Premissas em torno da desvalorização do magistério em análise: pelo que lutamos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deusdará,Bruno
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rocha,Marisa Lopes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000200003
Resumo: Neste texto pretendemos interrogar certos "consensos" que se estabelecem em torno da desvalorização do magistério, de modo que se possa ampliar o campo das lutas vinculadas à invenção de outros modos de trabalhar e viver na escola. A partir de uma perspectiva micropolítica e com base nas contribuições de Foucault e Deleuze, vimos discutindo a desvalorização do magistério em suas implicações com a institucionalização da produção de saberes e do trabalho de formação. Como conclusão, evidenciamos que, sob uma aparente convergência, residem diferentes leituras do que se passa e dos consequentes desafios cotidianos na singularização das práticas, acarretando desdobramentos e interferências nas políticas públicas.
id ABRAPEE-1_29f5bc4c8a4f224bbb5fae7a9ae56fa1
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572013000200003
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Premissas em torno da desvalorização do magistério em análise: pelo que lutamos?Trabalho docentedesvalorizaçãomicropolíticaNeste texto pretendemos interrogar certos "consensos" que se estabelecem em torno da desvalorização do magistério, de modo que se possa ampliar o campo das lutas vinculadas à invenção de outros modos de trabalhar e viver na escola. A partir de uma perspectiva micropolítica e com base nas contribuições de Foucault e Deleuze, vimos discutindo a desvalorização do magistério em suas implicações com a institucionalização da produção de saberes e do trabalho de formação. Como conclusão, evidenciamos que, sob uma aparente convergência, residem diferentes leituras do que se passa e dos consequentes desafios cotidianos na singularização das práticas, acarretando desdobramentos e interferências nas políticas públicas.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000200003Psicologia Escolar e Educacional v.17 n.2 2013reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572013000200003info:eu-repo/semantics/openAccessDeusdará,BrunoRocha,Marisa Lopes dapor2014-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572013000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2014-01-13T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Premissas em torno da desvalorização do magistério em análise: pelo que lutamos?
title Premissas em torno da desvalorização do magistério em análise: pelo que lutamos?
spellingShingle Premissas em torno da desvalorização do magistério em análise: pelo que lutamos?
Deusdará,Bruno
Trabalho docente
desvalorização
micropolítica
title_short Premissas em torno da desvalorização do magistério em análise: pelo que lutamos?
title_full Premissas em torno da desvalorização do magistério em análise: pelo que lutamos?
title_fullStr Premissas em torno da desvalorização do magistério em análise: pelo que lutamos?
title_full_unstemmed Premissas em torno da desvalorização do magistério em análise: pelo que lutamos?
title_sort Premissas em torno da desvalorização do magistério em análise: pelo que lutamos?
author Deusdará,Bruno
author_facet Deusdará,Bruno
Rocha,Marisa Lopes da
author_role author
author2 Rocha,Marisa Lopes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deusdará,Bruno
Rocha,Marisa Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
desvalorização
micropolítica
topic Trabalho docente
desvalorização
micropolítica
description Neste texto pretendemos interrogar certos "consensos" que se estabelecem em torno da desvalorização do magistério, de modo que se possa ampliar o campo das lutas vinculadas à invenção de outros modos de trabalhar e viver na escola. A partir de uma perspectiva micropolítica e com base nas contribuições de Foucault e Deleuze, vimos discutindo a desvalorização do magistério em suas implicações com a institucionalização da produção de saberes e do trabalho de formação. Como conclusão, evidenciamos que, sob uma aparente convergência, residem diferentes leituras do que se passa e dos consequentes desafios cotidianos na singularização das práticas, acarretando desdobramentos e interferências nas políticas públicas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572013000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.17 n.2 2013
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605760634880