Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEVILAQUA, Caroline Foletto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: FERREIRA, Liliana Soares, MANCKEL, Maria Cecília Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2541
Resumo: Este estudo analisa sentidos de escola nos discursos de professores de uma escola pública. Assim, descrições e interpretações subjetivas das experiências de trabalho e de vida assumem lugar central na análise, tendo como referência a abordagem construcionista da Psicologia Social. Para a produção dos dados, foi aplicada entrevista biográfica. Para a análise dos dados, sistematizaram-se eixos temáticos que revelaram a associação desses sentidos, interligados em rede, vinculando o trabalho à produção de conhecimentos, à socialização com seus estudantes e demais professores, considerando a ascensão social, na medida em que entendem que seu trabalho se reflete socialmente. Palavras-chave: Trabalho dos Professores. Escola Pública. Sentidos.
id UFMT-3_05781dfd1fca1cdf4bf4a9e7ed8de0e5
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2541
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professoresTrabalho dos professores. Escola Pública. Sentidos.Sentidos de escola para os professoresEste estudo analisa sentidos de escola nos discursos de professores de uma escola pública. Assim, descrições e interpretações subjetivas das experiências de trabalho e de vida assumem lugar central na análise, tendo como referência a abordagem construcionista da Psicologia Social. Para a produção dos dados, foi aplicada entrevista biográfica. Para a análise dos dados, sistematizaram-se eixos temáticos que revelaram a associação desses sentidos, interligados em rede, vinculando o trabalho à produção de conhecimentos, à socialização com seus estudantes e demais professores, considerando a ascensão social, na medida em que entendem que seu trabalho se reflete socialmente. Palavras-chave: Trabalho dos Professores. Escola Pública. Sentidos.Universidade Federal de Mato Grosso2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/254110.29286/rep.v25i58.2541Revista de Educação Pública; v. 25 n. 58 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, jan./abr. 2016; 75-942238-20970104-596210.29286/rep.v25i58reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2541/pdfBEVILAQUA, Caroline FolettoFERREIRA, Liliana SoaresMANCKEL, Maria Cecília Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:44Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2541Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:44Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores
title Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores
spellingShingle Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores
BEVILAQUA, Caroline Foletto
Trabalho dos professores. Escola Pública. Sentidos.
Sentidos de escola para os professores
title_short Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores
title_full Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores
title_fullStr Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores
title_full_unstemmed Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores
title_sort Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores
author BEVILAQUA, Caroline Foletto
author_facet BEVILAQUA, Caroline Foletto
FERREIRA, Liliana Soares
MANCKEL, Maria Cecília Martins
author_role author
author2 FERREIRA, Liliana Soares
MANCKEL, Maria Cecília Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BEVILAQUA, Caroline Foletto
FERREIRA, Liliana Soares
MANCKEL, Maria Cecília Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho dos professores. Escola Pública. Sentidos.
Sentidos de escola para os professores
topic Trabalho dos professores. Escola Pública. Sentidos.
Sentidos de escola para os professores
description Este estudo analisa sentidos de escola nos discursos de professores de uma escola pública. Assim, descrições e interpretações subjetivas das experiências de trabalho e de vida assumem lugar central na análise, tendo como referência a abordagem construcionista da Psicologia Social. Para a produção dos dados, foi aplicada entrevista biográfica. Para a análise dos dados, sistematizaram-se eixos temáticos que revelaram a associação desses sentidos, interligados em rede, vinculando o trabalho à produção de conhecimentos, à socialização com seus estudantes e demais professores, considerando a ascensão social, na medida em que entendem que seu trabalho se reflete socialmente. Palavras-chave: Trabalho dos Professores. Escola Pública. Sentidos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2541
10.29286/rep.v25i58.2541
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2541
identifier_str_mv 10.29286/rep.v25i58.2541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2541/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 25 n. 58 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, jan./abr. 2016; 75-94
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v25i58
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215982739456