ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERVENÇÕES COM PROFISSIONAIS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100602 |
Resumo: | RESUMO O objetivo deste artigo é relatar uma experiência da atuação em Psicologia Escolar em uma escola pública da cidade de João Pessoa. Ancora-se nos pressupostos da abordagem Histórico-Cultural de Vigotski, considerando o psicólogo como mediador das relações e dos conhecimentos. Em uma perspectiva de atuação preventiva e institucional, a intervenção foi realizada por profissionais da Psicologia junto a professores, tutores e oficineiros da escola, e o foco foi a educação sexual, visando instrumentalizá-los sobre o tema para possibilitar uma abordagem adequada às demandas das crianças. A experiência mostrou que a formação com os profissionais da escola tem o potencial de promover novas reflexões e possibilidades de atuação em sala de aula. Além disso, corroborou a perspectiva do papel do profissional de Psicologia como mediador das reflexões, dos processos formativos e de mudanças nas metodologias, ainda que nesse processo haja obstáculos e dificuldades. |
id |
ABRAPEE-1_455b5ad27e1b2318ff7f717c19c30412 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572021000100602 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERVENÇÕES COM PROFISSIONAIS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUALPsicologia Escolarformação de professoreseducação sexualRESUMO O objetivo deste artigo é relatar uma experiência da atuação em Psicologia Escolar em uma escola pública da cidade de João Pessoa. Ancora-se nos pressupostos da abordagem Histórico-Cultural de Vigotski, considerando o psicólogo como mediador das relações e dos conhecimentos. Em uma perspectiva de atuação preventiva e institucional, a intervenção foi realizada por profissionais da Psicologia junto a professores, tutores e oficineiros da escola, e o foco foi a educação sexual, visando instrumentalizá-los sobre o tema para possibilitar uma abordagem adequada às demandas das crianças. A experiência mostrou que a formação com os profissionais da escola tem o potencial de promover novas reflexões e possibilidades de atuação em sala de aula. Além disso, corroborou a perspectiva do papel do profissional de Psicologia como mediador das reflexões, dos processos formativos e de mudanças nas metodologias, ainda que nesse processo haja obstáculos e dificuldades.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100602Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392021231489info:eu-repo/semantics/openAccessLeite,FernandaAlberto,Maria de Fátima PereiraSantos,Denise Pereira dospor2021-11-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572021000100602Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2021-11-09T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERVENÇÕES COM PROFISSIONAIS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL |
title |
ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERVENÇÕES COM PROFISSIONAIS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL |
spellingShingle |
ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERVENÇÕES COM PROFISSIONAIS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL Leite,Fernanda Psicologia Escolar formação de professores educação sexual |
title_short |
ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERVENÇÕES COM PROFISSIONAIS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL |
title_full |
ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERVENÇÕES COM PROFISSIONAIS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL |
title_fullStr |
ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERVENÇÕES COM PROFISSIONAIS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL |
title_full_unstemmed |
ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERVENÇÕES COM PROFISSIONAIS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL |
title_sort |
ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERVENÇÕES COM PROFISSIONAIS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL |
author |
Leite,Fernanda |
author_facet |
Leite,Fernanda Alberto,Maria de Fátima Pereira Santos,Denise Pereira dos |
author_role |
author |
author2 |
Alberto,Maria de Fátima Pereira Santos,Denise Pereira dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite,Fernanda Alberto,Maria de Fátima Pereira Santos,Denise Pereira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Escolar formação de professores educação sexual |
topic |
Psicologia Escolar formação de professores educação sexual |
description |
RESUMO O objetivo deste artigo é relatar uma experiência da atuação em Psicologia Escolar em uma escola pública da cidade de João Pessoa. Ancora-se nos pressupostos da abordagem Histórico-Cultural de Vigotski, considerando o psicólogo como mediador das relações e dos conhecimentos. Em uma perspectiva de atuação preventiva e institucional, a intervenção foi realizada por profissionais da Psicologia junto a professores, tutores e oficineiros da escola, e o foco foi a educação sexual, visando instrumentalizá-los sobre o tema para possibilitar uma abordagem adequada às demandas das crianças. A experiência mostrou que a formação com os profissionais da escola tem o potencial de promover novas reflexões e possibilidades de atuação em sala de aula. Além disso, corroborou a perspectiva do papel do profissional de Psicologia como mediador das reflexões, dos processos formativos e de mudanças nas metodologias, ainda que nesse processo haja obstáculos e dificuldades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100602 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392021231489 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607736152064 |