Desempenho motor grosso e sua associação com fatores neonatais, familiares e de exposição à creche em crianças até três anos de idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,DCC
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Tolocka,RE, Carvalho,J, Heringer,LRC, Almeida,CM, Miquelote,AF
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Physical Therapy
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552009000200013
Resumo: OBJETIVO: Analisar o desempenho motor grosso e sua associação com fatores neonatais, familiares e de exposição à creche em crianças com até três anos de idade, frequentadoras de creches públicas. MÉTODOS: Estudo transversal no qual foram avaliadas 145 crianças (58 com idade entre 6-11 meses, 54 entre 12-23 meses e 33 entre 24-38 meses) frequentadoras de seis creches públicas de Piracicaba (SP). O teste Peabody Developmental Motor Scale-2 foi utilizado para avaliação do desempenho motor grosso global e subtestes motores que compõem a escala (Reflexos, Habilidades Estacionárias, Habilidades de Locomoção e Manipulação de Objetos). Foram coletados dados neonatais, familiares e de exposição à creche e pesquisada a associação desses ao desempenho motor suspeito de atraso. RESULTADOS:A prevalência de suspeita de atraso no desempenho motor grosso foi de 17%, com desvantagens em crianças menores de 24 meses e em Habilidades de Locomoção; encontrada associação de risco de desempenho motor grosso suspeito de atraso e renda familiar, e suspeita de atraso em Habilidades de Locomoção e escolaridade paterna. Crianças cujas famílias tinham renda mensal até R$700,00 estavam 2,81 vezes mais expostas a apresentar desempenho motor grosso suspeito de atraso. Crianças cujos pais tinham até oito anos de escolaridade apresentaram risco 4,63 vezes maior de atraso em Habilidades de Locomoção. Não foi encontrada associação de risco com as demais variáveis. CONCLUSÃO:Os resultados apontam maior atenção ao desenvolvimento motor durante os primeiros 24 meses de crianças que frequentam creches, especialmente as inseridas em famílias com menor renda mensal e cujos pais têm menos escolaridade.
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