A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Antonio Miguel [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90900
Resumo: A sexualidade tem sido considerada um atributo do ser humano, que se desenvolve dentro de seus aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais. Com o propósito de se investigar como pensam os professores, alunos e genitores sobre a sexualidade humana e sobre o papel da escola na orientação sexual de seus alunos, foram aplicados questionários nesses três segmentos e realizadas entrevistas semi estruturadas com professores e alunos, junto ao ensino fundamental de duas escolas públicas estaduais, uma do centro e outra da periferia, pertencentes ao município de Bauru. Considerando-se o envolvimento da família no ambiente escolar, foram apontados aspectos, expressos pelos 3 segmentos investigados e pela literatura consultada, os quais devem ser considerados na elaboração de uma proposta de orientação sexual. Os resultados ressaltam, quando da elaboração de um programa de orientação sexual na escola, a necessidade de se proporcionar momentos de reflexão dos 3 segmentos envolvidos, em relação aos aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais da sexualidade humana, no sentido de proporcionar aos professores, a reconstrução de sua sexualidade, colaborando em sua atuação como elemento de formação; aos jovens, as concepções e informações necessárias ao desenvolvimento sociocultural de sua sexualidade, possibilitando que os mesmos sejam capazes de elaborar sua própria conduta e descobrir suas capacidades e aos pais, a ampliação dos conhecimentos em direção à diversidade de valores existentes na sociedade, constituindo-os elementos colaboradores para com a escola
id UNSP_9dc614e1fa4435389369f41bc5a09b84
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90900
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexualOrientação sexualEducação - Orientação sexualSexoSexual orientationSexualityA sexualidade tem sido considerada um atributo do ser humano, que se desenvolve dentro de seus aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais. Com o propósito de se investigar como pensam os professores, alunos e genitores sobre a sexualidade humana e sobre o papel da escola na orientação sexual de seus alunos, foram aplicados questionários nesses três segmentos e realizadas entrevistas semi estruturadas com professores e alunos, junto ao ensino fundamental de duas escolas públicas estaduais, uma do centro e outra da periferia, pertencentes ao município de Bauru. Considerando-se o envolvimento da família no ambiente escolar, foram apontados aspectos, expressos pelos 3 segmentos investigados e pela literatura consultada, os quais devem ser considerados na elaboração de uma proposta de orientação sexual. Os resultados ressaltam, quando da elaboração de um programa de orientação sexual na escola, a necessidade de se proporcionar momentos de reflexão dos 3 segmentos envolvidos, em relação aos aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais da sexualidade humana, no sentido de proporcionar aos professores, a reconstrução de sua sexualidade, colaborando em sua atuação como elemento de formação; aos jovens, as concepções e informações necessárias ao desenvolvimento sociocultural de sua sexualidade, possibilitando que os mesmos sejam capazes de elaborar sua própria conduta e descobrir suas capacidades e aos pais, a ampliação dos conhecimentos em direção à diversidade de valores existentes na sociedade, constituindo-os elementos colaboradores para com a escolaThe sexuality has been considered an attribute of human being that develops in its biologics aspect, pshycologics and socialculture. The purpose was to investigate how teachers, students and fathers think of the human sexuality and about the role that schools play in the student's sexual orientation. That three segments were interviewed and quizzed completely in two public elementary schools, one school is located in the suburb and the other one in Bauru city's downtown. Also it was considered the family's involvement in all the school's activities. It was found some aspects expressed by those 3 investigated segments, and by the literature that was used and read to help this work. All that aspects ha been considered in the development of a sexual orientation study. Results assure the need of reflexing moments in the 3 segments, involving biologics, pshycologics and socialcultures aspects in the human sexuality. The results help the teachers on the improvement of their sexuality and they can act as a formation element, helping teens with new informations and concepts that teenagers need to develop their sexuality, after that students can elaborate and have their own way life. Also they can discover their capacity and show the parents how they increase their knowledgement. Then they will be able to identificate and separate all the different concepts and thoughts that the society has. Finally, tenagers will become helping elements to the schoolUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Mara Alice Fernandes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Antonio Miguel [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2003-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis135 f. : il.application/pdfGARCIA, Antonio Miguel. A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual. 2003. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.http://hdl.handle.net/11449/90900000224900garcia_am_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T06:12:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90900Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:15:11.393580Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual
title A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual
spellingShingle A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual
Garcia, Antonio Miguel [UNESP]
Orientação sexual
Educação - Orientação sexual
Sexo
Sexual orientation
Sexuality
title_short A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual
title_full A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual
title_fullStr A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual
title_full_unstemmed A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual
title_sort A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual
author Garcia, Antonio Miguel [UNESP]
author_facet Garcia, Antonio Miguel [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Mara Alice Fernandes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Antonio Miguel [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação sexual
Educação - Orientação sexual
Sexo
Sexual orientation
Sexuality
topic Orientação sexual
Educação - Orientação sexual
Sexo
Sexual orientation
Sexuality
description A sexualidade tem sido considerada um atributo do ser humano, que se desenvolve dentro de seus aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais. Com o propósito de se investigar como pensam os professores, alunos e genitores sobre a sexualidade humana e sobre o papel da escola na orientação sexual de seus alunos, foram aplicados questionários nesses três segmentos e realizadas entrevistas semi estruturadas com professores e alunos, junto ao ensino fundamental de duas escolas públicas estaduais, uma do centro e outra da periferia, pertencentes ao município de Bauru. Considerando-se o envolvimento da família no ambiente escolar, foram apontados aspectos, expressos pelos 3 segmentos investigados e pela literatura consultada, os quais devem ser considerados na elaboração de uma proposta de orientação sexual. Os resultados ressaltam, quando da elaboração de um programa de orientação sexual na escola, a necessidade de se proporcionar momentos de reflexão dos 3 segmentos envolvidos, em relação aos aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais da sexualidade humana, no sentido de proporcionar aos professores, a reconstrução de sua sexualidade, colaborando em sua atuação como elemento de formação; aos jovens, as concepções e informações necessárias ao desenvolvimento sociocultural de sua sexualidade, possibilitando que os mesmos sejam capazes de elaborar sua própria conduta e descobrir suas capacidades e aos pais, a ampliação dos conhecimentos em direção à diversidade de valores existentes na sociedade, constituindo-os elementos colaboradores para com a escola
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-17
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA, Antonio Miguel. A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual. 2003. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/90900
000224900
garcia_am_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv GARCIA, Antonio Miguel. A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e pais percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual. 2003. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.
000224900
garcia_am_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128779735793664