HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE PAIS DE CRIANÇAS COM AUTISMO: REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostini,Júlia Maria Girotto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Freitas,Lucas Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100314
Resumo: RESUMO Trata-se de uma revisão de literatura de artigos sobre habilidades sociais educativas de pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetivos: identificar, selecionar e descrever artigos que caracterizaram Habilidades Sociais Educativas (HSE) parentais e realizar uma análise de correspondência entre os comportamentos abordados nesses estudos e o Sistema de Habilidades Sociais Educativas (SHSE) de Del Prette e Del Prette. Fonte de dados: artigos publicados no LILACS, Scielo, PubMed, ScienceDirect e PsycoINFO, sem especificação de período. Conclusões: Verificou-se a ausência de estudos no contexto brasileiro. Nove artigos em língua inglesa foram encontrados. Todas as classes de habilidades do SHSE foram identificadas, tendo sido mais frequentes as classes Monitorar Positivamente e Transmitir ou expor conteúdos sobre habilidades sociais. A análise de correspondência demonstrou a possibilidade de uso do SHSE em estudos com pais de crianças com TEA, bem como a necessidade de aprimoramentos, incluindo comportamentos avaliados e/ou treinados nessa população.
id ABRAPEE-1_00e7b40db03fd1e5369f979e7463b130
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572022000100314
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE PAIS DE CRIANÇAS COM AUTISMO: REVISÃO DE LITERATURAhabilidades sociais educativaspaisTranstorno do Espectro AutistaRESUMO Trata-se de uma revisão de literatura de artigos sobre habilidades sociais educativas de pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetivos: identificar, selecionar e descrever artigos que caracterizaram Habilidades Sociais Educativas (HSE) parentais e realizar uma análise de correspondência entre os comportamentos abordados nesses estudos e o Sistema de Habilidades Sociais Educativas (SHSE) de Del Prette e Del Prette. Fonte de dados: artigos publicados no LILACS, Scielo, PubMed, ScienceDirect e PsycoINFO, sem especificação de período. Conclusões: Verificou-se a ausência de estudos no contexto brasileiro. Nove artigos em língua inglesa foram encontrados. Todas as classes de habilidades do SHSE foram identificadas, tendo sido mais frequentes as classes Monitorar Positivamente e Transmitir ou expor conteúdos sobre habilidades sociais. A análise de correspondência demonstrou a possibilidade de uso do SHSE em estudos com pais de crianças com TEA, bem como a necessidade de aprimoramentos, incluindo comportamentos avaliados e/ou treinados nessa população.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100314Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392022234495info:eu-repo/semantics/openAccessAgostini,Júlia Maria GirottoFreitas,Lucas Cordeiropor2022-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100314Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-08-25T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE PAIS DE CRIANÇAS COM AUTISMO: REVISÃO DE LITERATURA
title HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE PAIS DE CRIANÇAS COM AUTISMO: REVISÃO DE LITERATURA
spellingShingle HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE PAIS DE CRIANÇAS COM AUTISMO: REVISÃO DE LITERATURA
Agostini,Júlia Maria Girotto
habilidades sociais educativas
pais
Transtorno do Espectro Autista
title_short HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE PAIS DE CRIANÇAS COM AUTISMO: REVISÃO DE LITERATURA
title_full HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE PAIS DE CRIANÇAS COM AUTISMO: REVISÃO DE LITERATURA
title_fullStr HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE PAIS DE CRIANÇAS COM AUTISMO: REVISÃO DE LITERATURA
title_full_unstemmed HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE PAIS DE CRIANÇAS COM AUTISMO: REVISÃO DE LITERATURA
title_sort HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DE PAIS DE CRIANÇAS COM AUTISMO: REVISÃO DE LITERATURA
author Agostini,Júlia Maria Girotto
author_facet Agostini,Júlia Maria Girotto
Freitas,Lucas Cordeiro
author_role author
author2 Freitas,Lucas Cordeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostini,Júlia Maria Girotto
Freitas,Lucas Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv habilidades sociais educativas
pais
Transtorno do Espectro Autista
topic habilidades sociais educativas
pais
Transtorno do Espectro Autista
description RESUMO Trata-se de uma revisão de literatura de artigos sobre habilidades sociais educativas de pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetivos: identificar, selecionar e descrever artigos que caracterizaram Habilidades Sociais Educativas (HSE) parentais e realizar uma análise de correspondência entre os comportamentos abordados nesses estudos e o Sistema de Habilidades Sociais Educativas (SHSE) de Del Prette e Del Prette. Fonte de dados: artigos publicados no LILACS, Scielo, PubMed, ScienceDirect e PsycoINFO, sem especificação de período. Conclusões: Verificou-se a ausência de estudos no contexto brasileiro. Nove artigos em língua inglesa foram encontrados. Todas as classes de habilidades do SHSE foram identificadas, tendo sido mais frequentes as classes Monitorar Positivamente e Transmitir ou expor conteúdos sobre habilidades sociais. A análise de correspondência demonstrou a possibilidade de uso do SHSE em estudos com pais de crianças com TEA, bem como a necessidade de aprimoramentos, incluindo comportamentos avaliados e/ou treinados nessa população.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100314
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392022234495
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607780192256