial
Sistemas de Comunicação
Paralisia Cerebral
title_short Introdução ao uso do Tablet para Comunicação Alternativa por uma Jovem com Paralisia Cerebral
title_full Introdução ao uso do Tablet para Comunicação Alternativa por uma Jovem com Paralisia Cerebral
title_fullStr Introdução ao uso do Tablet para Comunicação Alternativa por uma Jovem com Paralisia Cerebral
title_full_unstemmed Introdução ao uso do Tablet para Comunicação Alternativa por uma Jovem com Paralisia Cerebral
title_sort Introdução ao uso do Tablet para Comunicação Alternativa por uma Jovem com Paralisia Cerebral
author PETRONI,Natalia Nascimento
author_facet PETRONI,Natalia Nascimento
BOUERI,Iasmin Zanchi
LOURENÇO,Gerusa Ferreira
author_role author
author2 BOUERI,Iasmin Zanchi
LOURENÇO,Gerusa Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PETRONI,Natalia Nascimento
BOUERI,Iasmin Zanchi
LOURENÇO,Gerusa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Sistemas de Comunicação
Paralisia Cerebral
topic Educação Especial
Sistemas de Comunicação
Paralisia Cerebral
description RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a transição da prancha de comunicação em papel para a prancha de comunicação no tablet para uma jovem com paralisia cerebral, tendo em vista verificar a efetividade do uso desse recurso de tecnologia assistiva como um equipamento alternativo para a comunicação. Participou do estudo uma jovem com paralisia cerebral usuária de prancha de comunicação em papel tendo como material para construção uma pasta, velcro e cartões de palavras. Foi utilizado um delineamento de comparação entre intervenções com reversão com as seguintes fases experimentais: A1. e A2. não há intervenção; B. implementação de acessibilidade ao tablet; BC. implementação de acessibilidade ao tablet somada a órtese de posicionamento; BCD1. e BCD2. implementação de acessibilidade ao tablet somada à órtese de posicionamento e às modificações na mesa de apoio. Ao investigar o uso do tablet associado aos recursos de tecnologia assistiva implementados os resultados alcançados indicam dados positivos quanto aos procedimentos de ensino estabelecidos para a implementação do tablet em substituição à prancha em papel.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000300327
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000300327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-65382418000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.24 n.3 2018
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574348443648