Criatividade em indivíduos com transtornos e dificuldades de aprendizagem: revisão de pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves,Rauni Jandé Roama
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nakano,Tatiana de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100087
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar as produções científicas nacionais e internacionais que tiveram como foco a investigação da relação entre criatividade e dificuldades/transtornos de aprendizagem. Em nível nacional foram consultadas as bases de dados SCIELO, PEPSIC, CAPES e BDTD e no internacional, as bases APA, ERIC, PubMed e Scopus, sem delimitação de tempo. Como resultado, constatou-se a existência de 57 produções internacionais e cinco nacionais. As análises identificaram que não houve diferenças estatísticas significativas entre as médias das produções das últimas três décadas e que as investigações focalizaram principalmente o transtorno específico de leitura/Dislexia, o uso da metodologia quantitativa e o emprego do Teste de Torrance. Alguns nomes dados aos grupos investigados na maioria dos trabalhos não denotaram com clareza as origens das dificuldades de aprendizagem - se seriam ou não decorrentes de transtorno de aprendizagem. Concluiu-se que são necessários novos estudos sobre a temática, nos quais se caracterizem melhor os grupos investigados e a nomenclatura utilizada.
id ABRAPEE-1_0c28804aa61cc5d8fcf0ee31fe64e210
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572015000100087
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Criatividade em indivíduos com transtornos e dificuldades de aprendizagem: revisão de pesquisasPesquisa científicadistúrbios da aprendizagemdistúrbios do desenvolvimentoO presente trabalho teve como objetivo identificar as produções científicas nacionais e internacionais que tiveram como foco a investigação da relação entre criatividade e dificuldades/transtornos de aprendizagem. Em nível nacional foram consultadas as bases de dados SCIELO, PEPSIC, CAPES e BDTD e no internacional, as bases APA, ERIC, PubMed e Scopus, sem delimitação de tempo. Como resultado, constatou-se a existência de 57 produções internacionais e cinco nacionais. As análises identificaram que não houve diferenças estatísticas significativas entre as médias das produções das últimas três décadas e que as investigações focalizaram principalmente o transtorno específico de leitura/Dislexia, o uso da metodologia quantitativa e o emprego do Teste de Torrance. Alguns nomes dados aos grupos investigados na maioria dos trabalhos não denotaram com clareza as origens das dificuldades de aprendizagem - se seriam ou não decorrentes de transtorno de aprendizagem. Concluiu-se que são necessários novos estudos sobre a temática, nos quais se caracterizem melhor os grupos investigados e a nomenclatura utilizada.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100087Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0191802info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,Rauni Jandé RoamaNakano,Tatiana de Cássiapor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000100087Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-10T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade em indivíduos com transtornos e dificuldades de aprendizagem: revisão de pesquisas
title Criatividade em indivíduos com transtornos e dificuldades de aprendizagem: revisão de pesquisas
spellingShingle Criatividade em indivíduos com transtornos e dificuldades de aprendizagem: revisão de pesquisas
Alves,Rauni Jandé Roama
Pesquisa científica
distúrbios da aprendizagem
distúrbios do desenvolvimento
title_short Criatividade em indivíduos com transtornos e dificuldades de aprendizagem: revisão de pesquisas
title_full Criatividade em indivíduos com transtornos e dificuldades de aprendizagem: revisão de pesquisas
title_fullStr Criatividade em indivíduos com transtornos e dificuldades de aprendizagem: revisão de pesquisas
title_full_unstemmed Criatividade em indivíduos com transtornos e dificuldades de aprendizagem: revisão de pesquisas
title_sort Criatividade em indivíduos com transtornos e dificuldades de aprendizagem: revisão de pesquisas
author Alves,Rauni Jandé Roama
author_facet Alves,Rauni Jandé Roama
Nakano,Tatiana de Cássia
author_role author
author2 Nakano,Tatiana de Cássia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves,Rauni Jandé Roama
Nakano,Tatiana de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa científica
distúrbios da aprendizagem
distúrbios do desenvolvimento
topic Pesquisa científica
distúrbios da aprendizagem
distúrbios do desenvolvimento
description O presente trabalho teve como objetivo identificar as produções científicas nacionais e internacionais que tiveram como foco a investigação da relação entre criatividade e dificuldades/transtornos de aprendizagem. Em nível nacional foram consultadas as bases de dados SCIELO, PEPSIC, CAPES e BDTD e no internacional, as bases APA, ERIC, PubMed e Scopus, sem delimitação de tempo. Como resultado, constatou-se a existência de 57 produções internacionais e cinco nacionais. As análises identificaram que não houve diferenças estatísticas significativas entre as médias das produções das últimas três décadas e que as investigações focalizaram principalmente o transtorno específico de leitura/Dislexia, o uso da metodologia quantitativa e o emprego do Teste de Torrance. Alguns nomes dados aos grupos investigados na maioria dos trabalhos não denotaram com clareza as origens das dificuldades de aprendizagem - se seriam ou não decorrentes de transtorno de aprendizagem. Concluiu-se que são necessários novos estudos sobre a temática, nos quais se caracterizem melhor os grupos investigados e a nomenclatura utilizada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100087
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2015/0191802
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606119247872