Sintomas osteomusculares em professores do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,AJFP
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Alexandre,NMC
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Physical Therapy
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552006000100005
Resumo: Objetivo: Identificar a ocorrência de sintomas osteomusculares em professores do Ensino Fundamental. Método: Foi utilizado um questionário com um inventário sobre dados gerais e ocupacionais e o Questionário Nórdico. Para a análise estatística foram comparados os sujeitos com e sem sintomas nos últimos 12 meses, independente da região e considerando as mais afetadas. Foi realizada análise de regressão logística univariada e multivariada com um nível de significância de 5%. Para a análise multivariada, foi utilizado o critério Stepwise. As variáveis foram analisadas pelo teste de associação Qui-Quadrado ou teste de Fisher. Resultados: A idade média dos participantes foi de 40 anos, 99,4% eram mulheres, sendo que, 90,4% apresentaram sintomas osteomusculares. As áreas mais atingidas foram: lombar, torácica, cervical, ombros, punhos e mãos. A presença de dor associou-se significativamente com a ausência de filhos (p = 0,03) e com o tempo de atuação profissional menor ou igual a 15 anos (p = 0,03). Na análise multivariada, a presença de dor na região cervical (OR = 6,2, IC à 95% = 1,4 - 26,7), nos ombros (OR = 2,8, IC à 95% = 1,1 - 7,2), na região torácica (OR = 2,5, IC à 95% = 1,1 - 5,5) e punhos e mãos (OR = 2,0, IC à 95% = 1,0 - 3,9) apresentou associação significativa para a idade menor que 30 anos, sujeitos entre 30 e 39 anos, ausência de filhos e não ter uma união estável, respectivamente. Conclusão: Os professores apresentaram elevada ocorrência de sintomas osteomusculares e confirmam a necessidade de novos estudos.
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