Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NACIF,Marcella Fernandes Paticcié
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: FIGUEIREDO,Diogo Hilgemberg, NEVES,Clara Mockdece, MEIRELES,Juliana Fernandes Filgueiras, FIGUEIREDO,Diego Hilgemberg, PEDRETTI,Augusto, PEDRETTI,Alessandro, FERREIRA,Maria Elisa Caputo
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000100111
Resumo: RESUMO: a inclusão de alunos com deficiência é prevista em lei e manter boas estruturas físicas e pedagógicas na escola é um ponto fundamental para que o acesso possa acontecer. A Educação Física faz parte desta inclusão e pode proporcionar grandes melhoras na qualidade de vida de alunos com deficiência. Este estudo teve como objetivo compreender as percepções do aluno com deficiência a respeito das aulas de Educação Física. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa utilizando para coleta de dados uma entrevista semiestruturada a qual foi gravada, transcrita e posteriormente analisada. A amostra foi constituída de 20 alunos com deficiência matriculados em escolas regulares da cidade de Santos Dumont - MG. A partir das entrevistas, destacou-se a percepção do aluno com deficiência a respeito da Educação Física escolar; o entendimento deles quanto ao conceito de qualidade de vida; as melhoras proporcionadas na qualidade de vida através da Educação Física; as facilidades e as dificuldades nas aulas; e as questões concernentes à relação aluno/professor e aluno/aluno. Os resultados dessa pesquisa podem auxiliar a comunidade escolar e o professor de Educação Física a melhorarem a inclusão nas escolas regulares. Além disso, as percepções dos alunos com deficiência sobre as aulas podem ajudar o professor na busca de um ambiente melhor com aulas que atendam a todos e proporcionem uma melhor qualidade de vida.
id ABPEE-1_83ad43158cb87e10a43eb6f0f9eef754
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382016000100111
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1Educação EspecialEducação FísicaPessoas com DeficiênciaQualidade de VidaRESUMO: a inclusão de alunos com deficiência é prevista em lei e manter boas estruturas físicas e pedagógicas na escola é um ponto fundamental para que o acesso possa acontecer. A Educação Física faz parte desta inclusão e pode proporcionar grandes melhoras na qualidade de vida de alunos com deficiência. Este estudo teve como objetivo compreender as percepções do aluno com deficiência a respeito das aulas de Educação Física. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa utilizando para coleta de dados uma entrevista semiestruturada a qual foi gravada, transcrita e posteriormente analisada. A amostra foi constituída de 20 alunos com deficiência matriculados em escolas regulares da cidade de Santos Dumont - MG. A partir das entrevistas, destacou-se a percepção do aluno com deficiência a respeito da Educação Física escolar; o entendimento deles quanto ao conceito de qualidade de vida; as melhoras proporcionadas na qualidade de vida através da Educação Física; as facilidades e as dificuldades nas aulas; e as questões concernentes à relação aluno/professor e aluno/aluno. Os resultados dessa pesquisa podem auxiliar a comunidade escolar e o professor de Educação Física a melhorarem a inclusão nas escolas regulares. Além disso, as percepções dos alunos com deficiência sobre as aulas podem ajudar o professor na busca de um ambiente melhor com aulas que atendam a todos e proporcionem uma melhor qualidade de vida.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2016-03-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000100111Revista Brasileira de Educação Especial v.22 n.1 2016reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382216000100009info:eu-repo/semantics/openAccessNACIF,Marcella Fernandes PaticciéFIGUEIREDO,Diogo HilgembergNEVES,Clara MockdeceMEIRELES,Juliana Fernandes FilgueirasFIGUEIREDO,Diego HilgembergPEDRETTI,AugustoPEDRETTI,AlessandroFERREIRA,Maria Elisa Caputopor2016-04-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382016000100111Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2016-04-25T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1
title Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1
spellingShingle Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1
NACIF,Marcella Fernandes Paticcié
Educação Especial
Educação Física
Pessoas com Deficiência
Qualidade de Vida
title_short Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1
title_full Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1
title_fullStr Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1
title_full_unstemmed Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1
title_sort Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1
author NACIF,Marcella Fernandes Paticcié
author_facet NACIF,Marcella Fernandes Paticcié
FIGUEIREDO,Diogo Hilgemberg
NEVES,Clara Mockdece
MEIRELES,Juliana Fernandes Filgueiras
FIGUEIREDO,Diego Hilgemberg
PEDRETTI,Augusto
PEDRETTI,Alessandro
FERREIRA,Maria Elisa Caputo
author_role author
author2 FIGUEIREDO,Diogo Hilgemberg
NEVES,Clara Mockdece
MEIRELES,Juliana Fernandes Filgueiras
FIGUEIREDO,Diego Hilgemberg
PEDRETTI,Augusto
PEDRETTI,Alessandro
FERREIRA,Maria Elisa Caputo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NACIF,Marcella Fernandes Paticcié
FIGUEIREDO,Diogo Hilgemberg
NEVES,Clara Mockdece
MEIRELES,Juliana Fernandes Filgueiras
FIGUEIREDO,Diego Hilgemberg
PEDRETTI,Augusto
PEDRETTI,Alessandro
FERREIRA,Maria Elisa Caputo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Educação Física
Pessoas com Deficiência
Qualidade de Vida
topic Educação Especial
Educação Física
Pessoas com Deficiência
Qualidade de Vida
description RESUMO: a inclusão de alunos com deficiência é prevista em lei e manter boas estruturas físicas e pedagógicas na escola é um ponto fundamental para que o acesso possa acontecer. A Educação Física faz parte desta inclusão e pode proporcionar grandes melhoras na qualidade de vida de alunos com deficiência. Este estudo teve como objetivo compreender as percepções do aluno com deficiência a respeito das aulas de Educação Física. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa utilizando para coleta de dados uma entrevista semiestruturada a qual foi gravada, transcrita e posteriormente analisada. A amostra foi constituída de 20 alunos com deficiência matriculados em escolas regulares da cidade de Santos Dumont - MG. A partir das entrevistas, destacou-se a percepção do aluno com deficiência a respeito da Educação Física escolar; o entendimento deles quanto ao conceito de qualidade de vida; as melhoras proporcionadas na qualidade de vida através da Educação Física; as facilidades e as dificuldades nas aulas; e as questões concernentes à relação aluno/professor e aluno/aluno. Os resultados dessa pesquisa podem auxiliar a comunidade escolar e o professor de Educação Física a melhorarem a inclusão nas escolas regulares. Além disso, as percepções dos alunos com deficiência sobre as aulas podem ajudar o professor na busca de um ambiente melhor com aulas que atendam a todos e proporcionem uma melhor qualidade de vida.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000100111
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000100111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382216000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.22 n.1 2016
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573932158976