Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000100111 |
Resumo: | RESUMO: a inclusão de alunos com deficiência é prevista em lei e manter boas estruturas físicas e pedagógicas na escola é um ponto fundamental para que o acesso possa acontecer. A Educação Física faz parte desta inclusão e pode proporcionar grandes melhoras na qualidade de vida de alunos com deficiência. Este estudo teve como objetivo compreender as percepções do aluno com deficiência a respeito das aulas de Educação Física. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa utilizando para coleta de dados uma entrevista semiestruturada a qual foi gravada, transcrita e posteriormente analisada. A amostra foi constituída de 20 alunos com deficiência matriculados em escolas regulares da cidade de Santos Dumont - MG. A partir das entrevistas, destacou-se a percepção do aluno com deficiência a respeito da Educação Física escolar; o entendimento deles quanto ao conceito de qualidade de vida; as melhoras proporcionadas na qualidade de vida através da Educação Física; as facilidades e as dificuldades nas aulas; e as questões concernentes à relação aluno/professor e aluno/aluno. Os resultados dessa pesquisa podem auxiliar a comunidade escolar e o professor de Educação Física a melhorarem a inclusão nas escolas regulares. Além disso, as percepções dos alunos com deficiência sobre as aulas podem ajudar o professor na busca de um ambiente melhor com aulas que atendam a todos e proporcionem uma melhor qualidade de vida. |
id |
ABPEE-1_83ad43158cb87e10a43eb6f0f9eef754 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382016000100111 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1Educação EspecialEducação FísicaPessoas com DeficiênciaQualidade de VidaRESUMO: a inclusão de alunos com deficiência é prevista em lei e manter boas estruturas físicas e pedagógicas na escola é um ponto fundamental para que o acesso possa acontecer. A Educação Física faz parte desta inclusão e pode proporcionar grandes melhoras na qualidade de vida de alunos com deficiência. Este estudo teve como objetivo compreender as percepções do aluno com deficiência a respeito das aulas de Educação Física. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa utilizando para coleta de dados uma entrevista semiestruturada a qual foi gravada, transcrita e posteriormente analisada. A amostra foi constituída de 20 alunos com deficiência matriculados em escolas regulares da cidade de Santos Dumont - MG. A partir das entrevistas, destacou-se a percepção do aluno com deficiência a respeito da Educação Física escolar; o entendimento deles quanto ao conceito de qualidade de vida; as melhoras proporcionadas na qualidade de vida através da Educação Física; as facilidades e as dificuldades nas aulas; e as questões concernentes à relação aluno/professor e aluno/aluno. Os resultados dessa pesquisa podem auxiliar a comunidade escolar e o professor de Educação Física a melhorarem a inclusão nas escolas regulares. Além disso, as percepções dos alunos com deficiência sobre as aulas podem ajudar o professor na busca de um ambiente melhor com aulas que atendam a todos e proporcionem uma melhor qualidade de vida.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2016-03-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000100111Revista Brasileira de Educação Especial v.22 n.1 2016reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382216000100009info:eu-repo/semantics/openAccessNACIF,Marcella Fernandes PaticciéFIGUEIREDO,Diogo HilgembergNEVES,Clara MockdeceMEIRELES,Juliana Fernandes FilgueirasFIGUEIREDO,Diego HilgembergPEDRETTI,AugustoPEDRETTI,AlessandroFERREIRA,Maria Elisa Caputopor2016-04-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382016000100111Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2016-04-25T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1 |
title |
Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1 |
spellingShingle |
Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1 NACIF,Marcella Fernandes Paticcié Educação Especial Educação Física Pessoas com Deficiência Qualidade de Vida |
title_short |
Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1 |
title_full |
Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1 |
title_fullStr |
Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1 |
title_full_unstemmed |
Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1 |
title_sort |
Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1 |
author |
NACIF,Marcella Fernandes Paticcié |
author_facet |
NACIF,Marcella Fernandes Paticcié FIGUEIREDO,Diogo Hilgemberg NEVES,Clara Mockdece MEIRELES,Juliana Fernandes Filgueiras FIGUEIREDO,Diego Hilgemberg PEDRETTI,Augusto PEDRETTI,Alessandro FERREIRA,Maria Elisa Caputo |
author_role |
author |
author2 |
FIGUEIREDO,Diogo Hilgemberg NEVES,Clara Mockdece MEIRELES,Juliana Fernandes Filgueiras FIGUEIREDO,Diego Hilgemberg PEDRETTI,Augusto PEDRETTI,Alessandro FERREIRA,Maria Elisa Caputo |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NACIF,Marcella Fernandes Paticcié FIGUEIREDO,Diogo Hilgemberg NEVES,Clara Mockdece MEIRELES,Juliana Fernandes Filgueiras FIGUEIREDO,Diego Hilgemberg PEDRETTI,Augusto PEDRETTI,Alessandro FERREIRA,Maria Elisa Caputo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Educação Física Pessoas com Deficiência Qualidade de Vida |
topic |
Educação Especial Educação Física Pessoas com Deficiência Qualidade de Vida |
description |
RESUMO: a inclusão de alunos com deficiência é prevista em lei e manter boas estruturas físicas e pedagógicas na escola é um ponto fundamental para que o acesso possa acontecer. A Educação Física faz parte desta inclusão e pode proporcionar grandes melhoras na qualidade de vida de alunos com deficiência. Este estudo teve como objetivo compreender as percepções do aluno com deficiência a respeito das aulas de Educação Física. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa utilizando para coleta de dados uma entrevista semiestruturada a qual foi gravada, transcrita e posteriormente analisada. A amostra foi constituída de 20 alunos com deficiência matriculados em escolas regulares da cidade de Santos Dumont - MG. A partir das entrevistas, destacou-se a percepção do aluno com deficiência a respeito da Educação Física escolar; o entendimento deles quanto ao conceito de qualidade de vida; as melhoras proporcionadas na qualidade de vida através da Educação Física; as facilidades e as dificuldades nas aulas; e as questões concernentes à relação aluno/professor e aluno/aluno. Os resultados dessa pesquisa podem auxiliar a comunidade escolar e o professor de Educação Física a melhorarem a inclusão nas escolas regulares. Além disso, as percepções dos alunos com deficiência sobre as aulas podem ajudar o professor na busca de um ambiente melhor com aulas que atendam a todos e proporcionem uma melhor qualidade de vida. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000100111 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000100111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-65382216000100009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.22 n.1 2016 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212573932158976 |