EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA ESCOLA
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100301 |
Resumo: | RESUMO Este artigo analisa o papel da escola no enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com base em um estudo realizado em unidades de ensino da rede pública estadual de Porto Velho-RO, município que nos últimos anos convive com as consequências sociais da construção de usinas hidrelétricas no Rio Madeira. A investigação foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas, da qual participaram 20 agentes escolares, vinculados a quatro instituições de ensino. A análise das informações foi realizada à luz de referenciais críticos sobre direitos humanos, educação e psicologia, por meio da construção de categorias e subcategorias. Os resultados revelam que a maioria dos agentes escolares desconhece a problemática e que nenhuma das escolas pesquisadas desenvolve ações de enfrentamento. A educação sexual não é trabalhada como um tema transversal e a sexualidade é reduzida ao enfoque do risco e vitimização, não entendida sob a perspectiva dos direitos humanos. |
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EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA ESCOLAviolência sexualcrianças e adolescentesescolaRESUMO Este artigo analisa o papel da escola no enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com base em um estudo realizado em unidades de ensino da rede pública estadual de Porto Velho-RO, município que nos últimos anos convive com as consequências sociais da construção de usinas hidrelétricas no Rio Madeira. A investigação foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas, da qual participaram 20 agentes escolares, vinculados a quatro instituições de ensino. A análise das informações foi realizada à luz de referenciais críticos sobre direitos humanos, educação e psicologia, por meio da construção de categorias e subcategorias. Os resultados revelam que a maioria dos agentes escolares desconhece a problemática e que nenhuma das escolas pesquisadas desenvolve ações de enfrentamento. A educação sexual não é trabalhada como um tema transversal e a sexualidade é reduzida ao enfoque do risco e vitimização, não entendida sob a perspectiva dos direitos humanos.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100301Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392021221612info:eu-repo/semantics/openAccessCampos,Denise CarvalhoUrnau,Lílian Carolinepor2021-03-30T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572021000100301Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2021-03-30T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
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