A construção de práticas críticas em espaços de formação do/a psicólogo/a escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bulhões,Larissa Figueiredo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100211
Resumo: Resumo Trata-se de relato de experiência interventiva de uma das frentes do estágio em psicologia da educação do curso de psicologia de uma instituição pública de ensino superior, realizado por duas estagiárias que atuaram junto ao atendimento de crianças encaminhadas com queixa escolar. O objetivo deste relato é contribuir com a socialização de práticas críticas em psicologia escolar frente a difculdades de aprendizagem. O trabalho destaca o processo avaliativo e interventivo realizado, o qual abarca três segmentos envolvidos na superação das difculdades de aprendizagem vivenciadas - a família, a escola e a criança. Conclui-se que esta experiência de intervenção aponta caminhos sólidos para a construção de atuações críticas nos espaços de formação do/a psicólogo/a escolar e educacional. Foi possível promover às estagiárias a vivência de práticas que transcenderam a aparência fragmentada dos fenômenos e buscaram nas relações interpessoais essenciais a via de superação das difculdades de aprendizagem.
id ABRAPEE-1_37feb4b49e7f019010cc98fc7b836295
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572018000100211
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A construção de práticas críticas em espaços de formação do/a psicólogo/a escolarFormação do psicólogopsicologia escolar e educacionaldifculdades escolaresResumo Trata-se de relato de experiência interventiva de uma das frentes do estágio em psicologia da educação do curso de psicologia de uma instituição pública de ensino superior, realizado por duas estagiárias que atuaram junto ao atendimento de crianças encaminhadas com queixa escolar. O objetivo deste relato é contribuir com a socialização de práticas críticas em psicologia escolar frente a difculdades de aprendizagem. O trabalho destaca o processo avaliativo e interventivo realizado, o qual abarca três segmentos envolvidos na superação das difculdades de aprendizagem vivenciadas - a família, a escola e a criança. Conclui-se que esta experiência de intervenção aponta caminhos sólidos para a construção de atuações críticas nos espaços de formação do/a psicólogo/a escolar e educacional. Foi possível promover às estagiárias a vivência de práticas que transcenderam a aparência fragmentada dos fenômenos e buscaram nas relações interpessoais essenciais a via de superação das difculdades de aprendizagem.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100211Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.1 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018011954info:eu-repo/semantics/openAccessBulhões,Larissa Figueiredopor2018-09-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000100211Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2018-09-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de práticas críticas em espaços de formação do/a psicólogo/a escolar
title A construção de práticas críticas em espaços de formação do/a psicólogo/a escolar
spellingShingle A construção de práticas críticas em espaços de formação do/a psicólogo/a escolar
Bulhões,Larissa Figueiredo
Formação do psicólogo
psicologia escolar e educacional
difculdades escolares
title_short A construção de práticas críticas em espaços de formação do/a psicólogo/a escolar
title_full A construção de práticas críticas em espaços de formação do/a psicólogo/a escolar
title_fullStr A construção de práticas críticas em espaços de formação do/a psicólogo/a escolar
title_full_unstemmed A construção de práticas críticas em espaços de formação do/a psicólogo/a escolar
title_sort A construção de práticas críticas em espaços de formação do/a psicólogo/a escolar
author Bulhões,Larissa Figueiredo
author_facet Bulhões,Larissa Figueiredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bulhões,Larissa Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do psicólogo
psicologia escolar e educacional
difculdades escolares
topic Formação do psicólogo
psicologia escolar e educacional
difculdades escolares
description Resumo Trata-se de relato de experiência interventiva de uma das frentes do estágio em psicologia da educação do curso de psicologia de uma instituição pública de ensino superior, realizado por duas estagiárias que atuaram junto ao atendimento de crianças encaminhadas com queixa escolar. O objetivo deste relato é contribuir com a socialização de práticas críticas em psicologia escolar frente a difculdades de aprendizagem. O trabalho destaca o processo avaliativo e interventivo realizado, o qual abarca três segmentos envolvidos na superação das difculdades de aprendizagem vivenciadas - a família, a escola e a criança. Conclui-se que esta experiência de intervenção aponta caminhos sólidos para a construção de atuações críticas nos espaços de formação do/a psicólogo/a escolar e educacional. Foi possível promover às estagiárias a vivência de práticas que transcenderam a aparência fragmentada dos fenômenos e buscaram nas relações interpessoais essenciais a via de superação das difculdades de aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100211
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392018011954
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.1 2018
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606932942848