Suporte informacional como elemento para orientação de pais de pré-termo: um guia para o serviço de acompanhamento do desenvolvimento no primeiro ano de vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Physical Therapy |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000100012 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: A literatura aponta o alto risco de distúrbios biológicos e psicossociais aos quais o bebê pré-termo está susceptível, necessitando de atenção diferenciada daquela dada ao bebê a termo. OBJETIVO: Elaborar um guia de orientação e acompanhamento do desenvolvimento no primeiro ano de vida para pais que freqüentam um serviço de acompanhamento do desenvolvimento de bebês. MÉTODO: Os critérios para inclusão dos participantes foram: ser pais de bebê pré-termo de zero a seis meses de idade corrigida que não apresentavam doença neurológica e não necessitaram de intervenção fisioterápica. O presente estudo, de caráter qualitativo, empregou, na etapa de coleta de dados, a observação direta e a entrevista, efetivadas com as mães e profissionais deste serviço de acompanhamento do desenvolvimento de bebês. A elaboração do Guia baseou-se nas análises das observações dos atendimentos no serviço, na freqüência das respostas das entrevistas com profissionais e mães sobre necessidades e dúvidas no manuseio e cuidado com o bebê e a associação com a literatura. RESULTADOS: Obteve-se um guia contendo informações sobre o desenvolvimento do bebê, distribuído nos quatro primeiros trimestres de vida, e o alerta sobre a importância de calcular a idade corrigida para o acompanhamento adequado dos marcos do desenvolvimento. CONCLUSÃO: A utilização deste guia pode ser feita por diferentes profissionais da saúde e por aqueles que desenvolvem atividades educativas para pais. |
id |
ABRA-FT-1_2390d03df8a95412fd2648c3c262912e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-35552007000100012 |
network_acronym_str |
ABRA-FT-1 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Physical Therapy |
repository_id_str |
|
spelling |
Suporte informacional como elemento para orientação de pais de pré-termo: um guia para o serviço de acompanhamento do desenvolvimento no primeiro ano de vidaestimulação precocerecém-nascido pré-termoorientaçãoguiadesenvolvimentoINTRODUÇÃO: A literatura aponta o alto risco de distúrbios biológicos e psicossociais aos quais o bebê pré-termo está susceptível, necessitando de atenção diferenciada daquela dada ao bebê a termo. OBJETIVO: Elaborar um guia de orientação e acompanhamento do desenvolvimento no primeiro ano de vida para pais que freqüentam um serviço de acompanhamento do desenvolvimento de bebês. MÉTODO: Os critérios para inclusão dos participantes foram: ser pais de bebê pré-termo de zero a seis meses de idade corrigida que não apresentavam doença neurológica e não necessitaram de intervenção fisioterápica. O presente estudo, de caráter qualitativo, empregou, na etapa de coleta de dados, a observação direta e a entrevista, efetivadas com as mães e profissionais deste serviço de acompanhamento do desenvolvimento de bebês. A elaboração do Guia baseou-se nas análises das observações dos atendimentos no serviço, na freqüência das respostas das entrevistas com profissionais e mães sobre necessidades e dúvidas no manuseio e cuidado com o bebê e a associação com a literatura. RESULTADOS: Obteve-se um guia contendo informações sobre o desenvolvimento do bebê, distribuído nos quatro primeiros trimestres de vida, e o alerta sobre a importância de calcular a idade corrigida para o acompanhamento adequado dos marcos do desenvolvimento. CONCLUSÃO: A utilização deste guia pode ser feita por diferentes profissionais da saúde e por aqueles que desenvolvem atividades educativas para pais.Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia 2007-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000100012Brazilian Journal of Physical Therapy v.11 n.1 2007reponame:Brazilian Journal of Physical Therapyinstname:Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)instacron:ABRAPG-FT10.1590/S1413-35552007000100012info:eu-repo/semantics/openAccessMartinez,CMSJoaquim,RHVTOliveira,EBSantos,ICpor2007-03-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-35552007000100012Revistahttps://www.scielo.br/j/rbfis/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcontato@rbf-bjpt.org.br||contato@rbf-bjpt.org.br1809-92461413-3555opendoar:2007-03-23T00:00Brazilian Journal of Physical Therapy - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Suporte informacional como elemento para orientação de pais de pré-termo: um guia para o serviço de acompanhamento do desenvolvimento no primeiro ano de vida |
