Funções Executivas na Dislexia do Desenvolvimento: Revendo Evidências de Pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDINA,Giovanna Beatriz Kalva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MINETTO,Maria de Fátima Joaquim, GUIMARÃES,Sandra Regina Kirchner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000300439
Resumo: RESUMO: o objetivo deste artigo é fazer uma revisão sistemática de literatura a fim de analisar produções científicas que abordam as funções executivas (FE) e a dislexia. O método consiste num levantamento de artigos publicados na Biblioteca Virtual em Saúde, no Portal de Periódicos da CAPES e na PUBMED. Foram selecionados 28 trabalhos, sendo 9 do PUBMED, 14 dos Periódicos da CAPES, 4 da BVS e um manualmente. Resultados indicaram que os estudos selecionados não avaliam as FE da mesma forma. Alguns avaliam as FE como um componente global, o qual demonstra pouca diferença comparando os disléxicos a leitores típicos, outros avaliam os componentes principais das FE, que são o Controle Inibitório, a Flexibilidade Cognitiva e a Memória de Trabalho (MT), e um terceiro grupo de estudos avalia a MT também em seus subcomponentes: MT visuoespacial, executivo central e MT verbal ou fonológica. É possível concluir que o estudo das FE em disléxicos está em pleno desenvolvimento. Nos últimos 5 anos, o interesse nesta temática aumentou, inclusive no Brasil, expresso pelo aumento no número de estudos publicados. Porém, ainda há muito que se conhecer, principalmente sobre o efeito de intervenções envolvendo as FE.
id ABPEE-1_a45b1633a1c5dfe9836e43d540ed7367
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382017000300439
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Funções Executivas na Dislexia do Desenvolvimento: Revendo Evidências de PesquisasEducação EspecialFunções ExecutivasDislexiaLeituraRESUMO: o objetivo deste artigo é fazer uma revisão sistemática de literatura a fim de analisar produções científicas que abordam as funções executivas (FE) e a dislexia. O método consiste num levantamento de artigos publicados na Biblioteca Virtual em Saúde, no Portal de Periódicos da CAPES e na PUBMED. Foram selecionados 28 trabalhos, sendo 9 do PUBMED, 14 dos Periódicos da CAPES, 4 da BVS e um manualmente. Resultados indicaram que os estudos selecionados não avaliam as FE da mesma forma. Alguns avaliam as FE como um componente global, o qual demonstra pouca diferença comparando os disléxicos a leitores típicos, outros avaliam os componentes principais das FE, que são o Controle Inibitório, a Flexibilidade Cognitiva e a Memória de Trabalho (MT), e um terceiro grupo de estudos avalia a MT também em seus subcomponentes: MT visuoespacial, executivo central e MT verbal ou fonológica. É possível concluir que o estudo das FE em disléxicos está em pleno desenvolvimento. Nos últimos 5 anos, o interesse nesta temática aumentou, inclusive no Brasil, expresso pelo aumento no número de estudos publicados. Porém, ainda há muito que se conhecer, principalmente sobre o efeito de intervenções envolvendo as FE.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000300439Revista Brasileira de Educação Especial v.23 n.3 2017reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382317000300009info:eu-repo/semantics/openAccessMEDINA,Giovanna Beatriz KalvaMINETTO,Maria de Fátima JoaquimGUIMARÃES,Sandra Regina Kirchnerpor2017-10-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382017000300439Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2017-10-17T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Funções Executivas na Dislexia do Desenvolvimento: Revendo Evidências de Pesquisas
title Funções Executivas na Dislexia do Desenvolvimento: Revendo Evidências de Pesquisas
spellingShingle Funções Executivas na Dislexia do Desenvolvimento: Revendo Evidências de Pesquisas
MEDINA,Giovanna Beatriz Kalva
Educação Especial
Funções Executivas
Dislexia
Leitura
title_short Funções Executivas na Dislexia do Desenvolvimento: Revendo Evidências de Pesquisas
title_full Funções Executivas na Dislexia do Desenvolvimento: Revendo Evidências de Pesquisas
title_fullStr Funções Executivas na Dislexia do Desenvolvimento: Revendo Evidências de Pesquisas
title_full_unstemmed Funções Executivas na Dislexia do Desenvolvimento: Revendo Evidências de Pesquisas
title_sort Funções Executivas na Dislexia do Desenvolvimento: Revendo Evidências de Pesquisas
author MEDINA,Giovanna Beatriz Kalva
author_facet MEDINA,Giovanna Beatriz Kalva
MINETTO,Maria de Fátima Joaquim
GUIMARÃES,Sandra Regina Kirchner
author_role author
author2 MINETTO,Maria de Fátima Joaquim
GUIMARÃES,Sandra Regina Kirchner
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDINA,Giovanna Beatriz Kalva
MINETTO,Maria de Fátima Joaquim
GUIMARÃES,Sandra Regina Kirchner
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Funções Executivas
Dislexia
Leitura
topic Educação Especial
Funções Executivas
Dislexia
Leitura
description RESUMO: o objetivo deste artigo é fazer uma revisão sistemática de literatura a fim de analisar produções científicas que abordam as funções executivas (FE) e a dislexia. O método consiste num levantamento de artigos publicados na Biblioteca Virtual em Saúde, no Portal de Periódicos da CAPES e na PUBMED. Foram selecionados 28 trabalhos, sendo 9 do PUBMED, 14 dos Periódicos da CAPES, 4 da BVS e um manualmente. Resultados indicaram que os estudos selecionados não avaliam as FE da mesma forma. Alguns avaliam as FE como um componente global, o qual demonstra pouca diferença comparando os disléxicos a leitores típicos, outros avaliam os componentes principais das FE, que são o Controle Inibitório, a Flexibilidade Cognitiva e a Memória de Trabalho (MT), e um terceiro grupo de estudos avalia a MT também em seus subcomponentes: MT visuoespacial, executivo central e MT verbal ou fonológica. É possível concluir que o estudo das FE em disléxicos está em pleno desenvolvimento. Nos últimos 5 anos, o interesse nesta temática aumentou, inclusive no Brasil, expresso pelo aumento no número de estudos publicados. Porém, ainda há muito que se conhecer, principalmente sobre o efeito de intervenções envolvendo as FE.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000300439
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000300439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-65382317000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.23 n.3 2017
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574292869120