O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oka, Talissa Naomi, 1997-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72481
Resumo: Orientador : Guilherme Sippel Machado
id UFPR_82862f92ab7114e7a8b7bafd1929c38c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72481
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oka, Talissa Naomi, 1997-Alberti, Eliane do Rocio, 1978-Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em QuímicaMachado, Guilherme Sippel, 1985-2021-11-16T20:02:10Z2021-11-16T20:02:10Z2018https://hdl.handle.net/1884/72481Orientador : Guilherme Sippel MachadoCoorientadora: Eliane do Rocio AlbertiInclui apêndiceMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em QuímicaInclui referênciasEste trabalho tem por finalidade apresentar a utilização de jogos didáticos no ensino de química, como um meio auxiliar na prática pedagógica cotidiana do professor de química. Para atingir esta finalidade, foi adaptado um jogo didático dedominó, sobre o conteúdo de funções e reações inorgânicas, a qual foi aplicada em turmas do primeiro ano do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino do município de Pontal do Paraná, tendo como objetivo principal, verificar se o jogo cumpre com o papel de desenvolver o raciocínio lógico e a construção do conhecimento na área de química, por meio da ludicidade. A aplicação foi dividida em duas etapas: a primeira fase (fase parcial), o jogo de dominó foi aplicado com o intuito dos estudantes interagirem com o objeto, identificarem e diferenciarem as substâncias contidas nas peças; já na segunda fase (fase integral), o jogo de dominó foi aplicado na íntegra, deixando claro para os estudantes a diferença que existia nas regras do jogo nessa etapa. Em ambas as fases, os alunos registraram os reagentes e estipularam os produtos a serem formados, na maioria dos casos com autonomia. O resultado foi positivo, pois houve a aceitação dos alunos, a aprendizagem, assim como foi perceptível que eles se sentiram motivados pela dinâmica que o jogo de dominó proporcionou, indicando que o jogo didático pode ser uma alternativa para o ensino de funções e reações inorgânicas.1 arquivo ( 40 p.) : PDF.application/pdfJogos educativosQuímica - Estudo e ensinoLudico na escolaO jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALOKA, Talissa.pdfapplication/pdf2520235https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72481/1/OKA%2c%20Talissa.pdf3309337756b4cd9d85073d1901a29628MD51open access1884/724812021-11-16 17:02:10.091open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72481Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-16T20:02:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química
title O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química
spellingShingle O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química
Oka, Talissa Naomi, 1997-
Jogos educativos
Química - Estudo e ensino
Ludico na escola
title_short O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química
title_full O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química
title_fullStr O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química
title_full_unstemmed O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química
title_sort O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química
author Oka, Talissa Naomi, 1997-
author_facet Oka, Talissa Naomi, 1997-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Alberti, Eliane do Rocio, 1978-
Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Química
dc.contributor.author.fl_str_mv Oka, Talissa Naomi, 1997-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Guilherme Sippel, 1985-
contributor_str_mv Machado, Guilherme Sippel, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Química - Estudo e ensino
Ludico na escola
topic Jogos educativos
Química - Estudo e ensino
Ludico na escola
description Orientador : Guilherme Sippel Machado
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-16T20:02:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-16T20:02:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72481
url https://hdl.handle.net/1884/72481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo ( 40 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72481/1/OKA%2c%20Talissa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3309337756b4cd9d85073d1901a29628
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860762276200448