title |
Suporte informacional como elemento para orientação de pais de pré-termo: um guia para o serviço de acompanhamento do desenvolvimento no primeiro ano de vida |
spellingShingle |
Suporte informacional como elemento para orientação de pais de pré-termo: um guia para o serviço de acompanhamento do desenvolvimento no primeiro ano de vida Martinez,CMS estimulação precoce recém-nascido pré-termo orientação guia desenvolvimento |
title_short |
Suporte informacional como elemento para orientação de pais de pré-termo: um guia para o serviço de acompanhamento do desenvolvimento no primeiro ano de vida |
title_full |
Suporte informacional como elemento para orientação de pais de pré-termo: um guia para o serviço de acompanhamento do desenvolvimento no primeiro ano de vida |
title_fullStr |
Suporte informacional como elemento para orientação de pais de pré-termo: um guia para o serviço de acompanhamento do desenvolvimento no primeiro ano de vida |
title_full_unstemmed |
Suporte informacional como elemento para orientação de pais de pré-termo: um guia para o serviço de acompanhamento do desenvolvimento no primeiro ano de vida |
title_sort |
Suporte informacional como elemento para orientação de pais de pré-termo: um guia para o serviço de acompanhamento do desenvolvimento no primeiro ano de vida |
author |
Martinez,CMS |
author_facet |
Martinez,CMS Joaquim,RHVT Oliveira,EB Santos,IC |
author_role |
author |
author2 |
Joaquim,RHVT Oliveira,EB Santos,IC |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinez,CMS Joaquim,RHVT Oliveira,EB Santos,IC |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estimulação precoce recém-nascido pré-termo orientação guia desenvolvimento |
topic |
estimulação precoce recém-nascido pré-termo orientação guia desenvolvimento |
description |
INTRODUÇÃO: A literatura aponta o alto risco de distúrbios biológicos e psicossociais aos quais o bebê pré-termo está susceptível, necessitando de atenção diferenciada daquela dada ao bebê a termo. OBJETIVO: Elaborar um guia de orientação e acompanhamento do desenvolvimento no primeiro ano de vida para pais que freqüentam um serviço de acompanhamento do desenvolvimento de bebês. MÉTODO: Os critérios para inclusão dos participantes foram: ser pais de bebê pré-termo de zero a seis meses de idade corrigida que não apresentavam doença neurológica e não necessitaram de intervenção fisioterápica. O presente estudo, de caráter qualitativo, empregou, na etapa de coleta de dados, a observação direta e a entrevista, efetivadas com as mães e profissionais deste serviço de acompanhamento do desenvolvimento de bebês. A elaboração do Guia baseou-se nas análises das observações dos atendimentos no serviço, na freqüência das respostas das entrevistas com profissionais e mães sobre necessidades e dúvidas no manuseio e cuidado com o bebê e a associação com a literatura. RESULTADOS: Obteve-se um guia contendo informações sobre o desenvolvimento do bebê, distribuído nos quatro primeiros trimestres de vida, e o alerta sobre a importância de calcular a idade corrigida para o acompanhamento adequado dos marcos do desenvolvimento. CONCLUSÃO: A utilização deste guia pode ser feita por diferentes profissionais da saúde e por aqueles que desenvolvem atividades educativas para pais. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000100012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000100012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-35552007000100012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Physical Therapy v.11 n.1 2007 reponame:Brazilian Journal of Physical Therapy instname:Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT) instacron:ABRAPG-FT |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT) |
instacron_str |
ABRAPG-FT |
institution |
ABRAPG-FT |
reponame_str |
Brazilian Journal of Physical Therapy |
collection |
Brazilian Journal of Physical Therapy |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Physical Therapy - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@rbf-bjpt.org.br||contato@rbf-bjpt.org.br |
_version_ |
1754575946676961280 |