INTERFACES DO TRABALHO DOCENTE COM AS MUDANÇAS DA ATUALIDADE, COMPROMETIMENTO DA SAÚDE E A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/725 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é tecer reflexões sobre o trabalho docente no mundo em mudanças e suas interfaces com a saúde e a desvalorização da profissão docente. Esse estudo é de natureza exploratória e de cunho bibliográfico, foi utilizado diferentes bases teóricas para construir discussões sobre o tema. Neste sentido, apresentamos em um primeiro momento, o paradigma dessa sociedade em mudança que se relaciona às questões sobre estar atualmente na escola sendo um corpo-professor, enquanto vemos transformações em resultado da globalização, mobilidade, desigualdade e do aumento da demanda por educação profissional. Em um segundo momento, abordaremos sobre os aspectos de saúde mental docente, olhando o bem-estar como um prisma individual, não sendo estado absoluto de satisfação ou insatisfação, dependendo da relação da pessoa com o trabalho, suas representações, crenças e valores. No terceiro momento, refletimos sobre a desvalorização docente e a precarização do trabalho, atendendo a jogos e relações de poder possíveis com a educação. As compreensões construídas neste estudo nos permitiram assumir que as mudanças do mundo já se revelam em práticas e possibilidades, porém não em leis. Estas, nem sempre se alinham ao interesse docente, mas isso não significa que formas de resistências não acontecerão. |
id |
CEEINTER-1_d555119ae6c051ee416e8fc860a685cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/725 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERFACES DO TRABALHO DOCENTE COM AS MUDANÇAS DA ATUALIDADE, COMPROMETIMENTO DA SAÚDE E A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL Trabalho docenteSociedade em mudançaSaúde de professores/as/isDesvalorização docenteTrabalho docenteSociedade em mudançaSaúde de professores/as/isDesvalorização docenteO objetivo deste artigo é tecer reflexões sobre o trabalho docente no mundo em mudanças e suas interfaces com a saúde e a desvalorização da profissão docente. Esse estudo é de natureza exploratória e de cunho bibliográfico, foi utilizado diferentes bases teóricas para construir discussões sobre o tema. Neste sentido, apresentamos em um primeiro momento, o paradigma dessa sociedade em mudança que se relaciona às questões sobre estar atualmente na escola sendo um corpo-professor, enquanto vemos transformações em resultado da globalização, mobilidade, desigualdade e do aumento da demanda por educação profissional. Em um segundo momento, abordaremos sobre os aspectos de saúde mental docente, olhando o bem-estar como um prisma individual, não sendo estado absoluto de satisfação ou insatisfação, dependendo da relação da pessoa com o trabalho, suas representações, crenças e valores. No terceiro momento, refletimos sobre a desvalorização docente e a precarização do trabalho, atendendo a jogos e relações de poder possíveis com a educação. As compreensões construídas neste estudo nos permitiram assumir que as mudanças do mundo já se revelam em práticas e possibilidades, porém não em leis. Estas, nem sempre se alinham ao interesse docente, mas isso não significa que formas de resistências não acontecerão.Editora CEEINTER2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/72510.56579/rei.v5i4.725Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 363-381Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 363-381Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 363-3812674-870310.56579/rei.v5i4reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/725/687Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fernanda Paggioro, IsabelleFerreira , Joaquim2023-09-23T23:53:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/725Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2023-09-23T23:53:26Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERFACES DO TRABALHO DOCENTE COM AS MUDANÇAS DA ATUALIDADE, COMPROMETIMENTO DA SAÚDE E A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL |
title |
INTERFACES DO TRABALHO DOCENTE COM AS MUDANÇAS DA ATUALIDADE, COMPROMETIMENTO DA SAÚDE E A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL |
spellingShingle |
INTERFACES DO TRABALHO DOCENTE COM AS MUDANÇAS DA ATUALIDADE, COMPROMETIMENTO DA SAÚDE E A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL Silva, Fernanda Trabalho docente Sociedade em mudança Saúde de professores/as/is Desvalorização docente Trabalho docente Sociedade em mudança Saúde de professores/as/is Desvalorização docente |
title_short |
INTERFACES DO TRABALHO DOCENTE COM AS MUDANÇAS DA ATUALIDADE, COMPROMETIMENTO DA SAÚDE E A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full |
INTERFACES DO TRABALHO DOCENTE COM AS MUDANÇAS DA ATUALIDADE, COMPROMETIMENTO DA SAÚDE E A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL |
title_fullStr |
INTERFACES DO TRABALHO DOCENTE COM AS MUDANÇAS DA ATUALIDADE, COMPROMETIMENTO DA SAÚDE E A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
INTERFACES DO TRABALHO DOCENTE COM AS MUDANÇAS DA ATUALIDADE, COMPROMETIMENTO DA SAÚDE E A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL |
title_sort |
INTERFACES DO TRABALHO DOCENTE COM AS MUDANÇAS DA ATUALIDADE, COMPROMETIMENTO DA SAÚDE E A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL |
author |
Silva, Fernanda |
author_facet |
Silva, Fernanda Paggioro, Isabelle Ferreira , Joaquim |
author_role |
author |
author2 |
Paggioro, Isabelle Ferreira , Joaquim |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fernanda Paggioro, Isabelle Ferreira , Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente Sociedade em mudança Saúde de professores/as/is Desvalorização docente Trabalho docente Sociedade em mudança Saúde de professores/as/is Desvalorização docente |
topic |
Trabalho docente Sociedade em mudança Saúde de professores/as/is Desvalorização docente Trabalho docente Sociedade em mudança Saúde de professores/as/is Desvalorização docente |
description |
O objetivo deste artigo é tecer reflexões sobre o trabalho docente no mundo em mudanças e suas interfaces com a saúde e a desvalorização da profissão docente. Esse estudo é de natureza exploratória e de cunho bibliográfico, foi utilizado diferentes bases teóricas para construir discussões sobre o tema. Neste sentido, apresentamos em um primeiro momento, o paradigma dessa sociedade em mudança que se relaciona às questões sobre estar atualmente na escola sendo um corpo-professor, enquanto vemos transformações em resultado da globalização, mobilidade, desigualdade e do aumento da demanda por educação profissional. Em um segundo momento, abordaremos sobre os aspectos de saúde mental docente, olhando o bem-estar como um prisma individual, não sendo estado absoluto de satisfação ou insatisfação, dependendo da relação da pessoa com o trabalho, suas representações, crenças e valores. No terceiro momento, refletimos sobre a desvalorização docente e a precarização do trabalho, atendendo a jogos e relações de poder possíveis com a educação. As compreensões construídas neste estudo nos permitiram assumir que as mudanças do mundo já se revelam em práticas e possibilidades, porém não em leis. Estas, nem sempre se alinham ao interesse docente, mas isso não significa que formas de resistências não acontecerão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/725 10.56579/rei.v5i4.725 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/725 |
identifier_str_mv |
10.56579/rei.v5i4.725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/725/687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 363-381 Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 363-381 Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 363-381 2674-8703 10.56579/rei.v5i4 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983750571786240 |