Contradições no/do cotidiano escolar: professores e alunos com deficiência diante do ensino na diversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ana Paula de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Monteiro, Maria Inês Bacellar, Camargo, Evani Andreatta Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
DOI: 10.24933/horizontes.v33i2.245
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/245
Resumo: ResumoA partir do referencial teórico histórico-cultural do desenvolvimento humano e de conceitos bakhtinianos de interação dialógica e do ato responsável, temos como objetivos neste texto compreender como professores de alunos com deficiência intelectual têm se posicionado diante do ensino na diversidade, que concepções sobre deficiência orientam seu fazer docente e como avaliam seu trabalho com estes alunos. Para responder a tais questões, analisamos encontros entre professores do Ensino Fundamental II e pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior, em um processo de reuniões colaborativas. Foram trazidos recortes dessas falas docentes, construídos em dois episódios. Como resultados, compreendemos que os educadores têm conhecimento do que lhes cabe ensinar, no entanto, revelam o conflito em que vivem, trazendo as marcas de uma construção social da deficiência. Avaliamos que os encontros na perspectiva colaborativa podem possibilitar reflexões que permitam aos professores pensar sobre suas ações pedagógicas no ensino da diversidade.Palavras-chave: Diversidade. Perspectiva Histórico-Cultural. Educação Especial. Deficiência Intelectual.Cotidiano Escolar.Contradictions in/from school life: teachers and students with disabilities in face of diversity teachingAbstractBased on the cultural historical theory of human development and on Bakhtinian concepts of dialogicinteraction and responsible act, it is our aim to understand how teachers of students with intellectual disabilities see education in diversity, what conceptions of disability guide their teaching and how they evaluate their work with these students. To answer these questions, we analyzed meetings between Secondary Schoolteachers and researchers linked to institutions of higher education in a process of collaborative meetings. We herein present clippings of the teachers’ speeches, built in two episodes. As a result, we understand that educators are aware of what they must teach, however, they reveal the conflict in which they live, bringing the marks of asocial construction of disability. We conclude that meetings in a collaborative perspective can produce reflections that allow teachers to think about their educational actions in the teaching of diversity.Keywords: Diversity. Cultural Historical Perspective. Special Education. Intellectual Disabilities. School life.
id USF_eef7339fc436d7ce38a575db8a1a6852
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/245
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
spelling Contradições no/do cotidiano escolar: professores e alunos com deficiência diante do ensino na diversidadeDiversidadePerspectiva Histórico-CulturalEducação EspecialDeficiência IntelectualCotidiano EscolarResumoA partir do referencial teórico histórico-cultural do desenvolvimento humano e de conceitos bakhtinianos de interação dialógica e do ato responsável, temos como objetivos neste texto compreender como professores de alunos com deficiência intelectual têm se posicionado diante do ensino na diversidade, que concepções sobre deficiência orientam seu fazer docente e como avaliam seu trabalho com estes alunos. Para responder a tais questões, analisamos encontros entre professores do Ensino Fundamental II e pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior, em um processo de reuniões colaborativas. Foram trazidos recortes dessas falas docentes, construídos em dois episódios. Como resultados, compreendemos que os educadores têm conhecimento do que lhes cabe ensinar, no entanto, revelam o conflito em que vivem, trazendo as marcas de uma construção social da deficiência. Avaliamos que os encontros na perspectiva colaborativa podem possibilitar reflexões que permitam aos professores pensar sobre suas ações pedagógicas no ensino da diversidade.Palavras-chave: Diversidade. Perspectiva Histórico-Cultural. Educação Especial. Deficiência Intelectual.Cotidiano Escolar.Contradictions in/from school life: teachers and students with disabilities in face of diversity teachingAbstractBased on the cultural historical theory of human development and on Bakhtinian concepts of dialogicinteraction and responsible act, it is our aim to understand how teachers of students with intellectual disabilities see education in diversity, what conceptions of disability guide their teaching and how they evaluate their work with these students. To answer these questions, we analyzed meetings between Secondary Schoolteachers and researchers linked to institutions of higher education in a process of collaborative meetings. We herein present clippings of the teachers’ speeches, built in two episodes. As a result, we understand that educators are aware of what they must teach, however, they reveal the conflict in which they live, bringing the marks of asocial construction of disability. We conclude that meetings in a collaborative perspective can produce reflections that allow teachers to think about their educational actions in the teaching of diversity.Keywords: Diversity. Cultural Historical Perspective. Special Education. Intellectual Disabilities. School life.Universidade São Francisco2015-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/24510.24933/horizontes.v33i2.245Horizontes; v. 33 n. 2 (2015): Dossiê: A Educação e a Tolerância na Diversidade Cultural2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/245/91Freitas, Ana Paula deMonteiro, Maria Inês BacellarCamargo, Evani Andreatta Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:24Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/245Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:00.031189Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Contradições no/do cotidiano escolar: professores e alunos com deficiência diante do ensino na diversidade
