ESTUDAR - ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colombini,Filipe Augusto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moroz,Melania
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100309
Resumo: RESUMO Estudar é um comportamento essencial para todos os alunos, pois, potencialmente, permite aprender qualquer conteúdo. O presente estudo teve como objetivo analisar a produção da comunidade científica, divulgada em periódicos brasileiros, sobre o estudar. Nas bases de dados SciELO e PePSIC foram inseridas palavras de busca, que resultou em 82 estudos selecionados. As informações obtidas dizem respeito aos autores, instituições, área de conhecimento, abordagem teórica e tipo de pesquisa. Dentre os resultados, destacam-se: crescimento das publicações a partir de 2004; predomínio de poucos grupos de pesquisa; pouca participação da área da Educação; dominância da Psicologia Cognitiva; predomínio de pesquisas descritivas; utilização de instrumentos padronizados; predomínio do Ensino Superior e utilização da sala de aula como setting. Discute-se sobre a necessidade de mais pesquisas de intervenção, além da maior participação dos professores que deveriam ser os principais participantes envolvidos nas pesquisas.
id ABRAPEE-1_30ec5a0dc3d9b143f64fd2b862560a51
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572022000100309
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling ESTUDAR - ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS BRASILEIROShábitos de estudosestratégias da aprendizagemautorregulaçãoRESUMO Estudar é um comportamento essencial para todos os alunos, pois, potencialmente, permite aprender qualquer conteúdo. O presente estudo teve como objetivo analisar a produção da comunidade científica, divulgada em periódicos brasileiros, sobre o estudar. Nas bases de dados SciELO e PePSIC foram inseridas palavras de busca, que resultou em 82 estudos selecionados. As informações obtidas dizem respeito aos autores, instituições, área de conhecimento, abordagem teórica e tipo de pesquisa. Dentre os resultados, destacam-se: crescimento das publicações a partir de 2004; predomínio de poucos grupos de pesquisa; pouca participação da área da Educação; dominância da Psicologia Cognitiva; predomínio de pesquisas descritivas; utilização de instrumentos padronizados; predomínio do Ensino Superior e utilização da sala de aula como setting. Discute-se sobre a necessidade de mais pesquisas de intervenção, além da maior participação dos professores que deveriam ser os principais participantes envolvidos nas pesquisas.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100309Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392022224574info:eu-repo/semantics/openAccessColombini,Filipe AugustoMoroz,Melaniapor2022-07-12T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572022000100309Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-07-12T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDAR - ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS
title ESTUDAR - ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS
spellingShingle ESTUDAR - ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS
Colombini,Filipe Augusto
hábitos de estudos
estratégias da aprendizagem
autorregulação
title_short ESTUDAR - ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS
title_full ESTUDAR - ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS
title_fullStr ESTUDAR - ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS
title_full_unstemmed ESTUDAR - ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS
title_sort ESTUDAR - ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS
author Colombini,Filipe Augusto
author_facet Colombini,Filipe Augusto
Moroz,Melania
author_role author
author2 Moroz,Melania
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colombini,Filipe Augusto
Moroz,Melania
dc.subject.por.fl_str_mv hábitos de estudos
estratégias da aprendizagem
autorregulação
topic hábitos de estudos
estratégias da aprendizagem
autorregulação
description RESUMO Estudar é um comportamento essencial para todos os alunos, pois, potencialmente, permite aprender qualquer conteúdo. O presente estudo teve como objetivo analisar a produção da comunidade científica, divulgada em periódicos brasileiros, sobre o estudar. Nas bases de dados SciELO e PePSIC foram inseridas palavras de busca, que resultou em 82 estudos selecionados. As informações obtidas dizem respeito aos autores, instituições, área de conhecimento, abordagem teórica e tipo de pesquisa. Dentre os resultados, destacam-se: crescimento das publicações a partir de 2004; predomínio de poucos grupos de pesquisa; pouca participação da área da Educação; dominância da Psicologia Cognitiva; predomínio de pesquisas descritivas; utilização de instrumentos padronizados; predomínio do Ensino Superior e utilização da sala de aula como setting. Discute-se sobre a necessidade de mais pesquisas de intervenção, além da maior participação dos professores que deveriam ser os principais participantes envolvidos nas pesquisas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100309
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572022000100309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392022224574
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.26 2022
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607768657920