A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Nuno Filipe de Brito Craveiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/12331
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
id RCAP_395bea44e663a45360a793ee8ef9c68a
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/12331
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º anoAutorregulaçãoPortefólioHistóriaGeografiaInstrumento de avaliação do processo de ensino-aprendizagemRelatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino SecundárioTendo presente que um dos principais problemas que afeta a Educação, em Portugal, é o insucesso escolar, a utilização de novas estratégias de ensino-aprendizagem pode ajudar a contrariar esta realidade. Neste contexto, a utilização do portefólio em sala de aula, como estratégia de ensino-aprendizagem assume-se como uma possível alternativa. A utilização de um portefólio que concilie a dimensão da avaliação com a da reflexão, para além de promover uma participação mais ativa do aluno no seu processo de aprendizagem tem, no meu entender, a vantagem de promover o pensamento reflexivo do discente. Um aluno motivado em sala de aula pressupõe uma capacidade de o mesmo se autoanalisar. Quando autorregulado, conhece-se a si mesmo nas suas capacidades e limites, adequando o estabelecimento de metas para as quais possui a expetativa de ser capaz de as alcançar. Assim, o presente relatório debruça-se sobre a aplicação do portefólio numa turma do 9º ano, em História e em Geografia, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, no ano letivo de 2012/2013. O relatório está dividido em quatro capítulos. Os dois primeiros incidem na contextualização teórica sobre a autorregulação e sobre o portefólio, enquanto os dois últimos debruçam-se nas atividades desenvolvidas aquando da aplicação do portefólio, na Prática de Ensino Supervisionada.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNRodrigues, Nuno Filipe de Brito Craveiro2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/12331TID:201041537porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:47:16Zoai:run.unl.pt:10362/12331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:52.125720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano
title A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano
spellingShingle A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano
Rodrigues, Nuno Filipe de Brito Craveiro
Autorregulação
Portefólio
História
Geografia
Instrumento de avaliação do processo de ensino-aprendizagem
title_short A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano
title_full A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano
title_fullStr A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano
title_full_unstemmed A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano
title_sort A autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano
author Rodrigues, Nuno Filipe de Brito Craveiro
author_facet Rodrigues, Nuno Filipe de Brito Craveiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Nuno Filipe de Brito Craveiro
dc.subject.por.fl_str_mv Autorregulação
Portefólio
História
Geografia
Instrumento de avaliação do processo de ensino-aprendizagem
topic Autorregulação
Portefólio
História
Geografia
Instrumento de avaliação do processo de ensino-aprendizagem
description Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10
2013-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/12331
TID:201041537
url http://hdl.handle.net/10362/12331
identifier_str_mv TID:201041537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137849783615488