A autorregulação, avaliação e promoção da aprendizagem por meio da prática de recuperação da memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Letícia Horn
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Stein,Lilian Milnitsky
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100055
Resumo: Resumo Este artigo pretende discutir a avaliação como promotora dos processos de aprendizagem em sala de aula, para além do exame. Para isso, traz a discussão sobre “o efeito de teste” como uma metodologia a serviço da consolidação da memória nos processos de ensino e autorregulação do estudo pelos estudantes. Testar com frequência conteúdos aprendidos pode otimizar o ensino e modificar a forma como hoje são conduzidos os processos em sala de aula. O conhecimento de estratégias metacognitivas de aprendizagem leva a um maior empoderamento dos alunos na gestão do aprendizado, consolidando o papel do professor como um mediador do conhecimento.
id ABRAPEE-1_5046e88f2959bf514ff38d41240914de
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572018000100055
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A autorregulação, avaliação e promoção da aprendizagem por meio da prática de recuperação da memóriaAvaliaçãoaprendizagemmemóriaResumo Este artigo pretende discutir a avaliação como promotora dos processos de aprendizagem em sala de aula, para além do exame. Para isso, traz a discussão sobre “o efeito de teste” como uma metodologia a serviço da consolidação da memória nos processos de ensino e autorregulação do estudo pelos estudantes. Testar com frequência conteúdos aprendidos pode otimizar o ensino e modificar a forma como hoje são conduzidos os processos em sala de aula. O conhecimento de estratégias metacognitivas de aprendizagem leva a um maior empoderamento dos alunos na gestão do aprendizado, consolidando o papel do professor como um mediador do conhecimento.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100055Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.1 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018018540info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Letícia HornStein,Lilian Milnitskypor2018-09-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000100055Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2018-09-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A autorregulação, avaliação e promoção da aprendizagem por meio da prática de recuperação da memória
title A autorregulação, avaliação e promoção da aprendizagem por meio da prática de recuperação da memória
spellingShingle A autorregulação, avaliação e promoção da aprendizagem por meio da prática de recuperação da memória
Oliveira,Letícia Horn
Avaliação
aprendizagem
memória
title_short A autorregulação, avaliação e promoção da aprendizagem por meio da prática de recuperação da memória
title_full A autorregulação, avaliação e promoção da aprendizagem por meio da prática de recuperação da memória
title_fullStr A autorregulação, avaliação e promoção da aprendizagem por meio da prática de recuperação da memória
title_full_unstemmed A autorregulação, avaliação e promoção da aprendizagem por meio da prática de recuperação da memória
title_sort A autorregulação, avaliação e promoção da aprendizagem por meio da prática de recuperação da memória
author Oliveira,Letícia Horn
author_facet Oliveira,Letícia Horn
Stein,Lilian Milnitsky
author_role author
author2 Stein,Lilian Milnitsky
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Letícia Horn
Stein,Lilian Milnitsky
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
aprendizagem
memória
topic Avaliação
aprendizagem
memória
description Resumo Este artigo pretende discutir a avaliação como promotora dos processos de aprendizagem em sala de aula, para além do exame. Para isso, traz a discussão sobre “o efeito de teste” como uma metodologia a serviço da consolidação da memória nos processos de ensino e autorregulação do estudo pelos estudantes. Testar com frequência conteúdos aprendidos pode otimizar o ensino e modificar a forma como hoje são conduzidos os processos em sala de aula. O conhecimento de estratégias metacognitivas de aprendizagem leva a um maior empoderamento dos alunos na gestão do aprendizado, consolidando o papel do professor como um mediador do conhecimento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100055
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392018018540
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.1 2018
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606908825600