Curto período de imobilização provoca alterações morfométricas e mecânicas no músculo de rato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,SC
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Caierão,QM, Durigan,JLQ, Schwarzenbeck,A, Silva,CA, Minamoto,VB, Guirro,RRJ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Physical Therapy
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000400009
Resumo: OBJETIVO: Analisar as características morfométricas e mecânicas dos músculos sóleo e gastrocnêmio após imobilização na posição de encurtamento. MÉTODO: 20 ratos Wistar (250 ± 20g) foram distribuídos igualmente em grupos imobilizado e controle. A imobilização foi realizada no membro posterior esquerdo por meio de órtese de resina acrílica, com a articulação do tornozelo em flexão plantar máxima. Após 7 dias da imobilização, a massa muscular, número e comprimento de sarcômeros em série, área das fibras musculares, densidade de área de tecido conjuntivo intramuscular e força máxima de ruptura do tríceps sural foram avaliados. Os dados foram analisados pela ANOVA e teste de Tukey (p< 0,05). RESULTADOS: O músculo sóleo imobilizado apresentou alterações em todas as variáveis morfométricas analisadas, enquanto que, no músculo gastrocnêmio, algumas adaptações não foram observadas. Na análise do ensaio de tração, o grupo imobilizado apresentou redução de 20% na força máxima de ruptura muscular. CONCLUSÃO: Os resultados deste estudo revelaram que curto período de imobilização promove alterações nos parâmetros morfométricos das fibras musculares, com repercussões na mecânica muscular. Tais resultados permitem sugerir a necessidade da reabilitação em músculos submetidos à imobilização, mesmo a curto prazo, para que a mesma possibilite o retorno precoce das características musculares normais.
id ABRA-FT-1_c6855615bba02b85bfa9ec32780c664e
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-35552007000400009
network_acronym_str ABRA-FT-1
network_name_str Brazilian Journal of Physical Therapy
repository_id_str
spelling Curto período de imobilização provoca alterações morfométricas e mecânicas no músculo de ratoimobilizaçãomúsculo esqueléticoensaio mecânicomorfometriaOBJETIVO: Analisar as características morfométricas e mecânicas dos músculos sóleo e gastrocnêmio após imobilização na posição de encurtamento. MÉTODO: 20 ratos Wistar (250 ± 20g) foram distribuídos igualmente em grupos imobilizado e controle. A imobilização foi realizada no membro posterior esquerdo por meio de órtese de resina acrílica, com a articulação do tornozelo em flexão plantar máxima. Após 7 dias da imobilização, a massa muscular, número e comprimento de sarcômeros em série, área das fibras musculares, densidade de área de tecido conjuntivo intramuscular e força máxima de ruptura do tríceps sural foram avaliados. Os dados foram analisados pela ANOVA e teste de Tukey (p< 0,05). RESULTADOS: O músculo sóleo imobilizado apresentou alterações em todas as variáveis morfométricas analisadas, enquanto que, no músculo gastrocnêmio, algumas adaptações não foram observadas. Na análise do ensaio de tração, o grupo imobilizado apresentou redução de 20% na força máxima de ruptura muscular. CONCLUSÃO: Os resultados deste estudo revelaram que curto período de imobilização promove alterações nos parâmetros morfométricos das fibras musculares, com repercussões na mecânica muscular. Tais resultados permitem sugerir a necessidade da reabilitação em músculos submetidos à imobilização, mesmo a curto prazo, para que a mesma possibilite o retorno precoce das características musculares normais.Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia 2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000400009Brazilian Journal of Physical Therapy v.11 n.4 2007reponame:Brazilian Journal of Physical Therapyinstname:Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)instacron:ABRAPG-FT10.1590/S1413-35552007000400009info:eu-repo/semantics/openAccessLima,SCCaierão,QMDurigan,JLQSchwarzenbeck,ASilva,CAMinamoto,VBGuirro,RRJpor2008-01-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-35552007000400009Revistahttps://www.scielo.br/j/rbfis/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcontato@rbf-bjpt.org.br||contato@rbf-bjpt.org.br1809-92461413-3555opendoar:2008-01-16T00:00Brazilian Journal of Physical Therapy - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)false
dc.title.none.fl_str_mv Curto período de imobilização provoca alterações morfométricas e mecânicas no músculo de rato
title Curto período de imobilização provoca alterações morfométricas e mecânicas no músculo de rato
spellingShingle Curto período de imobilização provoca alterações morfométricas e mecânicas no músculo de rato
Lima,SC
imobilização
músculo esquelético
ensaio mecânico
morfometria
title_short Curto período de imobilização provoca alterações morfométricas e mecânicas no músculo de rato
title_full Curto período de imobilização provoca alterações morfométricas e mecânicas no músculo de rato
title_fullStr Curto período de imobilização provoca alterações morfométricas e mecânicas no músculo de rato
title_full_unstemmed Curto período de imobilização provoca alterações morfométricas e mecânicas no músculo de rato
title_sort Curto período de imobilização provoca alterações morfométricas e mecânicas no músculo de rato
author Lima,SC
author_facet Lima,SC
Caierão,QM
Durigan,JLQ
Schwarzenbeck,A
Silva,CA
Minamoto,VB
Guirro,RRJ
author_role author
author2 Caierão,QM
Durigan,JLQ
Schwarzenbeck,A
Silva,CA
Minamoto,VB
Guirro,RRJ
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,SC
Caierão,QM
Durigan,JLQ
Schwarzenbeck,A
Silva,CA
Minamoto,VB
Guirro,RRJ
dc.subject.por.fl_str_mv imobilização
músculo esquelético
ensaio mecânico
morfometria
topic imobilização
músculo esquelético
ensaio mecânico
morfometria
description OBJETIVO: Analisar as características morfométricas e mecânicas dos músculos sóleo e gastrocnêmio após imobilização na posição de encurtamento. MÉTODO: 20 ratos Wistar (250 ± 20g) foram distribuídos igualmente em grupos imobilizado e controle. A imobilização foi realizada no membro posterior esquerdo por meio de órtese de resina acrílica, com a articulação do tornozelo em flexão plantar máxima. Após 7 dias da imobilização, a massa muscular, número e comprimento de sarcômeros em série, área das fibras musculares, densidade de área de tecido conjuntivo intramuscular e força máxima de ruptura do tríceps sural foram avaliados. Os dados foram analisados pela ANOVA e teste de Tukey (p< 0,05). RESULTADOS: O músculo sóleo imobilizado apresentou alterações em todas as variáveis morfométricas analisadas, enquanto que, no músculo gastrocnêmio, algumas adaptações não foram observadas. Na análise do ensaio de tração, o grupo imobilizado apresentou redução de 20% na força máxima de ruptura muscular. CONCLUSÃO: Os resultados deste estudo revelaram que curto período de imobilização promove alterações nos parâmetros morfométricos das fibras musculares, com repercussões na mecânica muscular. Tais resultados permitem sugerir a necessidade da reabilitação em músculos submetidos à imobilização, mesmo a curto prazo, para que a mesma possibilite o retorno precoce das características musculares normais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000400009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000400009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-35552007000400009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Physical Therapy v.11 n.4 2007
reponame:Brazilian Journal of Physical Therapy
instname:Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)
instacron:ABRAPG-FT
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)
instacron_str ABRAPG-FT
institution ABRAPG-FT
reponame_str Brazilian Journal of Physical Therapy
collection Brazilian Journal of Physical Therapy
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Physical Therapy - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)
repository.mail.fl_str_mv contato@rbf-bjpt.org.br||contato@rbf-bjpt.org.br
_version_ 1754575946970562560