A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Armindo José
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000300008
Resumo: A pesquisa em educação tem esquecido o estudo dos processos de ensino-aprendizagem em contexto de sala de aula. No entanto, os modelos de organização e gestão da classe têm um grande impacto na planificação e implementação das actividades académicas e na qualidade e diferenciação dos percursos de aprendizagem dos alunos. Efectivamente, os resultados da nossa investigação puseram em evidência que há uma interacção dinâmica entre as modalidades concretas de organização e gestão dos ambientes de aprendizagem, por um lado, e os procedimentos de planificação, implementação e avaliação das actividades. O nosso estudo mostrou ainda que a escolha de determinadas actividades pelo professor obedece a um esquema de progressão gradual, e a diferentes níveis, em direcção aos objectivos visados.
id ABPEE-1_adebbc8d530e903f51a1c8d1f46fa46f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382005000300008
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamentalorganização e gestão da classeactividades de ensino-aprendizagemensino fundamentalA pesquisa em educação tem esquecido o estudo dos processos de ensino-aprendizagem em contexto de sala de aula. No entanto, os modelos de organização e gestão da classe têm um grande impacto na planificação e implementação das actividades académicas e na qualidade e diferenciação dos percursos de aprendizagem dos alunos. Efectivamente, os resultados da nossa investigação puseram em evidência que há uma interacção dinâmica entre as modalidades concretas de organização e gestão dos ambientes de aprendizagem, por um lado, e os procedimentos de planificação, implementação e avaliação das actividades. O nosso estudo mostrou ainda que a escolha de determinadas actividades pelo professor obedece a um esquema de progressão gradual, e a diferentes níveis, em direcção aos objectivos visados.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2005-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000300008Revista Brasileira de Educação Especial v.11 n.3 2005reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382005000300008info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Armindo Josépor2006-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382005000300008Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2006-06-28T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental
title A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental
spellingShingle A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental
Rodrigues,Armindo José
organização e gestão da classe
actividades de ensino-aprendizagem
ensino fundamental
title_short A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental
title_full A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental
title_fullStr A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental
title_full_unstemmed A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental
title_sort A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental
author Rodrigues,Armindo José
author_facet Rodrigues,Armindo José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Armindo José
dc.subject.por.fl_str_mv organização e gestão da classe
actividades de ensino-aprendizagem
ensino fundamental
topic organização e gestão da classe
actividades de ensino-aprendizagem
ensino fundamental
description A pesquisa em educação tem esquecido o estudo dos processos de ensino-aprendizagem em contexto de sala de aula. No entanto, os modelos de organização e gestão da classe têm um grande impacto na planificação e implementação das actividades académicas e na qualidade e diferenciação dos percursos de aprendizagem dos alunos. Efectivamente, os resultados da nossa investigação puseram em evidência que há uma interacção dinâmica entre as modalidades concretas de organização e gestão dos ambientes de aprendizagem, por um lado, e os procedimentos de planificação, implementação e avaliação das actividades. O nosso estudo mostrou ainda que a escolha de determinadas actividades pelo professor obedece a um esquema de progressão gradual, e a diferentes níveis, em direcção aos objectivos visados.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382005000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.11 n.3 2005
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212572657090560