Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos,Flávia Cristina Silveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Galindo,Dolores, Nascimento,Maria Livia do, Tomaz,Luanna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100047
Resumo: Resumo Este artigo aborda um trabalho de pesquisa bibliográfica de alguns conceitos de Michel Foucault para pensarmos a democracia na relação com educação, a psicologia política e a governamentalidade. Para tanto, analisa práticas de dominação, violência e ética, na subjetividade e na estética da existência na produção da liberdade. Assim, são utilizados acontecimentos históricos para a problematização do presente em que vivemos, entre eles alguns da chamada Nova República brasileira e dos contextos de mundialização, de medicalização, de empreendimentos da vida, da cidadania menorizada e valorizada pela exceção jurídica e médico-psicológica. Trazer a coragem da verdade para a ética, a estética e a política nos ajuda a analisar questões que nos inquietam, nos atravessam, nos movem historicamente a problematizar determinados processos de subjetivação da atualidade.
id ABRAPEE-1_0610a8af70bce54f500642c37c0f529e
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572018000100047
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistasDemocraciapsicologiaeducaçãoResumo Este artigo aborda um trabalho de pesquisa bibliográfica de alguns conceitos de Michel Foucault para pensarmos a democracia na relação com educação, a psicologia política e a governamentalidade. Para tanto, analisa práticas de dominação, violência e ética, na subjetividade e na estética da existência na produção da liberdade. Assim, são utilizados acontecimentos históricos para a problematização do presente em que vivemos, entre eles alguns da chamada Nova República brasileira e dos contextos de mundialização, de medicalização, de empreendimentos da vida, da cidadania menorizada e valorizada pela exceção jurídica e médico-psicológica. Trazer a coragem da verdade para a ética, a estética e a política nos ajuda a analisar questões que nos inquietam, nos atravessam, nos movem historicamente a problematizar determinados processos de subjetivação da atualidade.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100047Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.1 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018012745info:eu-repo/semantics/openAccessLemos,Flávia Cristina SilveiraGalindo,DoloresNascimento,Maria Livia doTomaz,Luannapor2018-09-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000100047Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2018-09-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas
title Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas
spellingShingle Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas
Lemos,Flávia Cristina Silveira
Democracia
psicologia
educação
title_short Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas
title_full Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas
title_fullStr Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas
title_full_unstemmed Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas
title_sort Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas
author Lemos,Flávia Cristina Silveira
author_facet Lemos,Flávia Cristina Silveira
Galindo,Dolores
Nascimento,Maria Livia do
Tomaz,Luanna
author_role author
author2 Galindo,Dolores
Nascimento,Maria Livia do
Tomaz,Luanna
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos,Flávia Cristina Silveira
Galindo,Dolores
Nascimento,Maria Livia do
Tomaz,Luanna
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
psicologia
educação
topic Democracia
psicologia
educação
description Resumo Este artigo aborda um trabalho de pesquisa bibliográfica de alguns conceitos de Michel Foucault para pensarmos a democracia na relação com educação, a psicologia política e a governamentalidade. Para tanto, analisa práticas de dominação, violência e ética, na subjetividade e na estética da existência na produção da liberdade. Assim, são utilizados acontecimentos históricos para a problematização do presente em que vivemos, entre eles alguns da chamada Nova República brasileira e dos contextos de mundialização, de medicalização, de empreendimentos da vida, da cidadania menorizada e valorizada pela exceção jurídica e médico-psicológica. Trazer a coragem da verdade para a ética, a estética e a política nos ajuda a analisar questões que nos inquietam, nos atravessam, nos movem historicamente a problematizar determinados processos de subjetivação da atualidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100047
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392018012745
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.1 2018
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606907777024