O grupo operativo intervindo na Síndrome de Burnout
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100004 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo verificar a alteração do nível de Burnout em professores por intermédio da intervenção da técnica de grupos operativos. A amostra foi composta por professores de 5ª a 8ª série de uma escola particular de Porto Alegre, subdividindo-se em dois grupos, o de controle e o experimental, com 12 professores em cada grupo. Para medir a Síndrome de Burnout foi utilizado o MBI (Maslach Burnout Inventory). Após a primeira aplicação do teste em todos os professores, realizaram-se 9 encontros sob a técnica de grupos operativos com o grupo experimental e posteriormente, todos responderam novamente ao teste. Os resultados demonstraram aumento do nível de Burnout, bem como nas suas dimensões: esgotamento emocional, realização profissional e despersonalização para o grupo experimental. Na análise da intervenção constatou-se a importância tanto da sensibilização profissional do trabalho docente como do apoio social entre os professores como estratégias para a prevenção e o enfrentamento da Síndrome de Burnout. |
id |
ABRAPEE-1_3f0828b9e129009e3ba41ead5a2dfa85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572006000100004 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O grupo operativo intervindo na Síndrome de BurnoutBurnoutGrupo psicoterápicoEstresseO presente estudo teve como objetivo verificar a alteração do nível de Burnout em professores por intermédio da intervenção da técnica de grupos operativos. A amostra foi composta por professores de 5ª a 8ª série de uma escola particular de Porto Alegre, subdividindo-se em dois grupos, o de controle e o experimental, com 12 professores em cada grupo. Para medir a Síndrome de Burnout foi utilizado o MBI (Maslach Burnout Inventory). Após a primeira aplicação do teste em todos os professores, realizaram-se 9 encontros sob a técnica de grupos operativos com o grupo experimental e posteriormente, todos responderam novamente ao teste. Os resultados demonstraram aumento do nível de Burnout, bem como nas suas dimensões: esgotamento emocional, realização profissional e despersonalização para o grupo experimental. Na análise da intervenção constatou-se a importância tanto da sensibilização profissional do trabalho docente como do apoio social entre os professores como estratégias para a prevenção e o enfrentamento da Síndrome de Burnout.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100004Psicologia Escolar e Educacional v.10 n.1 2006reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572006000100004info:eu-repo/semantics/openAccessBöck,Vivien RoseSarriera,Jorge Castellápor2011-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572006000100004Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-10-14T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O grupo operativo intervindo na Síndrome de Burnout |
title |
O grupo operativo intervindo na Síndrome de Burnout |
spellingShingle |
O grupo operativo intervindo na Síndrome de Burnout Böck,Vivien Rose Burnout Grupo psicoterápico Estresse |
title_short |
O grupo operativo intervindo na Síndrome de Burnout |
title_full |
O grupo operativo intervindo na Síndrome de Burnout |
title_fullStr |
O grupo operativo intervindo na Síndrome de Burnout |
title_full_unstemmed |
O grupo operativo intervindo na Síndrome de Burnout |
title_sort |
O grupo operativo intervindo na Síndrome de Burnout |
author |
Böck,Vivien Rose |
author_facet |
Böck,Vivien Rose Sarriera,Jorge Castellá |
author_role |
author |
author2 |
Sarriera,Jorge Castellá |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Böck,Vivien Rose Sarriera,Jorge Castellá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Burnout Grupo psicoterápico Estresse |
topic |
Burnout Grupo psicoterápico Estresse |
description |
O presente estudo teve como objetivo verificar a alteração do nível de Burnout em professores por intermédio da intervenção da técnica de grupos operativos. A amostra foi composta por professores de 5ª a 8ª série de uma escola particular de Porto Alegre, subdividindo-se em dois grupos, o de controle e o experimental, com 12 professores em cada grupo. Para medir a Síndrome de Burnout foi utilizado o MBI (Maslach Burnout Inventory). Após a primeira aplicação do teste em todos os professores, realizaram-se 9 encontros sob a técnica de grupos operativos com o grupo experimental e posteriormente, todos responderam novamente ao teste. Os resultados demonstraram aumento do nível de Burnout, bem como nas suas dimensões: esgotamento emocional, realização profissional e despersonalização para o grupo experimental. Na análise da intervenção constatou-se a importância tanto da sensibilização profissional do trabalho docente como do apoio social entre os professores como estratégias para a prevenção e o enfrentamento da Síndrome de Burnout. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572006000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.10 n.1 2006 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604627124224 |