Contribuições Antropológicas aos Estudos da Deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100200 |
Resumo: | RESUMO: Este texto trata-se de um ensaio teórico que busca apresentar contribuições que a Antropologia pode fornecer à área de Estudos da Deficiência ao demarcar o caráter contingente da deficiência como categoria situada histórica e culturalmente. Principia-se destacando a escassez de estudos nacionais que tomaram a deficiência como objeto de investigação sob uma perspectiva antropológica, constando em buscas em bancos de dados acadêmicos nacionais (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD - e Google Scholar) somente sete trabalhos que comutaram os descritivos “Antropologia/Antropológico” e “deficiência” no campo “título”. Em seguida, destacam-se escritos antropológicos clássicos que possuem o condão de impactar as análises nos Estudos da Deficiência com a exposição de supostos contidos nesses ensaios, muitos dos quais desconhecidos na área da Educação Especial, inclusive em círculos de predominante interferência do modelo social. Finaliza-se ao asseverar a necessidade em reconfigurar a visualização da categoria deficiência ao longo do tempo, espaço e história, e, por conseguinte, catalisa o aparecimento de novos horizontes compreensivos com potencial de desencadear práticas inovadoras em termos de pesquisa acadêmica e intervenção educacional, tarefa das mais urgentes e para a qual a Antropologia pode fornecer grande contribuição ao enriquecer o entendimento pelo qual algumas diferenças são percebidas como deficiências e outras por dessemelhanças componentes do humano. |
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Contribuições Antropológicas aos Estudos da DeficiênciaDeficiênciaAntropologiaEducação EspecialRESUMO: Este texto trata-se de um ensaio teórico que busca apresentar contribuições que a Antropologia pode fornecer à área de Estudos da Deficiência ao demarcar o caráter contingente da deficiência como categoria situada histórica e culturalmente. Principia-se destacando a escassez de estudos nacionais que tomaram a deficiência como objeto de investigação sob uma perspectiva antropológica, constando em buscas em bancos de dados acadêmicos nacionais (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD - e Google Scholar) somente sete trabalhos que comutaram os descritivos “Antropologia/Antropológico” e “deficiência” no campo “título”. Em seguida, destacam-se escritos antropológicos clássicos que possuem o condão de impactar as análises nos Estudos da Deficiência com a exposição de supostos contidos nesses ensaios, muitos dos quais desconhecidos na área da Educação Especial, inclusive em círculos de predominante interferência do modelo social. Finaliza-se ao asseverar a necessidade em reconfigurar a visualização da categoria deficiência ao longo do tempo, espaço e história, e, por conseguinte, catalisa o aparecimento de novos horizontes compreensivos com potencial de desencadear práticas inovadoras em termos de pesquisa acadêmica e intervenção educacional, tarefa das mais urgentes e para a qual a Antropologia pode fornecer grande contribuição ao enriquecer o entendimento pelo qual algumas diferenças são percebidas como deficiências e outras por dessemelhanças componentes do humano.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100200Revista Brasileira de Educação Especial v.28 2022reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702022v28e0099info:eu-repo/semantics/openAccessPICCOLO,Gustavo Martinspor2022-12-08T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382022000100200Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2022-12-08T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
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