A Inter-Relação Dislexia Formação de Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/756 |
Resumo: | A leitura é um processo complexo, que implica descodificar e interpretar, significativamente, o código escrito. Este processo ocorre, na maioria das crianças, de um modo agradável e sem esforço. No entanto, para as que apresentam dificuldades de aprendizagem específicas, o acto de ler transforma-se num problema, que é determinante no seu sucesso académico. O presente trabalho centra-se na importância da aquisição de conhecimentos, por parte dos professores, no que se refere ao processamento da leitura a nível cerebral, num normo-leitor; e aos distúrbios manifestados nesse campo pelas crianças com dificuldades de aprendizagem específicas, dando destaque às estratégias que lhe permitam intervir junto destas crianças, com o objectivo de as conduzir ao sucesso. No presente trabalho fazemos também o enquadramento legal das actuações. Tendo os professores adquirido estes conhecimentos, numa acção de formação, a sua atitude no processo ensino-aprendizagem, face aos seus alunos disléxicos alterou-se, na medida em que ao longo do ano lectivo 2008/09, desenvolveram actividades para uma intervenção diferenciada, que permitiram um desenvolvimento e aperfeiçoamento da respectiva leitura oral e silenciosa, minorando as dificuldades específicas. |
id |
RCAP_6fd777b5f3924875da1bd2a1a3a7a4fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/756 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Inter-Relação Dislexia Formação de ProfessoresEducação especialDislexiaDificuldades de aprendizagem--leituraA leitura é um processo complexo, que implica descodificar e interpretar, significativamente, o código escrito. Este processo ocorre, na maioria das crianças, de um modo agradável e sem esforço. No entanto, para as que apresentam dificuldades de aprendizagem específicas, o acto de ler transforma-se num problema, que é determinante no seu sucesso académico. O presente trabalho centra-se na importância da aquisição de conhecimentos, por parte dos professores, no que se refere ao processamento da leitura a nível cerebral, num normo-leitor; e aos distúrbios manifestados nesse campo pelas crianças com dificuldades de aprendizagem específicas, dando destaque às estratégias que lhe permitam intervir junto destas crianças, com o objectivo de as conduzir ao sucesso. No presente trabalho fazemos também o enquadramento legal das actuações. Tendo os professores adquirido estes conhecimentos, numa acção de formação, a sua atitude no processo ensino-aprendizagem, face aos seus alunos disléxicos alterou-se, na medida em que ao longo do ano lectivo 2008/09, desenvolveram actividades para uma intervenção diferenciada, que permitiram um desenvolvimento e aperfeiçoamento da respectiva leitura oral e silenciosa, minorando as dificuldades específicas.Reading is a complex process that includes decoding and interpreting, significantly, the written code. This process occurs in most children in a pleasant and effortless way. On the other hand, for those with specific learning disabilities, the act of reading becomes a problem, which is critical in their academic success. This paper centers in the importance of teacher’s awareness regarding the reading cerebral process in a normal-reader, and the disturbances manifested in that field by children with specific learning disabilities, giving emphasis on strategies that enable them to get involved with these children in order to lead them to success. In this paper we also discuss the legal framework of these actions. Teachers having acquired this knowledge, in a training program, their attitude in the teaching-learning process, in relation to their dyslexic students has changed, in that during the academic year 2008/09, carried out activities to a differential intervention, allowing a development and improvement of their oral reading and silent, reducing the specific difficulties.2010-07-13T09:33:03Z2013-05-20T13:55:12Z2009-09-01T00:00:00Z2009-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/756porEstrela, Maria Fernanda Carreira Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:25Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:22.535099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Inter-Relação Dislexia Formação de Professores |
title |
A Inter-Relação Dislexia Formação de Professores |
spellingShingle |
A Inter-Relação Dislexia Formação de Professores Estrela, Maria Fernanda Carreira Pereira Educação especial Dislexia Dificuldades de aprendizagem--leitura |
title_short |
A Inter-Relação Dislexia Formação de Professores |
title_full |
A Inter-Relação Dislexia Formação de Professores |
title_fullStr |
A Inter-Relação Dislexia Formação de Professores |
title_full_unstemmed |
A Inter-Relação Dislexia Formação de Professores |
title_sort |
A Inter-Relação Dislexia Formação de Professores |
author |
Estrela, Maria Fernanda Carreira Pereira |
author_facet |
Estrela, Maria Fernanda Carreira Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estrela, Maria Fernanda Carreira Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Dislexia Dificuldades de aprendizagem--leitura |
topic |
Educação especial Dislexia Dificuldades de aprendizagem--leitura |
description |
A leitura é um processo complexo, que implica descodificar e interpretar, significativamente, o código escrito. Este processo ocorre, na maioria das crianças, de um modo agradável e sem esforço. No entanto, para as que apresentam dificuldades de aprendizagem específicas, o acto de ler transforma-se num problema, que é determinante no seu sucesso académico. O presente trabalho centra-se na importância da aquisição de conhecimentos, por parte dos professores, no que se refere ao processamento da leitura a nível cerebral, num normo-leitor; e aos distúrbios manifestados nesse campo pelas crianças com dificuldades de aprendizagem específicas, dando destaque às estratégias que lhe permitam intervir junto destas crianças, com o objectivo de as conduzir ao sucesso. No presente trabalho fazemos também o enquadramento legal das actuações. Tendo os professores adquirido estes conhecimentos, numa acção de formação, a sua atitude no processo ensino-aprendizagem, face aos seus alunos disléxicos alterou-se, na medida em que ao longo do ano lectivo 2008/09, desenvolveram actividades para uma intervenção diferenciada, que permitiram um desenvolvimento e aperfeiçoamento da respectiva leitura oral e silenciosa, minorando as dificuldades específicas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-01T00:00:00Z 2009-09 2010-07-13T09:33:03Z 2013-05-20T13:55:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/756 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131617526022144 |