O uso de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação em contexto de interação entre hipoterapeuta e criança com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Raquel Alexandra Ferreira Neves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1445
Resumo: O contexto de interação hipoterapeuta-criança com Paralisia Cerebral, pelo seu potencial facilitador de comunicação, reveste-se de particular interesse no que refere o uso de Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAACs). Assim, com o presente estudo pretendeu-se avaliar a promoção do uso funcional destes sistemas, por parte de profissionais que realizam sessões de hipoterapia com estas crianças. Para tal, foi desenvolvido um questionário visando i) caracterizar o perfil dos hipoterapeutas que promovem e/ou não promovem o uso de SAACs junto de crianças com PC, assim como a sua formação e perceção da mesma, ii) descrever os SAACs de que se fazem acompanhar os indivíduos com Paralisia Cerebral durante as sessões de hipoterapia, iii) determinar as funções comunicativas efetivamente promovidas pelos hipoterapeutas, iv) registar a opinião destes profissionais sobre as características que um SAAC deve apresentar de forma a permitir o seu uso funcional, bem como os principais motivos apresentados pelos mesmos para o facto de não recorrerem a SAACs nas sessões de hipoterapia com crianças com Paralisia Cerebral. Setenta e cinco profissionais, exercendo funções em Portugal, foram selecionados para participação neste estudo. A amostra final do mesmo, no entanto, limitou-se a 26 participantes. Os resultados obtidos, pela reduzida amostra, não permitam generalizações; contudo, sugerem que o uso de SAACs durante as sessões de hipoterapia não é prática comum em Portugal, salientando diversos aspetos a que será necessário atender para um melhor aproveitamento deste contexto no que se refere à promoção das capacidades comunicativas de crianças com Paralisia Cerebral.ABSTRACT The context of interaction between a hypo therapist and a child with cerebral palsy/paralysis, as a potential communication facilitator becomes particularly interesting in what concerns the use of augmentative and alternative communication systems. Thus, the purpose of this study was to evaluate the promotion of these systems functional use by professionals who are involved in hypo therapy sessions with these children. That is why a questionnaire was developed having in mind the following items i) describe hypo therapists’ profile who promote and/or don’t promote the use of AACSs along with children affected by cerebral paralysis as well as their training and perception of it, ii) describe the AACSs possessed by the individuals with CP during hypo therapy sessions, iii) establish the communicative functions effectively promoted by hypo therapists, iv) register these professionals’ opinions about the characteristics the AACSs should present allowing their functional use as well as the main reasons demonstrated by the same not to use AACSs in hypo therapy sessions with children suffering from CP. Seventy five professionals, working in Portugal were selected to participate in this study. The final sample of it was of only twenty six participants effectively. The obtained results, due to this reduced sample, do not allow us to make generalizations, however, they suggest that the use of the AACSs during hypo therapy sessions it’s not common in Portugal, giving special attention to various aspects, relevant for a better use of this context specially in what concerns the promotion of these children’s communicative skills.
id RCAP_af88b3d5924d7a6c7037282775e07c69
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1445
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação em contexto de interação entre hipoterapeuta e criança com paralisia cerebralEducação especialHipoterapiaParalisia cerebralComunicação aumentativaComunicação alternativaO contexto de interação hipoterapeuta-criança com Paralisia Cerebral, pelo seu potencial facilitador de comunicação, reveste-se de particular interesse no que refere o uso de Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAACs). Assim, com o presente estudo pretendeu-se avaliar a promoção do uso funcional destes sistemas, por parte de profissionais que realizam sessões de hipoterapia com estas crianças. Para tal, foi desenvolvido um questionário visando i) caracterizar o perfil dos hipoterapeutas que promovem e/ou não promovem o uso de SAACs junto de crianças com PC, assim como a sua formação e perceção da mesma, ii) descrever os SAACs de que se fazem acompanhar os indivíduos com Paralisia Cerebral durante as sessões de hipoterapia, iii) determinar as funções comunicativas efetivamente promovidas pelos hipoterapeutas, iv) registar a opinião destes profissionais sobre as características que um SAAC deve apresentar de forma a permitir o seu uso funcional, bem como os principais motivos apresentados pelos mesmos para o facto de não recorrerem a SAACs nas sessões de hipoterapia com crianças com Paralisia Cerebral. Setenta e cinco profissionais, exercendo funções em Portugal, foram selecionados para participação neste estudo. A amostra final do mesmo, no entanto, limitou-se a 26 participantes. Os resultados obtidos, pela reduzida amostra, não permitam generalizações; contudo, sugerem que o uso de SAACs durante as sessões de hipoterapia não é prática comum em Portugal, salientando diversos aspetos a que será necessário atender para um melhor aproveitamento deste contexto no que se refere à promoção das capacidades comunicativas de crianças com Paralisia Cerebral.ABSTRACT The context of interaction between a hypo therapist and a child with cerebral palsy/paralysis, as a potential communication facilitator becomes particularly interesting in what concerns the use of augmentative and alternative communication systems. Thus, the purpose of this study was to evaluate the promotion of these systems functional use by professionals who are involved in hypo therapy sessions with these children. That is why a questionnaire was developed having in mind the following items i) describe hypo therapists’ profile who promote and/or don’t promote the use of AACSs along with children affected by cerebral paralysis as well as their training and perception of it, ii) describe the AACSs possessed by the individuals with CP during hypo therapy sessions, iii) establish the communicative functions effectively promoted by hypo therapists, iv) register