Dificuldades de aprendizagem diagnosticadas na 2ª série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malaquias, Adora Angela Rinaldi
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66981
Resumo: Orientador : Ângelo Ricardo de Souza
id UFPR_fe7548fa5755a6ff5abf92431883efbb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66981
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Malaquias, Adora Angela RinaldiUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão EscolarSouza, Ângelo Ricardo de, 1968-2021-01-14T19:00:53Z2021-01-14T19:00:53Z2010https://hdl.handle.net/1884/66981Orientador : Ângelo Ricardo de SouzaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão EscolarResumo : Este trabalho investigou as dificuldades de aprendizagem diagnosticadas na segunda série do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino do Município Marialva - PR. Os alunos estudados estão inseridos no mesmo meio cultural. Procuramos determinar as causas e abordamos os tipos de conteúdos trabalhados pela escola e o seu valor social, a metodologia utilizada, o tipo de avaliação realizada pela escola e sua função enquanto auxiliar no ensino-aprendizagem, bem como o relacionamento da família com a escola. A escola deve oportunizar situações de aprendizagem que envolva os conteúdos como objeto social do conhecimento, propiciando' momentos prazerosos, que estimulam e contribuam para o avanço da criança no processo de aquisição de conhecimento. Em relação aos resultados da pesquisa e da investigação da situação quanto às dificuldades de aprendizagem, pudemos constatar que algumas destas questões manifestadas neste estudo há problemas com a superação dos estágios de desenvolvimento, e ao lado deste a falta de conhecimento prático, partilham uma grande vivência dos problemas de sua realidade e neste caso, essa experiência vai mais além da simples verificação da aprendizagem.14 f : il.application/pdfDisponível em formato digitalDisturbios da aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental)Disturbios da aprendizagem nas criançasDificuldades de aprendizagem diagnosticadas na 2ª série do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - ADORA ANGELA RINALDI MALAQUIAS.pdfapplication/pdf124709https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66981/1/E%20-%20ADORA%20ANGELA%20RINALDI%20MALAQUIAS.pdf3162656e73c6488d554fffaa787859ddMD51open access1884/669812021-01-14 16:00:53.682open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66981Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-14T19:00:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem diagnosticadas na 2ª série do ensino fundamental
title Dificuldades de aprendizagem diagnosticadas na 2ª série do ensino fundamental
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem diagnosticadas na 2ª série do ensino fundamental
Malaquias, Adora Angela Rinaldi
Disturbios da aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Disturbios da aprendizagem nas crianças
title_short Dificuldades de aprendizagem diagnosticadas na 2ª série do ensino fundamental
title_full Dificuldades de aprendizagem diagnosticadas na 2ª série do ensino fundamental
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem diagnosticadas na 2ª série do ensino fundamental
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem diagnosticadas na 2ª série do ensino fundamental
title_sort Dificuldades de aprendizagem diagnosticadas na 2ª série do ensino fundamental
author Malaquias, Adora Angela Rinaldi
author_facet Malaquias, Adora Angela Rinaldi
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar
dc.contributor.author.fl_str_mv Malaquias, Adora Angela Rinaldi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Ângelo Ricardo de, 1968-
contributor_str_mv Souza, Ângelo Ricardo de, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Disturbios da aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Disturbios da aprendizagem nas crianças
topic Disturbios da aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Disturbios da aprendizagem nas crianças
description Orientador : Ângelo Ricardo de Souza
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-14T19:00:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-14T19:00:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66981
url https://hdl.handle.net/1884/66981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 14 f : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66981/1/E%20-%20ADORA%20ANGELA%20RINALDI%20MALAQUIAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3162656e73c6488d554fffaa787859dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860312505253888