Estresse ocupacional do enfermeiro e síndrome de Burnout

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Francisca Ergovânia Batista de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/84
Resumo: A temática do estresse ocupacional em profissionais da saúde e em especial enfermeiros é um tema em constante debate e pesquisa. Avaliaram-se as fontes de estresse, o burnout, os problemas de saúde física, a satisfação emocional e a realização profissional. Trata-se de um estudo que teve como priori, Investigar os estressores ocupacionais, presentes no exercício profissional de uma amostra de enfermeiros na região do Cariri (Crato, Juazeiro, Barbalha) em diversas ocupações no cuidar da enfermagem. Na metodologia elegemos a pesquisa do tipo quali-quantitativo e descritivo que proporciona familiaridade com o problema pesquisado descrevendo com exatidão os fatos e fenômenos de determinada realidade, população e amostras. Desta forma os dados foram coletados através da entrevista semi-estruturada que proporciona a análise de perfil de público com estatísticas que “estimulem a compreensão”. Os resultados apontaram que 92,3% dos entrevistados era do gênero feminino, onde ressalta uma tendência de mulheres que ocupam diversos cargos na área da enfermagem. As considerações finais revelam que os enfermeiros administrativos se encontravam na fase de baixa realização profissional. Os assistenciais na fase de despersonalização e os docentes se encontravam na exaustão emocional definidos por Maslach e Leiter (1999). A partir dos achados, enquanto profissionais de enfermagem que somos, temos que fazer da enfermagem uma qualidade de vida alcançando reconhecimento, valorização e firmação profissional.
id IPES_218e2775ea9a83f77a32c6a3f6dde731
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/84
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Estresse ocupacional do enfermeiro e síndrome de BurnoutEstresse ocupacional, Enfermagem, BurnoutA temática do estresse ocupacional em profissionais da saúde e em especial enfermeiros é um tema em constante debate e pesquisa. Avaliaram-se as fontes de estresse, o burnout, os problemas de saúde física, a satisfação emocional e a realização profissional. Trata-se de um estudo que teve como priori, Investigar os estressores ocupacionais, presentes no exercício profissional de uma amostra de enfermeiros na região do Cariri (Crato, Juazeiro, Barbalha) em diversas ocupações no cuidar da enfermagem. Na metodologia elegemos a pesquisa do tipo quali-quantitativo e descritivo que proporciona familiaridade com o problema pesquisado descrevendo com exatidão os fatos e fenômenos de determinada realidade, população e amostras. Desta forma os dados foram coletados através da entrevista semi-estruturada que proporciona a análise de perfil de público com estatísticas que “estimulem a compreensão”. Os resultados apontaram que 92,3% dos entrevistados era do gênero feminino, onde ressalta uma tendência de mulheres que ocupam diversos cargos na área da enfermagem. As considerações finais revelam que os enfermeiros administrativos se encontravam na fase de baixa realização profissional. Os assistenciais na fase de despersonalização e os docentes se encontravam na exaustão emocional definidos por Maslach e Leiter (1999). A partir dos achados, enquanto profissionais de enfermagem que somos, temos que fazer da enfermagem uma qualidade de vida alcançando reconhecimento, valorização e firmação profissional.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBrito, Francisca Ergovânia Batista de2010-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/8410.14295/idonline.v4i11.84ID on line. Revista de psicologia; v. 4, n. 11 (2010); 72-811981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/84/84Direitos autorais 2021 Francisca Ergovânia Batista de Britohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:05:55Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Estresse ocupacional do enfermeiro e síndrome de Burnout
title Estresse ocupacional do enfermeiro e síndrome de Burnout
spellingShingle Estresse ocupacional do enfermeiro e síndrome de Burnout
Brito, Francisca Ergovânia Batista de
Estresse ocupacional, Enfermagem, Burnout
title_short Estresse ocupacional do enfermeiro e síndrome de Burnout
title_full Estresse ocupacional do enfermeiro e síndrome de Burnout
title_fullStr Estresse ocupacional do enfermeiro e síndrome de Burnout
title_full_unstemmed Estresse ocupacional do enfermeiro e síndrome de Burnout
title_sort Estresse ocupacional do enfermeiro e síndrome de Burnout
author Brito, Francisca Ergovânia Batista de
author_facet Brito, Francisca Ergovânia Batista de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Francisca Ergovânia Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse ocupacional, Enfermagem, Burnout
topic Estresse ocupacional, Enfermagem, Burnout
description A temática do estresse ocupacional em profissionais da saúde e em especial enfermeiros é um tema em constante debate e pesquisa. Avaliaram-se as fontes de estresse, o burnout, os problemas de saúde física, a satisfação emocional e a realização profissional. Trata-se de um estudo que teve como priori, Investigar os estressores ocupacionais, presentes no exercício profissional de uma amostra de enfermeiros na região do Cariri (Crato, Juazeiro, Barbalha) em diversas ocupações no cuidar da enfermagem. Na metodologia elegemos a pesquisa do tipo quali-quantitativo e descritivo que proporciona familiaridade com o problema pesquisado descrevendo com exatidão os fatos e fenômenos de determinada realidade, população e amostras. Desta forma os dados foram coletados através da entrevista semi-estruturada que proporciona a análise de perfil de público com estatísticas que “estimulem a compreensão”. Os resultados apontaram que 92,3% dos entrevistados era do gênero feminino, onde ressalta uma tendência de mulheres que ocupam diversos cargos na área da enfermagem. As considerações finais revelam que os enfermeiros administrativos se encontravam na fase de baixa realização profissional. Os assistenciais na fase de despersonalização e os docentes se encontravam na exaustão emocional definidos por Maslach e Leiter (1999). A partir dos achados, enquanto profissionais de enfermagem que somos, temos que fazer da enfermagem uma qualidade de vida alcançando reconhecimento, valorização e firmação profissional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/84
10.14295/idonline.v4i11.84
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/84
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v4i11.84
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/84/84
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Francisca Ergovânia Batista de Brito
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Francisca Ergovânia Batista de Brito
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 4, n. 11 (2010); 72-81
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053953920204800