Formação continuada do professor: desenvolvendo competências para a promoção do desenvolvimento moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barrios,Alia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Marinho-Araujo,Claisy Maria, Branco,Angela Uchôa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000100010
Resumo: Este artigo afirma a necessidade da formação do professor quanto à promoção do desenvolvimento moral de seus alunos. Nosso objetivo é refletir sobre as características da formação docente em relação ao tema e propor uma formação continuada com foco no desenvolvimento de valores e competências que permitam ao professor atuar criando condições para o desenvolvimento da autonomia moral, do respeito e da negociação ativa de práticas e concepções sociais. Nesse processo, os psicólogos escolares têm um papel fundamental, pois possuem ferramentas para a análise crítica das crenças e valores sociais do contexto escolar. Concluímos que a formação do professor sobre o tema abordado deve estar centrada no desenvolvimento de valores, competências e recursos pessoais necessários à internalização ativa e à coconstrução de uma cultura comprometida com a ética e com a moral. Sem a ética como experiência vivida cotidianamente, não é possível a construção de uma sociedade justa e democrática.
id ABRAPEE-1_2537562cc527ee79d4c4f5fef452ae20
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572011000100010
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada do professor: desenvolvendo competências para a promoção do desenvolvimento moralEducação continuadadesenvolvimento moralPsicologia EscolarEste artigo afirma a necessidade da formação do professor quanto à promoção do desenvolvimento moral de seus alunos. Nosso objetivo é refletir sobre as características da formação docente em relação ao tema e propor uma formação continuada com foco no desenvolvimento de valores e competências que permitam ao professor atuar criando condições para o desenvolvimento da autonomia moral, do respeito e da negociação ativa de práticas e concepções sociais. Nesse processo, os psicólogos escolares têm um papel fundamental, pois possuem ferramentas para a análise crítica das crenças e valores sociais do contexto escolar. Concluímos que a formação do professor sobre o tema abordado deve estar centrada no desenvolvimento de valores, competências e recursos pessoais necessários à internalização ativa e à coconstrução de uma cultura comprometida com a ética e com a moral. Sem a ética como experiência vivida cotidianamente, não é possível a construção de uma sociedade justa e democrática.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000100010Psicologia Escolar e Educacional v.15 n.1 2011reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572011000100010info:eu-repo/semantics/openAccessBarrios,AliaMarinho-Araujo,Claisy MariaBranco,Angela Uchôapor2011-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572011000100010Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-07-27T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada do professor: desenvolvendo competências para a promoção do desenvolvimento moral
title Formação continuada do professor: desenvolvendo competências para a promoção do desenvolvimento moral
spellingShingle Formação continuada do professor: desenvolvendo competências para a promoção do desenvolvimento moral
Barrios,Alia
Educação continuada
desenvolvimento moral
Psicologia Escolar
title_short Formação continuada do professor: desenvolvendo competências para a promoção do desenvolvimento moral
title_full Formação continuada do professor: desenvolvendo competências para a promoção do desenvolvimento moral
title_fullStr Formação continuada do professor: desenvolvendo competências para a promoção do desenvolvimento moral
title_full_unstemmed Formação continuada do professor: desenvolvendo competências para a promoção do desenvolvimento moral
title_sort Formação continuada do professor: desenvolvendo competências para a promoção do desenvolvimento moral
author Barrios,Alia
author_facet Barrios,Alia
Marinho-Araujo,Claisy Maria
Branco,Angela Uchôa
author_role author
author2 Marinho-Araujo,Claisy Maria
Branco,Angela Uchôa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barrios,Alia
Marinho-Araujo,Claisy Maria
Branco,Angela Uchôa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação continuada
desenvolvimento moral
Psicologia Escolar
topic Educação continuada
desenvolvimento moral
Psicologia Escolar
description Este artigo afirma a necessidade da formação do professor quanto à promoção do desenvolvimento moral de seus alunos. Nosso objetivo é refletir sobre as características da formação docente em relação ao tema e propor uma formação continuada com foco no desenvolvimento de valores e competências que permitam ao professor atuar criando condições para o desenvolvimento da autonomia moral, do respeito e da negociação ativa de práticas e concepções sociais. Nesse processo, os psicólogos escolares têm um papel fundamental, pois possuem ferramentas para a análise crítica das crenças e valores sociais do contexto escolar. Concluímos que a formação do professor sobre o tema abordado deve estar centrada no desenvolvimento de valores, competências e recursos pessoais necessários à internalização ativa e à coconstrução de uma cultura comprometida com a ética e com a moral. Sem a ética como experiência vivida cotidianamente, não é possível a construção de uma sociedade justa e democrática.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572011000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.15 n.1 2011
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605350641664