Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Mariana de Paula e
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Murta,Sheila Giardini
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100018
Resumo: Este artigo apresenta uma avaliação do processo de um programa de habilidades sociais para adolescentes vinculados ao Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). A intervenção foi feita em 11 sessões grupais psico-educativas, com técnicas cognitivo-comportamentais. Os resultados revelaram satisfação frente à intervenção, principalmente no que se refere à liberdade para se expressar e aos efeitos positivos da intervenção. Os indicadores de comprometimento com o grupo que mais freqüentes foram relatar problemas, relatar sentimentos, explicar a causa do próprio comportamento e oferecer apoio ao colega. Os dados indicam que a intervenção teve um processo bem sucedido, cujos resultados e impactos deverão ser verificados em estudos futuros.
id UFRGS-5_ffe29f09542648ae859bcb7c84250cab
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722009000100018
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF)Habilidades sociaisadolescênciaPrograma de Atenção Integral à FamíliaEste artigo apresenta uma avaliação do processo de um programa de habilidades sociais para adolescentes vinculados ao Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). A intervenção foi feita em 11 sessões grupais psico-educativas, com técnicas cognitivo-comportamentais. Os resultados revelaram satisfação frente à intervenção, principalmente no que se refere à liberdade para se expressar e aos efeitos positivos da intervenção. Os indicadores de comprometimento com o grupo que mais freqüentes foram relatar problemas, relatar sentimentos, explicar a causa do próprio comportamento e oferecer apoio ao colega. Os dados indicam que a intervenção teve um processo bem sucedido, cujos resultados e impactos deverão ser verificados em estudos futuros.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100018Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.1 2009reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722009000100018info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Mariana de Paula eMurta,Sheila Giardinipor2009-06-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722009000100018Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2009-06-17T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF)
title Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF)
spellingShingle Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF)
Silva,Mariana de Paula e
Habilidades sociais
adolescência
Programa de Atenção Integral à Família
title_short Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF)
title_full Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF)
title_fullStr Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF)
title_full_unstemmed Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF)
title_sort Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF)
author Silva,Mariana de Paula e
author_facet Silva,Mariana de Paula e
Murta,Sheila Giardini
author_role author
author2 Murta,Sheila Giardini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Mariana de Paula e
Murta,Sheila Giardini
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais
adolescência
Programa de Atenção Integral à Família
topic Habilidades sociais
adolescência
Programa de Atenção Integral à Família
description Este artigo apresenta uma avaliação do processo de um programa de habilidades sociais para adolescentes vinculados ao Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). A intervenção foi feita em 11 sessões grupais psico-educativas, com técnicas cognitivo-comportamentais. Os resultados revelaram satisfação frente à intervenção, principalmente no que se refere à liberdade para se expressar e aos efeitos positivos da intervenção. Os indicadores de comprometimento com o grupo que mais freqüentes foram relatar problemas, relatar sentimentos, explicar a causa do próprio comportamento e oferecer apoio ao colega. Os dados indicam que a intervenção teve um processo bem sucedido, cujos resultados e impactos deverão ser verificados em estudos futuros.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722009000100018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.1 2009
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134863860596736