O sentido da escola: Concepções de estudantes adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite,Fernanda Moreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pessoa,Manuella Castelo Branco, Santos,Denise Pereira dos, Rocha,Gabriela Fernandes, Alberto,Maria de Fatima Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200339
Resumo: Resumo Este artigo objetiva analisar o sentido da escola para adolescentes em contexto de vulnerabilidade social. Utilizou-se como instrumento o Jogo de Sentenças Incompletas, e para análise o modelo quantitativo-interpretativo de Alves. Participaram 12 adolescentes entre 13 e 15 anos, estudantes do sexto ao nono ano de uma escola da rede pública municipal de João Pessoa, PB, localizada em uma área de vulnerabilidade social. Os dados revelam que o contexto de vulnerabilidade é marcado, sobretudo, pela falta de aspectos estruturais, que impõem aos sujeitos condições precárias de vida. Quanto à escola, os adolescentes a reconhecem como lugar do conhecimento e da aprendizagem, que possibilita a perspectiva de um futuro digno por meio da qualificação, mas o sentido identificado é o de escola como um espaço privilegiado para o encontro com o outro, para o cultivo de vínculos afetivos, para a troca, para o diálogo, a cooperação e a diversão.
id ABRAPEE-1_40a50e44a29de96ad6a6d42ea9f0b3ec
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572016000200339
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O sentido da escola: Concepções de estudantes adolescentesEscolaadolescentessentidoResumo Este artigo objetiva analisar o sentido da escola para adolescentes em contexto de vulnerabilidade social. Utilizou-se como instrumento o Jogo de Sentenças Incompletas, e para análise o modelo quantitativo-interpretativo de Alves. Participaram 12 adolescentes entre 13 e 15 anos, estudantes do sexto ao nono ano de uma escola da rede pública municipal de João Pessoa, PB, localizada em uma área de vulnerabilidade social. Os dados revelam que o contexto de vulnerabilidade é marcado, sobretudo, pela falta de aspectos estruturais, que impõem aos sujeitos condições precárias de vida. Quanto à escola, os adolescentes a reconhecem como lugar do conhecimento e da aprendizagem, que possibilita a perspectiva de um futuro digno por meio da qualificação, mas o sentido identificado é o de escola como um espaço privilegiado para o encontro com o outro, para o cultivo de vínculos afetivos, para a troca, para o diálogo, a cooperação e a diversão.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200339Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.2 2016reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-353920150202983info:eu-repo/semantics/openAccessLeite,Fernanda MoreiraPessoa,Manuella Castelo BrancoSantos,Denise Pereira dosRocha,Gabriela FernandesAlberto,Maria de Fatima Pereirapor2016-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572016000200339Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2016-09-30T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv O sentido da escola: Concepções de estudantes adolescentes
title O sentido da escola: Concepções de estudantes adolescentes
spellingShingle O sentido da escola: Concepções de estudantes adolescentes
Leite,Fernanda Moreira
Escola
adolescentes
sentido
title_short O sentido da escola: Concepções de estudantes adolescentes
title_full O sentido da escola: Concepções de estudantes adolescentes
title_fullStr O sentido da escola: Concepções de estudantes adolescentes
title_full_unstemmed O sentido da escola: Concepções de estudantes adolescentes
title_sort O sentido da escola: Concepções de estudantes adolescentes
author Leite,Fernanda Moreira
author_facet Leite,Fernanda Moreira
Pessoa,Manuella Castelo Branco
Santos,Denise Pereira dos
Rocha,Gabriela Fernandes
Alberto,Maria de Fatima Pereira
author_role author
author2 Pessoa,Manuella Castelo Branco
Santos,Denise Pereira dos
Rocha,Gabriela Fernandes
Alberto,Maria de Fatima Pereira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite,Fernanda Moreira
Pessoa,Manuella Castelo Branco
Santos,Denise Pereira dos
Rocha,Gabriela Fernandes
Alberto,Maria de Fatima Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
adolescentes
sentido
topic Escola
adolescentes
sentido
description Resumo Este artigo objetiva analisar o sentido da escola para adolescentes em contexto de vulnerabilidade social. Utilizou-se como instrumento o Jogo de Sentenças Incompletas, e para análise o modelo quantitativo-interpretativo de Alves. Participaram 12 adolescentes entre 13 e 15 anos, estudantes do sexto ao nono ano de uma escola da rede pública municipal de João Pessoa, PB, localizada em uma área de vulnerabilidade social. Os dados revelam que o contexto de vulnerabilidade é marcado, sobretudo, pela falta de aspectos estruturais, que impõem aos sujeitos condições precárias de vida. Quanto à escola, os adolescentes a reconhecem como lugar do conhecimento e da aprendizagem, que possibilita a perspectiva de um futuro digno por meio da qualificação, mas o sentido identificado é o de escola como um espaço privilegiado para o encontro com o outro, para o cultivo de vínculos afetivos, para a troca, para o diálogo, a cooperação e a diversão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200339
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-353920150202983
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.2 2016
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606481006592