A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90900 |
Resumo: | A sexualidade tem sido considerada um atributo do ser humano, que se desenvolve dentro de seus aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais. Com o propósito de se investigar como pensam os professores, alunos e genitores sobre a sexualidade humana e sobre o papel da escola na orientação sexual de seus alunos, foram aplicados questionários nesses três segmentos e realizadas entrevistas semi estruturadas com professores e alunos, junto ao ensino fundamental de duas escolas públicas estaduais, uma do centro e outra da periferia, pertencentes ao município de Bauru. Considerando-se o envolvimento da família no ambiente escolar, foram apontados aspectos, expressos pelos 3 segmentos investigados e pela literatura consultada, os quais devem ser considerados na elaboração de uma proposta de orientação sexual. Os resultados ressaltam, quando da elaboração de um programa de orientação sexual na escola, a necessidade de se proporcionar momentos de reflexão dos 3 segmentos envolvidos, em relação aos aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais da sexualidade humana, no sentido de proporcionar aos professores, a reconstrução de sua sexualidade, colaborando em sua atuação como elemento de formação; aos jovens, as concepções e informações necessárias ao desenvolvimento sociocultural de sua sexualidade, possibilitando que os mesmos sejam capazes de elaborar sua própria conduta e descobrir suas capacidades e aos pais, a ampliação dos conhecimentos em direção à diversidade de valores existentes na sociedade, constituindo-os elementos colaboradores para com a escola |
id |
UNSP_9dc614e1fa4435389369f41bc5a09b84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90900 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexualOrientação sexualEducação - Orientação sexualSexoSexual orientationSexualityA sexualidade tem sido considerada um atributo do ser humano, que se desenvolve dentro de seus aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais. Com o propósito de se investigar como pensam os professores, alunos e genitores sobre a sexualidade humana e sobre o papel da escola na orientação sexual de seus alunos, foram aplicados questionários nesses três segmentos e realizadas entrevistas semi estruturadas com professores e alunos, junto ao ensino fundamental de duas escolas públicas estaduais, uma do centro e outra da periferia, pertencentes ao município de Bauru. Considerando-se o envolvimento da família no ambiente escolar, foram apontados aspectos, expressos pelos 3 segmentos investigados e pela literatura consultada, os quais devem ser considerados na elaboração de uma proposta de orientação sexual. Os resultados ressaltam, quando da elaboração de um programa de orientação sexual na escola, a necessidade de se proporcionar momentos de reflexão dos 3 segmentos envolvidos, em relação aos aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais da sexualidade humana, no sentido de proporcionar aos professores, a reconstrução de sua sexualidade, colaborando em sua atuação como elemento de formação; aos jovens, as concepções e informações necessárias ao desenvolvimento sociocultural de sua sexualidade, possibilitando que os mesmos sejam capazes de elaborar sua própria conduta e descobrir suas capacidades e aos pais, a ampliação dos conhecimentos em direção à diversidade de valores existentes na sociedade, constituindo-os elementos colaboradores para com a escolaThe sexuality has been considered an attribute of human being that develops in its biologics aspect, pshycologics and socialculture. The purpose was to investigate how teachers, students and fathers think of the human sexuality and about the role that schools play in the student's sexual orientation. That three segments were interviewed and quizzed completely in two public elementary schools, one school is located in the suburb and the other one in Bauru city's downtown. Also it was considered the family's involvement in all the school's activities. It was found some aspects expressed by those 3 investigated segments, and by the literature that was used and read to help this work. All that aspects ha been considered in the development of a sexual orientation study. Results assure the need of reflexing moments in the 3 segments, involving biologics, pshycologics and socialcultures aspects in the human sexuality. The results help the teachers on the improvement of their sexuality and they can act as a formation element, helping teens with new informations and concepts that teenagers need to develop their sexuality, after that students can elaborate and have their own way life. Also they can discover their capacity and show the parents how they increase their knowledgement. Then they will be able to identificate and separate all the different concepts and thoughts that the society has. Finally, tenagers will become helping elements to the schoolUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Mara Alice Fernandes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Antonio Miguel [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2003-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis135 f. : il.application/pdfGARCIA, Antonio Miguel. A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual. 2003. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.http://hdl.handle.net/11449/90900000224900garcia_am_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T06:12:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90900Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:15:11.393580Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual |
title |
A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual |
spellingShingle |
A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual Garcia, Antonio Miguel [UNESP] Orientação sexual Educação - Orientação sexual Sexo Sexual orientation Sexuality |
title_short |
A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual |
title_full |
A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual |
title_fullStr |
A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual |
title_full_unstemmed |
A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual |
title_sort |
A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual |
author |
Garcia, Antonio Miguel [UNESP] |
author_facet |
Garcia, Antonio Miguel [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abreu, Mara Alice Fernandes [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Antonio Miguel [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação sexual Educação - Orientação sexual Sexo Sexual orientation Sexuality |
topic |
Orientação sexual Educação - Orientação sexual Sexo Sexual orientation Sexuality |
description |
A sexualidade tem sido considerada um atributo do ser humano, que se desenvolve dentro de seus aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais. Com o propósito de se investigar como pensam os professores, alunos e genitores sobre a sexualidade humana e sobre o papel da escola na orientação sexual de seus alunos, foram aplicados questionários nesses três segmentos e realizadas entrevistas semi estruturadas com professores e alunos, junto ao ensino fundamental de duas escolas públicas estaduais, uma do centro e outra da periferia, pertencentes ao município de Bauru. Considerando-se o envolvimento da família no ambiente escolar, foram apontados aspectos, expressos pelos 3 segmentos investigados e pela literatura consultada, os quais devem ser considerados na elaboração de uma proposta de orientação sexual. Os resultados ressaltam, quando da elaboração de um programa de orientação sexual na escola, a necessidade de se proporcionar momentos de reflexão dos 3 segmentos envolvidos, em relação aos aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais da sexualidade humana, no sentido de proporcionar aos professores, a reconstrução de sua sexualidade, colaborando em sua atuação como elemento de formação; aos jovens, as concepções e informações necessárias ao desenvolvimento sociocultural de sua sexualidade, possibilitando que os mesmos sejam capazes de elaborar sua própria conduta e descobrir suas capacidades e aos pais, a ampliação dos conhecimentos em direção à diversidade de valores existentes na sociedade, constituindo-os elementos colaboradores para com a escola |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-17 2014-06-11T19:24:49Z 2014-06-11T19:24:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GARCIA, Antonio Miguel. A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual. 2003. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003. http://hdl.handle.net/11449/90900 000224900 garcia_am_me_bauru.pdf 33004056079P0 |
identifier_str_mv |
GARCIA, Antonio Miguel. A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual. 2003. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003. 000224900 garcia_am_me_bauru.pdf 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
135 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128779735793664 |