Erros e equilibração em psicologia genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz,Sávio Silveira de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Dias,Letícia Pires, Chagas,Josana Deriz, Nepomoceno,Patrícia dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200008
Resumo: Os erros presentes nas tarefas de um sujeito construtor de conhecimento são importantes porque, ao se constituírem como observáveis, favorecem os processos de equilibração. Para o pesquisador, clínico ou professor, a observação construtivista dos erros pode garantir uma objetividade mínima nos processos de diagnóstico e intervenção. Nossa intenção neste trabalho de revisão teórica (ilustrado por comentários sobre um estudo de caso) é caracterizar o erro como parte inerente à atividade do sujeito construtor que, quando colocado a solucionar um problema, aproveita-se desse erro para promover a abertura de novos possíveis e, em seguida, dialeticamente, reduzi-los a um único possível, garantindo assim sua condição de necessário. Tentamos atualizar a caracterização dos erros como parte do processo de aprendizagem e reveladores da lógica infantil, criticando posições que os consideram meramente indícios de incapacidades e dificuldades em resolver tarefas.
id ABRAPEE-1_61741d44ffd66e6b03bda86a9d27c917
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572011000200008
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Erros e equilibração em psicologia genéticaPsicologia Genéticateoria da equilibraçãoPiagetOs erros presentes nas tarefas de um sujeito construtor de conhecimento são importantes porque, ao se constituírem como observáveis, favorecem os processos de equilibração. Para o pesquisador, clínico ou professor, a observação construtivista dos erros pode garantir uma objetividade mínima nos processos de diagnóstico e intervenção. Nossa intenção neste trabalho de revisão teórica (ilustrado por comentários sobre um estudo de caso) é caracterizar o erro como parte inerente à atividade do sujeito construtor que, quando colocado a solucionar um problema, aproveita-se desse erro para promover a abertura de novos possíveis e, em seguida, dialeticamente, reduzi-los a um único possível, garantindo assim sua condição de necessário. Tentamos atualizar a caracterização dos erros como parte do processo de aprendizagem e reveladores da lógica infantil, criticando posições que os consideram meramente indícios de incapacidades e dificuldades em resolver tarefas.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200008Psicologia Escolar e Educacional v.15 n.2 2011reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572011000200008info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz,Sávio Silveira deDias,Letícia PiresChagas,Josana DerizNepomoceno,Patrícia dos Santospor2012-03-02T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572011000200008Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2012-03-02T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Erros e equilibração em psicologia genética
title Erros e equilibração em psicologia genética
spellingShingle Erros e equilibração em psicologia genética
Queiroz,Sávio Silveira de
Psicologia Genética
teoria da equilibração
Piaget
title_short Erros e equilibração em psicologia genética
title_full Erros e equilibração em psicologia genética
title_fullStr Erros e equilibração em psicologia genética
title_full_unstemmed Erros e equilibração em psicologia genética
title_sort Erros e equilibração em psicologia genética
author Queiroz,Sávio Silveira de
author_facet Queiroz,Sávio Silveira de
Dias,Letícia Pires
Chagas,Josana Deriz
Nepomoceno,Patrícia dos Santos
author_role author
author2 Dias,Letícia Pires
Chagas,Josana Deriz
Nepomoceno,Patrícia dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz,Sávio Silveira de
Dias,Letícia Pires
Chagas,Josana Deriz
Nepomoceno,Patrícia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Genética
teoria da equilibração
Piaget
topic Psicologia Genética
teoria da equilibração
Piaget
description Os erros presentes nas tarefas de um sujeito construtor de conhecimento são importantes porque, ao se constituírem como observáveis, favorecem os processos de equilibração. Para o pesquisador, clínico ou professor, a observação construtivista dos erros pode garantir uma objetividade mínima nos processos de diagnóstico e intervenção. Nossa intenção neste trabalho de revisão teórica (ilustrado por comentários sobre um estudo de caso) é caracterizar o erro como parte inerente à atividade do sujeito construtor que, quando colocado a solucionar um problema, aproveita-se desse erro para promover a abertura de novos possíveis e, em seguida, dialeticamente, reduzi-los a um único possível, garantindo assim sua condição de necessário. Tentamos atualizar a caracterização dos erros como parte do processo de aprendizagem e reveladores da lógica infantil, criticando posições que os consideram meramente indícios de incapacidades e dificuldades em resolver tarefas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572011000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.15 n.2 2011
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605372661760