Representações sociais de professores sobre diversidade sexual em uma escola paraense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves,André Luiz Machado das
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sadala,Klaudia Yared, da Silva,Iolete Ribeiro, Teixeira,Elizabeth, Ferreira,Darlisom Sousa, Silva,Fabiane Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200261
Resumo: Resumo:A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as representações sociais de professores sobre diversidade sexual considerando-se a Teoria do Núcleo Central. A coleta de dados foi pela Técnica de Associação Livre de Palavras, da qual participaram 50 professores de uma escola pública. Os dados foram analisados a partir do quadro de quatro casas construídos pelo software EVOC2003: centrais, intermediários, contrastes e periféricos. As análises apontaram que os sujeitos apresentam uma estrutura representacional que contempla a Diversidade Sexual determinada pelas cognições Respeito e Liberdade, que são os elementos centrais. Os intermediários foram: "Homossexualismo", "Opção Sexual" e Preconceito. Os de contrastes foram: Aceitação, Direitos Humanos, Família e Igualdade e os periféricos foram: Bissexual, Diferente, Heterossexual, Tipos de Atos Sexuais e Transexual. Os dados indicam que há dois grupos de professores em condições diferentes, os que já são mais tolerantes quanto à diversidade sexual e os que ainda não chegaram a essa condição.
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