Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira-Guizzo,Camila de Sousa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Prette,Almir Del, Prette,Zilda Aparecida Pereira Del, Leme,Vanessa Barbosa Romera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300573
Resumo: Resumo Adolescentes de contextos socioeconômicos desfavoráveis têm menos acesso à educação e a boas condições de trabalho. Essa vulnerabilidade social exige dos adolescentes um repertório elaborado de habilidades sociais para enfrentar os desafios relacionados à inserção profissional e defesa de seus direitos. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um Programa de Habilidades Sociais para superação de dificuldades interpessoais em diferentes situações do cotidiano de adolescentes que buscavam oportunidades de trabalho. Participaram 26 adolescentes (idade entre 14 e 16 anos) de baixa renda, distribuídos por meio de sorteio em dois grupos, sendo um de intervenção e outro de controle. Os instrumentos de avaliação foram: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e Diário de Campo. A intervenção mostrou efeito significativo na superação de dificuldades interpessoais relacionadas às habilidades sociais de Autocontrole e Abordagem social-sexual, consideradas importantes para a adaptação social, descoberta da sexualidade e convivência na escola ou no trabalho.
id ABRAPEE-1_471ee0f3ce4d18d2209b52c9fa111c54
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572018000300573
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalhoHabilidades sociaisavaliação de programaadolescênciaResumo Adolescentes de contextos socioeconômicos desfavoráveis têm menos acesso à educação e a boas condições de trabalho. Essa vulnerabilidade social exige dos adolescentes um repertório elaborado de habilidades sociais para enfrentar os desafios relacionados à inserção profissional e defesa de seus direitos. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um Programa de Habilidades Sociais para superação de dificuldades interpessoais em diferentes situações do cotidiano de adolescentes que buscavam oportunidades de trabalho. Participaram 26 adolescentes (idade entre 14 e 16 anos) de baixa renda, distribuídos por meio de sorteio em dois grupos, sendo um de intervenção e outro de controle. Os instrumentos de avaliação foram: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e Diário de Campo. A intervenção mostrou efeito significativo na superação de dificuldades interpessoais relacionadas às habilidades sociais de Autocontrole e Abordagem social-sexual, consideradas importantes para a adaptação social, descoberta da sexualidade e convivência na escola ou no trabalho.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300573Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.3 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018035449info:eu-repo/semantics/openAccessPereira-Guizzo,Camila de SousaPrette,Almir DelPrette,Zilda Aparecida Pereira DelLeme,Vanessa Barbosa Romerapor2019-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000300573Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2019-01-22T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho
title Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho
spellingShingle Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho
Pereira-Guizzo,Camila de Sousa
Habilidades sociais
avaliação de programa
adolescência
title_short Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho
title_full Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho
title_fullStr Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho
title_full_unstemmed Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho
title_sort Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho
author Pereira-Guizzo,Camila de Sousa
author_facet Pereira-Guizzo,Camila de Sousa
Prette,Almir Del
Prette,Zilda Aparecida Pereira Del
Leme,Vanessa Barbosa Romera
author_role author
author2 Prette,Almir Del
Prette,Zilda Aparecida Pereira Del
Leme,Vanessa Barbosa Romera
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira-Guizzo,Camila de Sousa
Prette,Almir Del
Prette,Zilda Aparecida Pereira Del
Leme,Vanessa Barbosa Romera
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais
avaliação de programa
adolescência
topic Habilidades sociais
avaliação de programa
adolescência
description Resumo Adolescentes de contextos socioeconômicos desfavoráveis têm menos acesso à educação e a boas condições de trabalho. Essa vulnerabilidade social exige dos adolescentes um repertório elaborado de habilidades sociais para enfrentar os desafios relacionados à inserção profissional e defesa de seus direitos. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um Programa de Habilidades Sociais para superação de dificuldades interpessoais em diferentes situações do cotidiano de adolescentes que buscavam oportunidades de trabalho. Participaram 26 adolescentes (idade entre 14 e 16 anos) de baixa renda, distribuídos por meio de sorteio em dois grupos, sendo um de intervenção e outro de controle. Os instrumentos de avaliação foram: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e Diário de Campo. A intervenção mostrou efeito significativo na superação de dificuldades interpessoais relacionadas às habilidades sociais de Autocontrole e Abordagem social-sexual, consideradas importantes para a adaptação social, descoberta da sexualidade e convivência na escola ou no trabalho.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300573
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392018035449
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.3 2018
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606988517376