Educação de 0 a 3 anos: a qualidade na perspectiva das famílias de um creche conveniada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Zenaide de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158802
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
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spelling Educação de 0 a 3 anos: a qualidade na perspectiva das famílias de um creche conveniadaEducaçãoEducação infantilCrechesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.A presente pesquisa, em nível de mestrado, teve como objetivo perscrutar o conceito de qualidade para o atendimento às crianças de 0 a 3 anos a partir da perspectiva das famílias de uma creche conveniada da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Como metodologia de pesquisa optou-se por um estudo de caso em que foram analisados questionários realizados com as famílias e as professoras dos grupos G2 e G3 que atendiam as crianças com idade entre2e3 anos, bem como observações, registros escritos e fotográficos realizados na creche pesquisada. O referencial teórico eleito para as análises buscou levar em consideração que um atendimento de qualidade às crianças necessariamente deve estabelecer uma relação entre famílias e creche, sendo selecionados autores, como Dahlberg, Moss e Pence (2003); Souza (1991); Campos, Fullgraf e Wiggers (2006); Rosemberg (2002); Kuhlmann (2001); Kramer (2001) e Tiriba (1992). Para as análises, utilizou-se a Técnica de Análise de Conteúdo para a constituição das categorias. Com base nos dados gerados por meio dos questionários, observações e registros escritos evidenciou-se que a perspectiva das famílias sobre a qualidade do atendimento poderia ser agrupada nas seguintes categorias de análise: A qualidade como bem estar; Compartilhamento com as famílias como indicador de qualidade; Qualidade como garantia do acesso à educação infantil; A função educativa como indicador de qualidade.<br>Abstract : This research on master's level, aimed to study the concept of quality for the care of children 0-3 years from the perspective of families in a contracted public day care center in Florianópolis municipality network. As a methodological procedure was chosen a case study in which whe reanalyzed questionnaires conducted with families and teachers of the G2 and G3 groups that met children age between two and three years, as well as observations, written and photographic records. The theoretical framework chosen for analysis sought to take in to consideration that quality care to children must necessarily establish a relationship between families and child care. The selected authors where: Dahlberg, Moss and Pence (2003); Souza (1991); Campos, Füllgraf and Wiggers (2006); Rosenberg (2002); Kuhlmann (2001); Kramer (2001) and Tiriba (1992). For the analyzes, we used the content analysis technique for the formation of the categories. Based on the data generated through the questionnaires, observation sand written records it became clear that the prospect of families on the quality of care could be grouped in to the following categories of analysis: The quality and well-being; Share with families as a quality indicator; Quality and ensuring access to early childhood education; The education al function as a quality indicator.Rocha, Eloisa Acires CandalSilva Filho, João Josué daUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Zenaide de Sousa2016-02-09T03:05:30Z2016-02-09T03:05:30Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis116 p.| il., tabs.application/pdf337026https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158802porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158802Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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