A utilidade do wisc na detecção de problemas de atenção em escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572001000200004 |
Resumo: | Este trabalho é parte de um estudo maior destinado a comparar aspectos neurológicos e psicológicos de escolares e tem como objetivo verificar a viabilidade de utilização da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC) para identificação de problemas de atenção em escolares e do Roteiro de Investigação da Atenção (RIA). Foram sujeitos 29 escolares de primeira série de uma escola pública. Os resultados obtidos com o RIA possibilitaram a definição de dois grupos de sujeitos, um com 10 sujeitos com indicativos de problemas de atenção e o outro com 19 sujeitos sem indicativos de problemas de atenção. Os resultados obtidos na análise estatística indicaram a existência de diferença significativa para duas dimensões de QI, o Verbal e Total, que se apresentam inferiores no grupo com indícios de problemas com a atenção. A média obtida entre os resultados dos três subtestes do WISC revelou diferença significativa para Aritmética e Dígitos, com médias inferiores para o grupo de sujeitos com indícios de problemas com a atenção, o mesmo não ocorrendo para o subteste Código. |
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