A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000300008 |
Resumo: | A pesquisa em educação tem esquecido o estudo dos processos de ensino-aprendizagem em contexto de sala de aula. No entanto, os modelos de organização e gestão da classe têm um grande impacto na planificação e implementação das actividades académicas e na qualidade e diferenciação dos percursos de aprendizagem dos alunos. Efectivamente, os resultados da nossa investigação puseram em evidência que há uma interacção dinâmica entre as modalidades concretas de organização e gestão dos ambientes de aprendizagem, por um lado, e os procedimentos de planificação, implementação e avaliação das actividades. O nosso estudo mostrou ainda que a escolha de determinadas actividades pelo professor obedece a um esquema de progressão gradual, e a diferentes níveis, em direcção aos objectivos visados. |
id |
ABPEE-1_adebbc8d530e903f51a1c8d1f46fa46f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382005000300008 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamentalorganização e gestão da classeactividades de ensino-aprendizagemensino fundamentalA pesquisa em educação tem esquecido o estudo dos processos de ensino-aprendizagem em contexto de sala de aula. No entanto, os modelos de organização e gestão da classe têm um grande impacto na planificação e implementação das actividades académicas e na qualidade e diferenciação dos percursos de aprendizagem dos alunos. Efectivamente, os resultados da nossa investigação puseram em evidência que há uma interacção dinâmica entre as modalidades concretas de organização e gestão dos ambientes de aprendizagem, por um lado, e os procedimentos de planificação, implementação e avaliação das actividades. O nosso estudo mostrou ainda que a escolha de determinadas actividades pelo professor obedece a um esquema de progressão gradual, e a diferentes níveis, em direcção aos objectivos visados.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2005-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000300008Revista Brasileira de Educação Especial v.11 n.3 2005reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382005000300008info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Armindo Josépor2006-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382005000300008Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2006-06-28T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental |
title |
A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental |
spellingShingle |
A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental Rodrigues,Armindo José organização e gestão da classe actividades de ensino-aprendizagem ensino fundamental |
title_short |
A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental |
title_full |
A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental |
title_fullStr |
A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental |
title_sort |
A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental |
author |
Rodrigues,Armindo José |
author_facet |
Rodrigues,Armindo José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues,Armindo José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
organização e gestão da classe actividades de ensino-aprendizagem ensino fundamental |
topic |
organização e gestão da classe actividades de ensino-aprendizagem ensino fundamental |
description |
A pesquisa em educação tem esquecido o estudo dos processos de ensino-aprendizagem em contexto de sala de aula. No entanto, os modelos de organização e gestão da classe têm um grande impacto na planificação e implementação das actividades académicas e na qualidade e diferenciação dos percursos de aprendizagem dos alunos. Efectivamente, os resultados da nossa investigação puseram em evidência que há uma interacção dinâmica entre as modalidades concretas de organização e gestão dos ambientes de aprendizagem, por um lado, e os procedimentos de planificação, implementação e avaliação das actividades. O nosso estudo mostrou ainda que a escolha de determinadas actividades pelo professor obedece a um esquema de progressão gradual, e a diferentes níveis, em direcção aos objectivos visados. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000300008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000300008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-65382005000300008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.11 n.3 2005 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212572657090560 |