Indicadores de Desenvolvimento em Crianças e Adolescentes com QI Igual ou Inferior a 70

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA,Fernanda Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: BATISTA,Cecília Guarnieri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000400493
Resumo: RESUMO: este estudo teve o objetivo de buscar indicadores de desenvolvimento em crianças e adolescentes com dificuldades para aprender, com QI igual ou inferior a 70 no teste WISC-IV (compatível com o valor delimitado para o diagnóstico de deficiência intelectual). Fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano proposta por Vygotsky, especialmente no que se refere à distinção entre desenvolvimento real e potencial. Foram relatados estudos de caso com duas crianças. A coleta de dados ocorreu a partir de gravações em áudio de entrevistas semiestruturadas com os pais/responsáveis e com os profissionais da escola em que os participantes estavam matriculados, e gravações em vídeo das sessões de atendimento de um serviço de educação não formal que as crianças participavam regularmente. A análise de dados envolveu transcrição das entrevistas e elaboração de quadros com os modos de participação social e processos mentais superiores relatados, de cada criança/adolescente; exame das filmagens das sessões de atendimento, com transcrição e análise microgenética de episódios significativos. Os dados sugerem que, ao se enfatizar a busca de indicadores de desenvolvimento, pode-se obter uma visão abrangente de cada caso, de forma a contemplar, para além das limitações, as potencialidades das crianças e dos adolescentes.
id ABPEE-1_c10611900735ce0cef23aeea5247a1b3
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382016000400493
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Indicadores de Desenvolvimento em Crianças e Adolescentes com QI Igual ou Inferior a 70Educação EspecialDeficiência IntelectualTeoria Sócio-Histórico-CulturalDesenvolvimento HumanoRESUMO: este estudo teve o objetivo de buscar indicadores de desenvolvimento em crianças e adolescentes com dificuldades para aprender, com QI igual ou inferior a 70 no teste WISC-IV (compatível com o valor delimitado para o diagnóstico de deficiência intelectual). Fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano proposta por Vygotsky, especialmente no que se refere à distinção entre desenvolvimento real e potencial. Foram relatados estudos de caso com duas crianças. A coleta de dados ocorreu a partir de gravações em áudio de entrevistas semiestruturadas com os pais/responsáveis e com os profissionais da escola em que os participantes estavam matriculados, e gravações em vídeo das sessões de atendimento de um serviço de educação não formal que as crianças participavam regularmente. A análise de dados envolveu transcrição das entrevistas e elaboração de quadros com os modos de participação social e processos mentais superiores relatados, de cada criança/adolescente; exame das filmagens das sessões de atendimento, com transcrição e análise microgenética de episódios significativos. Os dados sugerem que, ao se enfatizar a busca de indicadores de desenvolvimento, pode-se obter uma visão abrangente de cada caso, de forma a contemplar, para além das limitações, as potencialidades das crianças e dos adolescentes.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000400493Revista Brasileira de Educação Especial v.22 n.4 2016reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382216000400003info:eu-repo/semantics/openAccessSOUZA,Fernanda SantosBATISTA,Cecília Guarnieripor2016-12-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382016000400493Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2016-12-19T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de Desenvolvimento em Crianças e Adolescentes com QI Igual ou Inferior a 70
title Indicadores de Desenvolvimento em Crianças e Adolescentes com QI Igual ou Inferior a 70
spellingShingle Indicadores de Desenvolvimento em Crianças e Adolescentes com QI Igual ou Inferior a 70
SOUZA,Fernanda Santos
Educação Especial
Deficiência Intelectual
Teoria Sócio-Histórico-Cultural
Desenvolvimento Humano
title_short Indicadores de Desenvolvimento em Crianças e Adolescentes com QI Igual ou Inferior a 70
title_full Indicadores de Desenvolvimento em Crianças e Adolescentes com QI Igual ou Inferior a 70
title_fullStr Indicadores de Desenvolvimento em Crianças e Adolescentes com QI Igual ou Inferior a 70
title_full_unstemmed Indicadores de Desenvolvimento em Crianças e Adolescentes com QI Igual ou Inferior a 70
title_sort Indicadores de Desenvolvimento em Crianças e Adolescentes com QI Igual ou Inferior a 70
author SOUZA,Fernanda Santos
author_facet SOUZA,Fernanda Santos
BATISTA,Cecília Guarnieri
author_role author
author2 BATISTA,Cecília Guarnieri
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA,Fernanda Santos
BATISTA,Cecília Guarnieri
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Deficiência Intelectual
Teoria Sócio-Histórico-Cultural
Desenvolvimento Humano
topic Educação Especial
Deficiência Intelectual
Teoria Sócio-Histórico-Cultural
Desenvolvimento Humano
description RESUMO: este estudo teve o objetivo de buscar indicadores de desenvolvimento em crianças e adolescentes com dificuldades para aprender, com QI igual ou inferior a 70 no teste WISC-IV (compatível com o valor delimitado para o diagnóstico de deficiência intelectual). Fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano proposta por Vygotsky, especialmente no que se refere à distinção entre desenvolvimento real e potencial. Foram relatados estudos de caso com duas crianças. A coleta de dados ocorreu a partir de gravações em áudio de entrevistas semiestruturadas com os pais/responsáveis e com os profissionais da escola em que os participantes estavam matriculados, e gravações em vídeo das sessões de atendimento de um serviço de educação não formal que as crianças participavam regularmente. A análise de dados envolveu transcrição das entrevistas e elaboração de quadros com os modos de participação social e processos mentais superiores relatados, de cada criança/adolescente; exame das filmagens das sessões de atendimento, com transcrição e análise microgenética de episódios significativos. Os dados sugerem que, ao se enfatizar a busca de indicadores de desenvolvimento, pode-se obter uma visão abrangente de cada caso, de forma a contemplar, para além das limitações, as potencialidades das crianças e dos adolescentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000400493
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000400493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-65382216000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.22 n.4 2016
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573969907712