Competência de estudo para uma amostra universitária da área de exatas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva,Diego Vinícius da, Ferreira-Rodrigues,Carla Fernanda, Bueno,Juliana Maximila de Paula, Almeida,Leandro Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100023
Resumo: Este estudo avaliou a percepção de 126 universitários sobre a utilização de estratégias de autorregulação de estudo. Os estudantes eram da área de exatas de uma faculdade isolada particular mineira, com idade entre 17 e 48 anos, e 81% deles eram do sexo masculino. Utilizou-se a Escala de Competência em Estudo (ECE-C&T) para avaliar a percepção dos estudantes acerca de comportamentos estratégicos de planejamento, de monitoramento e de autoavaliação. Os alunos indicaram que a autorregulação de sua aprendizagem e as estratégias de planejamento de estudo são as mais utilizadas. As mulheres utilizaram mais estratégias de planejamento que os homens e não houve diferença estatisticamente significativa entre os cursos de exatas nem entre diferentes grupos de idade. Assim se conclui que, embora os alunos apresentem estratégias autorregulatórias, essas estão voltadas mais frequentemente para o planejamento do estudo, o que revela a necessidade de maior utilização de estratégias de monitoramento e autoavaliação para um estudo competente.
id ABRAPEE-1_bf87414e1cf2db758003f8da615434c6
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572015000100023
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Competência de estudo para uma amostra universitária da área de exatasAutorregulaçãohábitos de estudoavaliaçãoEste estudo avaliou a percepção de 126 universitários sobre a utilização de estratégias de autorregulação de estudo. Os estudantes eram da área de exatas de uma faculdade isolada particular mineira, com idade entre 17 e 48 anos, e 81% deles eram do sexo masculino. Utilizou-se a Escala de Competência em Estudo (ECE-C&T) para avaliar a percepção dos estudantes acerca de comportamentos estratégicos de planejamento, de monitoramento e de autoavaliação. Os alunos indicaram que a autorregulação de sua aprendizagem e as estratégias de planejamento de estudo são as mais utilizadas. As mulheres utilizaram mais estratégias de planejamento que os homens e não houve diferença estatisticamente significativa entre os cursos de exatas nem entre diferentes grupos de idade. Assim se conclui que, embora os alunos apresentem estratégias autorregulatórias, essas estão voltadas mais frequentemente para o planejamento do estudo, o que revela a necessidade de maior utilização de estratégias de monitoramento e autoavaliação para um estudo competente.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100023Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0191790info:eu-repo/semantics/openAccessJoly,Maria Cristina Rodrigues AzevedoSilva,Diego Vinícius daFerreira-Rodrigues,Carla FernandaBueno,Juliana Maximila de PaulaAlmeida,Leandro Silvapor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000100023Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-10T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência de estudo para uma amostra universitária da área de exatas
title Competência de estudo para uma amostra universitária da área de exatas
spellingShingle Competência de estudo para uma amostra universitária da área de exatas
Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Autorregulação
hábitos de estudo
avaliação
title_short Competência de estudo para uma amostra universitária da área de exatas
title_full Competência de estudo para uma amostra universitária da área de exatas
title_fullStr Competência de estudo para uma amostra universitária da área de exatas
title_full_unstemmed Competência de estudo para uma amostra universitária da área de exatas
title_sort Competência de estudo para uma amostra universitária da área de exatas
author Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo
author_facet Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Silva,Diego Vinícius da
Ferreira-Rodrigues,Carla Fernanda
Bueno,Juliana Maximila de Paula
Almeida,Leandro Silva
author_role author
author2 Silva,Diego Vinícius da
Ferreira-Rodrigues,Carla Fernanda
Bueno,Juliana Maximila de Paula
Almeida,Leandro Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Silva,Diego Vinícius da
Ferreira-Rodrigues,Carla Fernanda
Bueno,Juliana Maximila de Paula
Almeida,Leandro Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Autorregulação
hábitos de estudo
avaliação
topic Autorregulação
hábitos de estudo
avaliação
description Este estudo avaliou a percepção de 126 universitários sobre a utilização de estratégias de autorregulação de estudo. Os estudantes eram da área de exatas de uma faculdade isolada particular mineira, com idade entre 17 e 48 anos, e 81% deles eram do sexo masculino. Utilizou-se a Escala de Competência em Estudo (ECE-C&T) para avaliar a percepção dos estudantes acerca de comportamentos estratégicos de planejamento, de monitoramento e de autoavaliação. Os alunos indicaram que a autorregulação de sua aprendizagem e as estratégias de planejamento de estudo são as mais utilizadas. As mulheres utilizaram mais estratégias de planejamento que os homens e não houve diferença estatisticamente significativa entre os cursos de exatas nem entre diferentes grupos de idade. Assim se conclui que, embora os alunos apresentem estratégias autorregulatórias, essas estão voltadas mais frequentemente para o planejamento do estudo, o que revela a necessidade de maior utilização de estratégias de monitoramento e autoavaliação para um estudo competente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2015/0191790
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606109810688