A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/12331 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário |
id |
RCAP_395bea44e663a45360a793ee8ef9c68a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/12331 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º anoAutorregulaçãoPortefólioHistóriaGeografiaInstrumento de avaliação do processo de ensino-aprendizagemRelatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino SecundárioTendo presente que um dos principais problemas que afeta a Educação, em Portugal, é o insucesso escolar, a utilização de novas estratégias de ensino-aprendizagem pode ajudar a contrariar esta realidade. Neste contexto, a utilização do portefólio em sala de aula, como estratégia de ensino-aprendizagem assume-se como uma possível alternativa. A utilização de um portefólio que concilie a dimensão da avaliação com a da reflexão, para além de promover uma participação mais ativa do aluno no seu processo de aprendizagem tem, no meu entender, a vantagem de promover o pensamento reflexivo do discente. Um aluno motivado em sala de aula pressupõe uma capacidade de o mesmo se autoanalisar. Quando autorregulado, conhece-se a si mesmo nas suas capacidades e limites, adequando o estabelecimento de metas para as quais possui a expetativa de ser capaz de as alcançar. Assim, o presente relatório debruça-se sobre a aplicação do portefólio numa turma do 9º ano, em História e em Geografia, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, no ano letivo de 2012/2013. O relatório está dividido em quatro capítulos. Os dois primeiros incidem na contextualização teórica sobre a autorregulação e sobre o portefólio, enquanto os dois últimos debruçam-se nas atividades desenvolvidas aquando da aplicação do portefólio, na Prática de Ensino Supervisionada.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNRodrigues, Nuno Filipe de Brito Craveiro2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/12331TID:201041537porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:47:16Zoai:run.unl.pt:10362/12331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:52.125720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano |
title |
A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano |
spellingShingle |
A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano Rodrigues, Nuno Filipe de Brito Craveiro Autorregulação Portefólio História Geografia Instrumento de avaliação do processo de ensino-aprendizagem |
title_short |
A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano |
title_full |
A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano |
title_fullStr |
A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano |
title_full_unstemmed |
A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano |
title_sort |
A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano |
author |
Rodrigues, Nuno Filipe de Brito Craveiro |
author_facet |
Rodrigues, Nuno Filipe de Brito Craveiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Nuno Filipe de Brito Craveiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autorregulação Portefólio História Geografia Instrumento de avaliação do processo de ensino-aprendizagem |
topic |
Autorregulação Portefólio História Geografia Instrumento de avaliação do processo de ensino-aprendizagem |
description |
Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10 2013-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/12331 TID:201041537 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/12331 |
identifier_str_mv |
TID:201041537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137849783615488 |