Mães com Deficiência e Maternidade: Cotidiano, Redes de Apoio e Relação com a Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORRÊA,Vanessa da Costa Rosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: JURDI,Andrea Perosa Saigh, SILVA,Carla Cilene Baptista da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100315
Resumo: RESUMO: Cerca de metade das pessoas com deficiência no Brasil são mulheres e uma parte delas torna-se mãe. Entretanto, não há dados na literatura sobre as necessidades específicas dessa população. Assim sendo, este artigo tem por objetivo apresentar as percepções de mulheres com deficiência física e visual sobre si mesmas, sobre o cotidiano da maternidade, as redes de apoio e a relação da família com a escola. A pesquisa seguiu a metodologia qualitativa e utilizou narrativas como forma de coletar dados. Participaram do estudo seis mulheres, sendo três com deficiência visual e três com deficiência física. Os resultados estão apresentados em duas categorias: 1) concepções das mulheres sobre sua deficiência, que reúne falas sobre como a interação com a sociedade afeta a concepção que elas têm de si mesmas; e 2) cotidiano da maternidade, que discute os relatos sobre o cotidiano e as experiências dessas mulheres como mães, incluindo suas redes de apoio formal e informal, os desafos diários e as adaptações necessárias no cuidado com seus filhos, as relações com a escola e a comunidade e a maneira como as crianças se desenvolvem e se organizam frente às limitações da mãe. As narrativas trouxeram elementos importantes do cotidiano dessas mulheres que são invisíveis perante a sociedade e os profssionais que atuam junto às pessoas com deficiência, indicando a necessidade de fomentar práticas profssionais e mais pesquisas sobre o tema, com a perspectiva de promover uma sociedade mais inclusiva.
id ABPEE-1_b0c88bb4b39bdcd7dc1448c41da8e410
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382022000100315
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Mães com Deficiência e Maternidade: Cotidiano, Redes de Apoio e Relação com a EscolaMaternidadePessoas com deficiênciaAtividades de vida diáriaFamíliaEscolaRESUMO: Cerca de metade das pessoas com deficiência no Brasil são mulheres e uma parte delas torna-se mãe. Entretanto, não há dados na literatura sobre as necessidades específicas dessa população. Assim sendo, este artigo tem por objetivo apresentar as percepções de mulheres com deficiência física e visual sobre si mesmas, sobre o cotidiano da maternidade, as redes de apoio e a relação da família com a escola. A pesquisa seguiu a metodologia qualitativa e utilizou narrativas como forma de coletar dados. Participaram do estudo seis mulheres, sendo três com deficiência visual e três com deficiência física. Os resultados estão apresentados em duas categorias: 1) concepções das mulheres sobre sua deficiência, que reúne falas sobre como a interação com a sociedade afeta a concepção que elas têm de si mesmas; e 2) cotidiano da maternidade, que discute os relatos sobre o cotidiano e as experiências dessas mulheres como mães, incluindo suas redes de apoio formal e informal, os desafos diários e as adaptações necessárias no cuidado com seus filhos, as relações com a escola e a comunidade e a maneira como as crianças se desenvolvem e se organizam frente às limitações da mãe. As narrativas trouxeram elementos importantes do cotidiano dessas mulheres que são invisíveis perante a sociedade e os profssionais que atuam junto às pessoas com deficiência, indicando a necessidade de fomentar práticas profssionais e mais pesquisas sobre o tema, com a perspectiva de promover uma sociedade mais inclusiva.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100315Revista Brasileira de Educação Especial v.28 2022reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702022v28e0159info:eu-repo/semantics/openAccessCORRÊA,Vanessa da Costa RosaJURDI,Andrea Perosa SaighSILVA,Carla Cilene Baptista dapor2022-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382022000100315Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2022-08-24T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Mães com Deficiência e Maternidade: Cotidiano, Redes de Apoio e Relação com a Escola
title Mães com Deficiência e Maternidade: Cotidiano, Redes de Apoio e Relação com a Escola
spellingShingle Mães com Deficiência e Maternidade: Cotidiano, Redes de Apoio e Relação com a Escola
CORRÊA,Vanessa da Costa Rosa
Maternidade
Pessoas com deficiência
Atividades de vida diária
Família
Escola
title_short Mães com Deficiência e Maternidade: Cotidiano, Redes de Apoio e Relação com a Escola
title_full Mães com Deficiência e Maternidade: Cotidiano, Redes de Apoio e Relação com a Escola
title_fullStr Mães com Deficiência e Maternidade: Cotidiano, Redes de Apoio e Relação com a Escola
title_full_unstemmed Mães com Deficiência e Maternidade: Cotidiano, Redes de Apoio e Relação com a Escola
title_sort Mães com Deficiência e Maternidade: Cotidiano, Redes de Apoio e Relação com a Escola
author CORRÊA,Vanessa da Costa Rosa
author_facet CORRÊA,Vanessa da Costa Rosa
JURDI,Andrea Perosa Saigh
SILVA,Carla Cilene Baptista da
author_role author
author2 JURDI,Andrea Perosa Saigh
SILVA,Carla Cilene Baptista da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CORRÊA,Vanessa da Costa Rosa
JURDI,Andrea Perosa Saigh
SILVA,Carla Cilene Baptista da
dc.subject.por.fl_str_mv Maternidade
Pessoas com deficiência
Atividades de vida diária
Família
Escola
topic Maternidade
Pessoas com deficiência
Atividades de vida diária
Família
Escola
description RESUMO: Cerca de metade das pessoas com deficiência no Brasil são mulheres e uma parte delas torna-se mãe. Entretanto, não há dados na literatura sobre as necessidades específicas dessa população. Assim sendo, este artigo tem por objetivo apresentar as percepções de mulheres com deficiência física e visual sobre si mesmas, sobre o cotidiano da maternidade, as redes de apoio e a relação da família com a escola. A pesquisa seguiu a metodologia qualitativa e utilizou narrativas como forma de coletar dados. Participaram do estudo seis mulheres, sendo três com deficiência visual e três com deficiência física. Os resultados estão apresentados em duas categorias: 1) concepções das mulheres sobre sua deficiência, que reúne falas sobre como a interação com a sociedade afeta a concepção que elas têm de si mesmas; e 2) cotidiano da maternidade, que discute os relatos sobre o cotidiano e as experiências dessas mulheres como mães, incluindo suas redes de apoio formal e informal, os desafos diários e as adaptações necessárias no cuidado com seus filhos, as relações com a escola e a comunidade e a maneira como as crianças se desenvolvem e se organizam frente às limitações da mãe. As narrativas trouxeram elementos importantes do cotidiano dessas mulheres que são invisíveis perante a sociedade e os profssionais que atuam junto às pessoas com deficiência, indicando a necessidade de fomentar práticas profssionais e mais pesquisas sobre o tema, com a perspectiva de promover uma sociedade mais inclusiva.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100315
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-54702022v28e0159
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.28 2022
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212575142215680