Mesclando práticas em Comunicação Alternativa: caso de uma criança com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes,Débora Regina de Paula
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos,Larissa Bezerra dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100059
Resumo: A literatura científica evidencia os efeitos promissores do uso da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) por educandos com autismo. Entre os recursos utilizados da CAA por essa população destacam-se o Picture ExchangeCommunication System (Pecs) e as estratégias derivadas do Aided ModelingIntervention (AMI). O objetivo do presente estudo consistiu em avaliar a eficácia de uma adaptação do protocolo Pecs e das estratégias do AMI ao desenvolvimento da comunicação de uma criança autista de cinco anos, tendo-se uma professora como agente de intervenção. Os dados foram coletados durante atendimento pedagógico realizado em uma clínica. No programa de intervenção a professora foi capacitada a usar o Pecs associado a estratégias do AMI para aumentar a frequência de interações com o aluno no decorrer das atividades pedagógicas. Um delineamento quase experimental registrou aumento na frequência de iniciativas de interação do aluno com a utilização dos pictogramas e com mudanças no estilo de interação da professora.
id ABRAPEE-1_502b7f3fd1301261fbe40d04e394d201
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572015000100059
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Mesclando práticas em Comunicação Alternativa: caso de uma criança com autismoComunicaçãocriançaautismoA literatura científica evidencia os efeitos promissores do uso da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) por educandos com autismo. Entre os recursos utilizados da CAA por essa população destacam-se o Picture ExchangeCommunication System (Pecs) e as estratégias derivadas do Aided ModelingIntervention (AMI). O objetivo do presente estudo consistiu em avaliar a eficácia de uma adaptação do protocolo Pecs e das estratégias do AMI ao desenvolvimento da comunicação de uma criança autista de cinco anos, tendo-se uma professora como agente de intervenção. Os dados foram coletados durante atendimento pedagógico realizado em uma clínica. No programa de intervenção a professora foi capacitada a usar o Pecs associado a estratégias do AMI para aumentar a frequência de interações com o aluno no decorrer das atividades pedagógicas. Um delineamento quase experimental registrou aumento na frequência de iniciativas de interação do aluno com a utilização dos pictogramas e com mudanças no estilo de interação da professora.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100059Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0191797info:eu-repo/semantics/openAccessNunes,Débora Regina de PaulaSantos,Larissa Bezerra dospor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000100059Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-10T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Mesclando práticas em Comunicação Alternativa: caso de uma criança com autismo
title Mesclando práticas em Comunicação Alternativa: caso de uma criança com autismo
spellingShingle Mesclando práticas em Comunicação Alternativa: caso de uma criança com autismo
Nunes,Débora Regina de Paula
Comunicação
criança
autismo
title_short Mesclando práticas em Comunicação Alternativa: caso de uma criança com autismo
title_full Mesclando práticas em Comunicação Alternativa: caso de uma criança com autismo
title_fullStr Mesclando práticas em Comunicação Alternativa: caso de uma criança com autismo
title_full_unstemmed Mesclando práticas em Comunicação Alternativa: caso de uma criança com autismo
title_sort Mesclando práticas em Comunicação Alternativa: caso de uma criança com autismo
author Nunes,Débora Regina de Paula
author_facet Nunes,Débora Regina de Paula
Santos,Larissa Bezerra dos
author_role author
author2 Santos,Larissa Bezerra dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes,Débora Regina de Paula
Santos,Larissa Bezerra dos
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
criança
autismo
topic Comunicação
criança
autismo
description A literatura científica evidencia os efeitos promissores do uso da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) por educandos com autismo. Entre os recursos utilizados da CAA por essa população destacam-se o Picture ExchangeCommunication System (Pecs) e as estratégias derivadas do Aided ModelingIntervention (AMI). O objetivo do presente estudo consistiu em avaliar a eficácia de uma adaptação do protocolo Pecs e das estratégias do AMI ao desenvolvimento da comunicação de uma criança autista de cinco anos, tendo-se uma professora como agente de intervenção. Os dados foram coletados durante atendimento pedagógico realizado em uma clínica. No programa de intervenção a professora foi capacitada a usar o Pecs associado a estratégias do AMI para aumentar a frequência de interações com o aluno no decorrer das atividades pedagógicas. Um delineamento quase experimental registrou aumento na frequência de iniciativas de interação do aluno com a utilização dos pictogramas e com mudanças no estilo de interação da professora.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100059
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2015/0191797
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606115053568