Imagem corporal, trauma e resiliência: reflexões sobre o papel do professor de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves,Angela Nogueira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Hirata,Karina Mayumi, Tavares,Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100097
Resumo: Incitar à reflexão sobre promoção da resiliência no contexto escolar por meio da intervenção intencional do professor de Educação Física é a principal proposta deste ensaio. Para alcançar este propósito, as autoras apoiaram-se em informações científicas já publicadas e em suas próprias observações, oriundas de suas práticas docentes. O presente ensaio inicia-se apresentando a perspectiva psicossomática do desenvolvimento da imagem corporal, uma informação preliminar necessária para a argumentação posterior, na qual conceituamos trauma e resiliência e apontamos argumentos que preconizam o exercício físico e as experiências corporais como fontes de compensação longitudinal para lacunas na identidade corporal. Nossa argumentação se finaliza diferenciando situações de perpetuação do trauma emocional e de desenvolvimento da identidade corporal, apontando o professor de Educação Física como um tutor de resiliência por excelência.
id ABRAPEE-1_0e8a3a23c4c0cb94f61057c39bd1acbe
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572015000100097
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Imagem corporal, trauma e resiliência: reflexões sobre o papel do professor de Educação FísicaEducação Físicaresiliênciaimagem corporalIncitar à reflexão sobre promoção da resiliência no contexto escolar por meio da intervenção intencional do professor de Educação Física é a principal proposta deste ensaio. Para alcançar este propósito, as autoras apoiaram-se em informações científicas já publicadas e em suas próprias observações, oriundas de suas práticas docentes. O presente ensaio inicia-se apresentando a perspectiva psicossomática do desenvolvimento da imagem corporal, uma informação preliminar necessária para a argumentação posterior, na qual conceituamos trauma e resiliência e apontamos argumentos que preconizam o exercício físico e as experiências corporais como fontes de compensação longitudinal para lacunas na identidade corporal. Nossa argumentação se finaliza diferenciando situações de perpetuação do trauma emocional e de desenvolvimento da identidade corporal, apontando o professor de Educação Física como um tutor de resiliência por excelência.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100097Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0191805info:eu-repo/semantics/openAccessNeves,Angela NogueiraHirata,Karina MayumiTavares,Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandespor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000100097Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-10T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagem corporal, trauma e resiliência: reflexões sobre o papel do professor de Educação Física
title Imagem corporal, trauma e resiliência: reflexões sobre o papel do professor de Educação Física
spellingShingle Imagem corporal, trauma e resiliência: reflexões sobre o papel do professor de Educação Física
Neves,Angela Nogueira
Educação Física
resiliência
imagem corporal
title_short Imagem corporal, trauma e resiliência: reflexões sobre o papel do professor de Educação Física
title_full Imagem corporal, trauma e resiliência: reflexões sobre o papel do professor de Educação Física
title_fullStr Imagem corporal, trauma e resiliência: reflexões sobre o papel do professor de Educação Física
title_full_unstemmed Imagem corporal, trauma e resiliência: reflexões sobre o papel do professor de Educação Física
title_sort Imagem corporal, trauma e resiliência: reflexões sobre o papel do professor de Educação Física
author Neves,Angela Nogueira
author_facet Neves,Angela Nogueira
Hirata,Karina Mayumi
Tavares,Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes
author_role author
author2 Hirata,Karina Mayumi
Tavares,Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves,Angela Nogueira
Hirata,Karina Mayumi
Tavares,Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
resiliência
imagem corporal
topic Educação Física
resiliência
imagem corporal
description Incitar à reflexão sobre promoção da resiliência no contexto escolar por meio da intervenção intencional do professor de Educação Física é a principal proposta deste ensaio. Para alcançar este propósito, as autoras apoiaram-se em informações científicas já publicadas e em suas próprias observações, oriundas de suas práticas docentes. O presente ensaio inicia-se apresentando a perspectiva psicossomática do desenvolvimento da imagem corporal, uma informação preliminar necessária para a argumentação posterior, na qual conceituamos trauma e resiliência e apontamos argumentos que preconizam o exercício físico e as experiências corporais como fontes de compensação longitudinal para lacunas na identidade corporal. Nossa argumentação se finaliza diferenciando situações de perpetuação do trauma emocional e de desenvolvimento da identidade corporal, apontando o professor de Educação Física como um tutor de resiliência por excelência.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100097
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2015/0191805
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606121345024