O jogo dominó das 4cores: estudo sobre análise de protocolos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo,Lino de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Petty,Ana Lucia, Carvalho,Gisele E. de, Souza,Maria Thereza C. C. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000300429
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar protocolos com registros do jogo Dominó das 4cores, para investigar diferentes formas de resolução propostas por 46 crianças, de idade entre sete e onze anos, que frequentavam atividades em um contexto de oficinas de jogos. Para a coleta de dados, os participantes resolveram situações-problema e as informações foram obtidas por meio da análise dos protocolos. A partir desta análise, foi possível caracterizar os modos de resolução em termos de respeito às regras, estratégias, erros e acertos. Os resultados indicaram que: 1- os sujeitos jogaram de acordo com as regras; 2- atuaram regularmente por ensaio-e-erro; 3- houve alta frequência de erros percebidos a posteriori. Como consequência, foi possível propor intervenções para desencadear a observação das ações e a construção de novos procedimentos e atitudes favoráveis ao jogar, assim como ao desenvolvimento e à aprendizagem escolar.
id ABRAPEE-1_30cd7d3447a73d7da400d26bab2a13e3
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572014000300429
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O jogo dominó das 4cores: estudo sobre análise de protocolosJogosprocedimentosaprendizagem escolarEsta pesquisa teve como objetivo analisar protocolos com registros do jogo Dominó das 4cores, para investigar diferentes formas de resolução propostas por 46 crianças, de idade entre sete e onze anos, que frequentavam atividades em um contexto de oficinas de jogos. Para a coleta de dados, os participantes resolveram situações-problema e as informações foram obtidas por meio da análise dos protocolos. A partir desta análise, foi possível caracterizar os modos de resolução em termos de respeito às regras, estratégias, erros e acertos. Os resultados indicaram que: 1- os sujeitos jogaram de acordo com as regras; 2- atuaram regularmente por ensaio-e-erro; 3- houve alta frequência de erros percebidos a posteriori. Como consequência, foi possível propor intervenções para desencadear a observação das ações e a construção de novos procedimentos e atitudes favoráveis ao jogar, assim como ao desenvolvimento e à aprendizagem escolar.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000300429Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.3 2014reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2014/0183763info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo,Lino dePetty,Ana LuciaCarvalho,Gisele E. deSouza,Maria Thereza C. C. depor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572014000300429Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo dominó das 4cores: estudo sobre análise de protocolos
title O jogo dominó das 4cores: estudo sobre análise de protocolos
spellingShingle O jogo dominó das 4cores: estudo sobre análise de protocolos
Macedo,Lino de
Jogos
procedimentos
aprendizagem escolar
title_short O jogo dominó das 4cores: estudo sobre análise de protocolos
title_full O jogo dominó das 4cores: estudo sobre análise de protocolos
title_fullStr O jogo dominó das 4cores: estudo sobre análise de protocolos
title_full_unstemmed O jogo dominó das 4cores: estudo sobre análise de protocolos
title_sort O jogo dominó das 4cores: estudo sobre análise de protocolos
author Macedo,Lino de
author_facet Macedo,Lino de
Petty,Ana Lucia
Carvalho,Gisele E. de
Souza,Maria Thereza C. C. de
author_role author
author2 Petty,Ana Lucia
Carvalho,Gisele E. de
Souza,Maria Thereza C. C. de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo,Lino de
Petty,Ana Lucia
Carvalho,Gisele E. de
Souza,Maria Thereza C. C. de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
procedimentos
aprendizagem escolar
topic Jogos
procedimentos
aprendizagem escolar
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar protocolos com registros do jogo Dominó das 4cores, para investigar diferentes formas de resolução propostas por 46 crianças, de idade entre sete e onze anos, que frequentavam atividades em um contexto de oficinas de jogos. Para a coleta de dados, os participantes resolveram situações-problema e as informações foram obtidas por meio da análise dos protocolos. A partir desta análise, foi possível caracterizar os modos de resolução em termos de respeito às regras, estratégias, erros e acertos. Os resultados indicaram que: 1- os sujeitos jogaram de acordo com as regras; 2- atuaram regularmente por ensaio-e-erro; 3- houve alta frequência de erros percebidos a posteriori. Como consequência, foi possível propor intervenções para desencadear a observação das ações e a construção de novos procedimentos e atitudes favoráveis ao jogar, assim como ao desenvolvimento e à aprendizagem escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000300429
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000300429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2014/0183763
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.3 2014
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606088839168