Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300010 |
Resumo: | O estudo apresenta uma análise das interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em sala de aula, além do papel desses sujeitos no processo de inclusão do aluno surdo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em 10 escolas públicas de Ensino Médio de Campo Grande-MS que receberam 24 alunos com surdez. Nessa análise utilizamos a abordagem histórico cultural de Vygotsky. Os resultados evidenciaram que apenas o intérprete interage efetivamente com esses alunos e pouco colabora para que eles interajam com pessoas que não dominam a Língua Brasileira de Sinais. Em sala de aula, o professor transfere ao intérprete a responsabilidade pelo ensino e a aprendizagem desses alunos. |
id |
ABPEE-1_f8e14a7be84bef46ea7794bb73343bcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382014000300010 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva VygotskianaAlunos SurdosInteraçãoEnsino de FísicaInclusão EducacionalO estudo apresenta uma análise das interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em sala de aula, além do papel desses sujeitos no processo de inclusão do aluno surdo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em 10 escolas públicas de Ensino Médio de Campo Grande-MS que receberam 24 alunos com surdez. Nessa análise utilizamos a abordagem histórico cultural de Vygotsky. Os resultados evidenciaram que apenas o intérprete interage efetivamente com esses alunos e pouco colabora para que eles interajam com pessoas que não dominam a Língua Brasileira de Sinais. Em sala de aula, o professor transfere ao intérprete a responsabilidade pelo ensino e a aprendizagem desses alunos.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300010Revista Brasileira de Educação Especial v.20 n.3 2014reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382014000300010info:eu-repo/semantics/openAccessVargas,Jaqueline SantosGobara,Shirley Takecopor2014-10-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382014000300010Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2014-10-21T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana |
title |
Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana |
spellingShingle |
Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana Vargas,Jaqueline Santos Alunos Surdos Interação Ensino de Física Inclusão Educacional |
title_short |
Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana |
title_full |
Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana |
title_fullStr |
Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana |
title_full_unstemmed |
Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana |
title_sort |
Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana |
author |
Vargas,Jaqueline Santos |
author_facet |
Vargas,Jaqueline Santos Gobara,Shirley Takeco |
author_role |
author |
author2 |
Gobara,Shirley Takeco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas,Jaqueline Santos Gobara,Shirley Takeco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos Surdos Interação Ensino de Física Inclusão Educacional |
topic |
Alunos Surdos Interação Ensino de Física Inclusão Educacional |
description |
O estudo apresenta uma análise das interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em sala de aula, além do papel desses sujeitos no processo de inclusão do aluno surdo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em 10 escolas públicas de Ensino Médio de Campo Grande-MS que receberam 24 alunos com surdez. Nessa análise utilizamos a abordagem histórico cultural de Vygotsky. Os resultados evidenciaram que apenas o intérprete interage efetivamente com esses alunos e pouco colabora para que eles interajam com pessoas que não dominam a Língua Brasileira de Sinais. Em sala de aula, o professor transfere ao intérprete a responsabilidade pelo ensino e a aprendizagem desses alunos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-65382014000300010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.20 n.3 2014 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212573861904384 |