title Contradições no/do cotidiano escolar: professores e alunos com deficiência diante do ensino na diversidade
spellingShingle Contradições no/do cotidiano escolar: professores e alunos com deficiência diante do ensino na diversidade
Contradições no/do cotidiano escolar: professores e alunos com deficiência diante do ensino na diversidade
Freitas, Ana Paula de
Diversidade
Perspectiva Histórico-Cultural
Educação Especial
Deficiência Intelectual
Cotidiano Escolar
Freitas, Ana Paula de
Diversidade
Perspectiva Histórico-Cultural
Educação Especial
Deficiência Intelectual
Cotidiano Escolar
title_short Contradições no/do cotidiano escolar: professores e alunos com deficiência diante do ensino na diversidade
title_full Contradições no/do cotidiano escolar: professores e alunos com deficiência diante do ensino na diversidade
title_fullStr Contradições no/do cotidiano escolar: professores e alunos com deficiência diante do ensino na diversidade
Contradições no/do cotidiano escolar: professores e alunos com deficiência diante do ensino na diversidade
title_full_unstemmed Contradições no/do cotidiano escolar: professores e alunos com deficiência diante do ensino na diversidade
Contradições no/do cotidiano escolar: professores e alunos com deficiência diante do ensino na diversidade
title_sort Contradições no/do cotidiano escolar: professores e alunos com deficiência diante do ensino na diversidade
author Freitas, Ana Paula de
author_facet Freitas, Ana Paula de
Freitas, Ana Paula de
Monteiro, Maria Inês Bacellar
Camargo, Evani Andreatta Amaral
Monteiro, Maria Inês Bacellar
Camargo, Evani Andreatta Amaral
author_role author
author2 Monteiro, Maria Inês Bacellar
Camargo, Evani Andreatta Amaral
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ana Paula de
Monteiro, Maria Inês Bacellar
Camargo, Evani Andreatta Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade
Perspectiva Histórico-Cultural
Educação Especial
Deficiência Intelectual
Cotidiano Escolar
topic Diversidade
Perspectiva Histórico-Cultural
Educação Especial
Deficiência Intelectual
Cotidiano Escolar
description ResumoA partir do referencial teórico histórico-cultural do desenvolvimento humano e de conceitos bakhtinianos de interação dialógica e do ato responsável, temos como objetivos neste texto compreender como professores de alunos com deficiência intelectual têm se posicionado diante do ensino na diversidade, que concepções sobre deficiência orientam seu fazer docente e como avaliam seu trabalho com estes alunos. Para responder a tais questões, analisamos encontros entre professores do Ensino Fundamental II e pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior, em um processo de reuniões colaborativas. Foram trazidos recortes dessas falas docentes, construídos em dois episódios. Como resultados, compreendemos que os educadores têm conhecimento do que lhes cabe ensinar, no entanto, revelam o conflito em que vivem, trazendo as marcas de uma construção social da deficiência. Avaliamos que os encontros na perspectiva colaborativa podem possibilitar reflexões que permitam aos professores pensar sobre suas ações pedagógicas no ensino da diversidade.Palavras-chave: Diversidade. Perspectiva Histórico-Cultural. Educação Especial. Deficiência Intelectual.Cotidiano Escolar.Contradictions in/from school life: teachers and students with disabilities in face of diversity teachingAbstractBased on the cultural historical theory of human development and on Bakhtinian concepts of dialogicinteraction and responsible act, it is our aim to understand how teachers of students with intellectual disabilities see education in diversity, what conceptions of disability guide their teaching and how they evaluate their work with these students. To answer these questions, we analyzed meetings between Secondary Schoolteachers and researchers linked to institutions of higher education in a process of collaborative meetings. We herein present clippings of the teachers’ speeches, built in two episodes. As a result, we understand that educators are aware of what they must teach, however, they reveal the conflict in which they live, bringing the marks of asocial construction of disability. We conclude that meetings in a collaborative perspective can produce reflections that allow teachers to think about their educational actions in the teaching of diversity.Keywords: Diversity. Cultural Historical Perspective. Special Education. Intellectual Disabilities. School life.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/245
10.24933/horizontes.v33i2.245
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/245
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v33i2.245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/245/91
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 33 n. 2 (2015): Dossiê: A Educação e a Tolerância na Diversidade Cultural
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v33i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1822178652244148224
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.24933/horizontes.v33i2.245