Repertório de estratégias de compreensão da leitura e conhecimentos metacognitivo de professores de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kopke Filho,Henrique
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100008
Resumo: Esta é a pesquisa preliminar de dois estudos acerca do uso de estratégias de leitura e do conhecimento metacognitivo desse uso por professores de Língua Portuguesa. Participaram do experimento 24 sujeitos, divididos em dois grupos com o mesmo N. Dois questionários foram usados para a coleta de dados: o primeiro, para estabelecer o repertório de estratégias mais usadas pelos sujeitos; o segundo, para eles explicarem como essas estratégias auxiliam a compreensão da leitura. Os resultados indicaram que há mais divergência que convergência nas respostas dos dois grupos quanto aos tipos de estratégias usadas habitualmente no processo da leitura. Os sujeitos, em sua maioria, não demonstraram conhecer como essas estratégias colaboram para a compreensão do texto.
id ABRAPEE-1_4cf0a98bdfeb1e572f3e74c7eb3e4543
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572002000100008
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Repertório de estratégias de compreensão da leitura e conhecimentos metacognitivo de professores de Língua PortuguesaEstratégias de leituraConhecimento metacognitivoEsta é a pesquisa preliminar de dois estudos acerca do uso de estratégias de leitura e do conhecimento metacognitivo desse uso por professores de Língua Portuguesa. Participaram do experimento 24 sujeitos, divididos em dois grupos com o mesmo N. Dois questionários foram usados para a coleta de dados: o primeiro, para estabelecer o repertório de estratégias mais usadas pelos sujeitos; o segundo, para eles explicarem como essas estratégias auxiliam a compreensão da leitura. Os resultados indicaram que há mais divergência que convergência nas respostas dos dois grupos quanto aos tipos de estratégias usadas habitualmente no processo da leitura. Os sujeitos, em sua maioria, não demonstraram conhecer como essas estratégias colaboram para a compreensão do texto.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2002-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100008Psicologia Escolar e Educacional v.6 n.1 2002reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572002000100008info:eu-repo/semantics/openAccessKopke Filho,Henriquepor2010-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572002000100008Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-16T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Repertório de estratégias de compreensão da leitura e conhecimentos metacognitivo de professores de Língua Portuguesa
title Repertório de estratégias de compreensão da leitura e conhecimentos metacognitivo de professores de Língua Portuguesa
spellingShingle Repertório de estratégias de compreensão da leitura e conhecimentos metacognitivo de professores de Língua Portuguesa
Kopke Filho,Henrique
Estratégias de leitura
Conhecimento metacognitivo
title_short Repertório de estratégias de compreensão da leitura e conhecimentos metacognitivo de professores de Língua Portuguesa
title_full Repertório de estratégias de compreensão da leitura e conhecimentos metacognitivo de professores de Língua Portuguesa
title_fullStr Repertório de estratégias de compreensão da leitura e conhecimentos metacognitivo de professores de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Repertório de estratégias de compreensão da leitura e conhecimentos metacognitivo de professores de Língua Portuguesa
title_sort Repertório de estratégias de compreensão da leitura e conhecimentos metacognitivo de professores de Língua Portuguesa
author Kopke Filho,Henrique
author_facet Kopke Filho,Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kopke Filho,Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de leitura
Conhecimento metacognitivo
topic Estratégias de leitura
Conhecimento metacognitivo
description Esta é a pesquisa preliminar de dois estudos acerca do uso de estratégias de leitura e do conhecimento metacognitivo desse uso por professores de Língua Portuguesa. Participaram do experimento 24 sujeitos, divididos em dois grupos com o mesmo N. Dois questionários foram usados para a coleta de dados: o primeiro, para estabelecer o repertório de estratégias mais usadas pelos sujeitos; o segundo, para eles explicarem como essas estratégias auxiliam a compreensão da leitura. Os resultados indicaram que há mais divergência que convergência nas respostas dos dois grupos quanto aos tipos de estratégias usadas habitualmente no processo da leitura. Os sujeitos, em sua maioria, não demonstraram conhecer como essas estratégias colaboram para a compreensão do texto.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572002000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.6 n.1 2002
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604216082432