Imagem corporal, trauma e resiliência : reflexões sobre o papel do professor de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes, 1953-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10664
Resumo: Resumo: Incitar à reflexão sobre promoção da resiliência no contexto escolar por meio da intervenção intencional do professor de Educação Física é a principal proposta deste ensaio. Para alcançar este propósito, as autoras apoiaram-se em informações científicas já publicadas e em suas próprias observações, oriundas de suas práticas docentes. O presente ensaio inicia-se apresentando a perspectiva psicossomática do desenvolvimento da imagem corporal, uma informação preliminar necessária para a argumentação posterior, na qual conceituamos trauma e resiliência e apontamos argumentos que preconizam o exercício físico e as experiências corporais como fontes de compensação longitudinal para lacunas na identidade corporal. Nossa argumentação se finaliza diferenciando situações de perpetuação do trauma emocional e de desenvolvimento da identidade corporal, apontando o professor de Educação Física como um tutor de resiliência por excelência
id CAMP_2a0e461c0268d0047282d331336de6d9
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1169342
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Imagem corporal, trauma e resiliência : reflexões sobre o papel do professor de Educação FísicaBody image, trauma and resilience : a reflection on the role of the physical education teacherImagen corporal, trauma y resiliencia : reflexiones sobre el papel del profesor de Educación FísicaImagem corporalEducação físicaResiliênciaBody imagePhysical education and trainingResilienceArtigo originalResumo: Incitar à reflexão sobre promoção da resiliência no contexto escolar por meio da intervenção intencional do professor de Educação Física é a principal proposta deste ensaio. Para alcançar este propósito, as autoras apoiaram-se em informações científicas já publicadas e em suas próprias observações, oriundas de suas práticas docentes. O presente ensaio inicia-se apresentando a perspectiva psicossomática do desenvolvimento da imagem corporal, uma informação preliminar necessária para a argumentação posterior, na qual conceituamos trauma e resiliência e apontamos argumentos que preconizam o exercício físico e as experiências corporais como fontes de compensação longitudinal para lacunas na identidade corporal. Nossa argumentação se finaliza diferenciando situações de perpetuação do trauma emocional e de desenvolvimento da identidade corporal, apontando o professor de Educação Física como um tutor de resiliência por excelênciaAbstract: The main aim of this essay is to stimulate the reflection on the promotion of resilience in school mediated by the intervention of the physical educator in school. We base our arguments on previous scientific evidences as well as on our own observations derived from our teaching experience. Initially we presented the psychosomatic perspective for body identity development. This is necessary preliminary information for further argumentation. We conceptualize trauma and resilience and argue that physical activities and experiences are sources for longitudinal compensation for gaps on body identity. Our argumentation ends with the differentiation between trauma perpetuation and body identity development. We suggest that physical education teachers are resilience tutor par excellenceResumen: Incitar a la reflexión sobre promoción de la resiliencia en el contexto escolar por intermedio de la intervención intencional del profesor de Educación Física es la principal propuesta de este ensayo. Para alcanzar este propósito, las autoras se apoyaron en informaciones científicas ya publicadas y en sus propias observaciones, oriundas de sus prácticas docentes. El presente ensayo se inicia presentando la perspectiva sicosomática del desarrollo de la imagen corporal, una información preliminar necesaria para la argumentación posterior, en la cual se conceptúa trauma y resiliencia y se apunta argumentos que preconizan el ejercicio físico y las experiencias corporales como fuentes de compensación longitudinal para lagunas en la identidad corporal. Nuestra argumentación se finaliza diferenciando situaciones de perpetuación del trauma emocional y de desarrollo de la identidad corporal, apuntando el profesor de Educación Física como un tutor de resiliencia por excelenciaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes, 1953-2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10664TAVARES, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes. Imagem corporal, trauma e resiliência: reflexões sobre o papel do professor de Educação Física. Psicologia escolar e educacional. Campinas, SP : Associação Brasileira de Psicolgia Escolar e Educacional, 2015. Vol. 19, n. 1 (jan./abr., 2015) p. 97-104. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10664. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169342porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-18T14:19:22Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1169342Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-18T14:19:22Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagem corporal, trauma e resiliência : reflexões sobre o papel do professor de Educação Física
Body image, trauma and resilience : a reflection on the role of the physical education teacher
Imagen corporal, trauma y resiliencia : reflexiones sobre el papel del profesor de Educación Física
title Imagem corporal, trauma e resiliência : reflexões sobre o papel do professor de Educação Física
spellingShingle Imagem corporal, trauma e resiliência : reflexões sobre o papel do professor de Educação Física
Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes, 1953-
Imagem corporal
Educação física
Resiliência
Body image
Physical education and training
Resilience
Artigo original
title_short Imagem corporal, trauma e resiliência : reflexões sobre o papel do professor de Educação Física
title_full Imagem corporal, trauma e resiliência : reflexões sobre o papel do professor de Educação Física
title_fullStr Imagem corporal, trauma e resiliência : reflexões sobre o papel do professor de Educação Física
title_full_unstemmed Imagem corporal, trauma e resiliência : reflexões sobre o papel do professor de Educação Física
title_sort Imagem corporal, trauma e resiliência : reflexões sobre o papel do professor de Educação Física
author Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes, 1953-
author_facet Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes, 1953-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem corporal
Educação física
Resiliência
Body image
Physical education and training
Resilience
Artigo original
topic Imagem corporal
Educação física
Resiliência
Body image
Physical education and training
Resilience
Artigo original
description Resumo: Incitar à reflexão sobre promoção da resiliência no contexto escolar por meio da intervenção intencional do professor de Educação Física é a principal proposta deste ensaio. Para alcançar este propósito, as autoras apoiaram-se em informações científicas já publicadas e em suas próprias observações, oriundas de suas práticas docentes. O presente ensaio inicia-se apresentando a perspectiva psicossomática do desenvolvimento da imagem corporal, uma informação preliminar necessária para a argumentação posterior, na qual conceituamos trauma e resiliência e apontamos argumentos que preconizam o exercício físico e as experiências corporais como fontes de compensação longitudinal para lacunas na identidade corporal. Nossa argumentação se finaliza diferenciando situações de perpetuação do trauma emocional e de desenvolvimento da identidade corporal, apontando o professor de Educação Física como um tutor de resiliência por excelência
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10664
TAVARES, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes. Imagem corporal, trauma e resiliência: reflexões sobre o papel do professor de Educação Física. Psicologia escolar e educacional. Campinas, SP : Associação Brasileira de Psicolgia Escolar e Educacional, 2015. Vol. 19, n. 1 (jan./abr., 2015) p. 97-104. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10664. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10664
identifier_str_mv TAVARES, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes. Imagem corporal, trauma e resiliência: reflexões sobre o papel do professor de Educação Física. Psicologia escolar e educacional. Campinas, SP : Associação Brasileira de Psicolgia Escolar e Educacional, 2015. Vol. 19, n. 1 (jan./abr., 2015) p. 97-104. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10664. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169342
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030818439430144