these professionals’ opinions about the characteristics the AACSs should present allowing their functional use as well as the main reasons demonstrated by the same not to use AACSs in hypo therapy sessions with children suffering from CP. Seventy five professionals, working in Portugal were selected to participate in this study. The final sample of it was of only twenty six participants effectively. The obtained results, due to this reduced sample, do not allow us to make generalizations, however, they suggest that the use of the AACSs during hypo therapy sessions it’s not common in Portugal, giving special attention to various aspects, relevant for a better use of this context specially in what concerns the promotion of these children’s communicative skills.2014-07-04T15:11:32Z2014-06-30T00:00:00Z2014-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1445TID:201349698porMoreira, Raquel Alexandra Ferreira Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:49Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:52.761496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação em contexto de interação entre hipoterapeuta e criança com paralisia cerebral
title O uso de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação em contexto de interação entre hipoterapeuta e criança com paralisia cerebral
spellingShingle O uso de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação em contexto de interação entre hipoterapeuta e criança com paralisia cerebral
Moreira, Raquel Alexandra Ferreira Neves
Educação especial
Hipoterapia
Paralisia cerebral
Comunicação aumentativa
Comunicação alternativa
title_short O uso de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação em contexto de interação entre hipoterapeuta e criança com paralisia cerebral
title_full O uso de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação em contexto de interação entre hipoterapeuta e criança com paralisia cerebral
title_fullStr O uso de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação em contexto de interação entre hipoterapeuta e criança com paralisia cerebral
title_full_unstemmed O uso de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação em contexto de interação entre hipoterapeuta e criança com paralisia cerebral
title_sort O uso de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação em contexto de interação entre hipoterapeuta e criança com paralisia cerebral
author Moreira, Raquel Alexandra Ferreira Neves
author_facet Moreira, Raquel Alexandra Ferreira Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Raquel Alexandra Ferreira Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Hipoterapia
Paralisia cerebral
Comunicação aumentativa
Comunicação alternativa
topic Educação especial
Hipoterapia
Paralisia cerebral
Comunicação aumentativa
Comunicação alternativa
description O contexto de interação hipoterapeuta-criança com Paralisia Cerebral, pelo seu potencial facilitador de comunicação, reveste-se de particular interesse no que refere o uso de Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAACs). Assim, com o presente estudo pretendeu-se avaliar a promoção do uso funcional destes sistemas, por parte de profissionais que realizam sessões de hipoterapia com estas crianças. Para tal, foi desenvolvido um questionário visando i) caracterizar o perfil dos hipoterapeutas que promovem e/ou não promovem o uso de SAACs junto de crianças com PC, assim como a sua formação e perceção da mesma, ii) descrever os SAACs de que se fazem acompanhar os indivíduos com Paralisia Cerebral durante as sessões de hipoterapia, iii) determinar as funções comunicativas efetivamente promovidas pelos hipoterapeutas, iv) registar a opinião destes profissionais sobre as características que um SAAC deve apresentar de forma a permitir o seu uso funcional, bem como os principais motivos apresentados pelos mesmos para o facto de não recorrerem a SAACs nas sessões de hipoterapia com crianças com Paralisia Cerebral. Setenta e cinco profissionais, exercendo funções em Portugal, foram selecionados para participação neste estudo. A amostra final do mesmo, no entanto, limitou-se a 26 participantes. Os resultados obtidos, pela reduzida amostra, não permitam generalizações; contudo, sugerem que o uso de SAACs durante as sessões de hipoterapia não é prática comum em Portugal, salientando diversos aspetos a que será necessário atender para um melhor aproveitamento deste contexto no que se refere à promoção das capacidades comunicativas de crianças com Paralisia Cerebral.ABSTRACT The context of interaction between a hypo therapist and a child with cerebral palsy/paralysis, as a potential communication facilitator becomes particularly interesting in what concerns the use of augmentative and alternative communication systems. Thus, the purpose of this study was to evaluate the promotion of these systems functional use by professionals who are involved in hypo therapy sessions with these children. That is why a questionnaire was developed having in mind the following items i) describe hypo therapists’ profile who promote and/or don’t promote the use of AACSs along with children affected by cerebral paralysis as well as their training and perception of it, ii) describe the AACSs possessed by the individuals with CP during hypo therapy sessions, iii) establish the communicative functions effectively promoted by hypo therapists, iv) register these professionals’ opinions about the characteristics the AACSs should present allowing their functional use as well as the main reasons demonstrated by the same not to use AACSs in hypo therapy sessions with children suffering from CP. Seventy five professionals, working in Portugal were selected to participate in this study. The final sample of it was of only twenty six participants effectively. The obtained results, due to this reduced sample, do not allow us to make generalizations, however, they suggest that the use of the AACSs during hypo therapy sessions it’s not common in Portugal, giving special attention to various aspects, relevant for a better use of this context specially in what concerns the promotion of these children’s communicative skills.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-04T15:11:32Z
2014-06-30T00:00:00Z
2014-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1445
TID:201349698
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1445
identifier_str_mv TID:201349698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623029997568