Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100018 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma avaliação do processo de um programa de habilidades sociais para adolescentes vinculados ao Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). A intervenção foi feita em 11 sessões grupais psico-educativas, com técnicas cognitivo-comportamentais. Os resultados revelaram satisfação frente à intervenção, principalmente no que se refere à liberdade para se expressar e aos efeitos positivos da intervenção. Os indicadores de comprometimento com o grupo que mais freqüentes foram relatar problemas, relatar sentimentos, explicar a causa do próprio comportamento e oferecer apoio ao colega. Os dados indicam que a intervenção teve um processo bem sucedido, cujos resultados e impactos deverão ser verificados em estudos futuros. |
id |
UFRGS-5_ffe29f09542648ae859bcb7c84250cab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722009000100018 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF)Habilidades sociaisadolescênciaPrograma de Atenção Integral à FamíliaEste artigo apresenta uma avaliação do processo de um programa de habilidades sociais para adolescentes vinculados ao Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). A intervenção foi feita em 11 sessões grupais psico-educativas, com técnicas cognitivo-comportamentais. Os resultados revelaram satisfação frente à intervenção, principalmente no que se refere à liberdade para se expressar e aos efeitos positivos da intervenção. Os indicadores de comprometimento com o grupo que mais freqüentes foram relatar problemas, relatar sentimentos, explicar a causa do próprio comportamento e oferecer apoio ao colega. Os dados indicam que a intervenção teve um processo bem sucedido, cujos resultados e impactos deverão ser verificados em estudos futuros.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100018Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.1 2009reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722009000100018info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Mariana de Paula eMurta,Sheila Giardinipor2009-06-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722009000100018Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2009-06-17T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF) |
title |
Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF) |
spellingShingle |
Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF) Silva,Mariana de Paula e Habilidades sociais adolescência Programa de Atenção Integral à Família |
title_short |
Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF) |
title_full |
Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF) |
title_fullStr |
Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF) |
title_full_unstemmed |
Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF) |
title_sort |
Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF) |
author |
Silva,Mariana de Paula e |
author_facet |
Silva,Mariana de Paula e Murta,Sheila Giardini |
author_role |
author |
author2 |
Murta,Sheila Giardini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Mariana de Paula e Murta,Sheila Giardini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades sociais adolescência Programa de Atenção Integral à Família |
topic |
Habilidades sociais adolescência Programa de Atenção Integral à Família |
description |
Este artigo apresenta uma avaliação do processo de um programa de habilidades sociais para adolescentes vinculados ao Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). A intervenção foi feita em 11 sessões grupais psico-educativas, com técnicas cognitivo-comportamentais. Os resultados revelaram satisfação frente à intervenção, principalmente no que se refere à liberdade para se expressar e aos efeitos positivos da intervenção. Os indicadores de comprometimento com o grupo que mais freqüentes foram relatar problemas, relatar sentimentos, explicar a causa do próprio comportamento e oferecer apoio ao colega. Os dados indicam que a intervenção teve um processo bem sucedido, cujos resultados e impactos deverão ser verificados em estudos futuros. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100018 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722009000100018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.1 2009 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134863860596736 |