“Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300643 |
Resumo: | Resumo Este artigo relata uma experiência de estágio em Psicologia Escolar, envolvendo alunos de Educação Infantil em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Teresina, Piauí. A partir das observações participantes e escuta ativa dos atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem, percebeu-se a necessidade de trabalhar - em uma perspectiva de promoção de saúde e orientação - a temática da educação inclusiva e diferenças individuais. Para tanto, foram realizadas quatro atividades de caráter lúdico, juntamente a roda de conversa, preconizando pela linguagem adequada à idade destas. Ao final foi possível perceber uma produção de sentidos e troca de experiências a partir das potencialidades e conhecimentos trazidos pelos alunos. |
id |
ABRAPEE-1_7339e8eacf8bd90583357e2bdc45992b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572018000300643 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia EscolarInclusão escolareducação infantilpsicologia escolarResumo Este artigo relata uma experiência de estágio em Psicologia Escolar, envolvendo alunos de Educação Infantil em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Teresina, Piauí. A partir das observações participantes e escuta ativa dos atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem, percebeu-se a necessidade de trabalhar - em uma perspectiva de promoção de saúde e orientação - a temática da educação inclusiva e diferenças individuais. Para tanto, foram realizadas quatro atividades de caráter lúdico, juntamente a roda de conversa, preconizando pela linguagem adequada à idade destas. Ao final foi possível perceber uma produção de sentidos e troca de experiências a partir das potencialidades e conhecimentos trazidos pelos alunos.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300643Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.3 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018035060info:eu-repo/semantics/openAccessChaves,Jéssica ReginaSilva,Priscila Ferreira daCavalcante,Ana Célia Sousapor2022-01-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000300643Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-01-20T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar |
title |
“Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar |
spellingShingle |
“Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar Chaves,Jéssica Regina Inclusão escolar educação infantil psicologia escolar |
title_short |
“Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar |
title_full |
“Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar |
title_fullStr |
“Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar |
title_full_unstemmed |
“Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar |
title_sort |
“Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar |
author |
Chaves,Jéssica Regina |
author_facet |
Chaves,Jéssica Regina Silva,Priscila Ferreira da Cavalcante,Ana Célia Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Priscila Ferreira da Cavalcante,Ana Célia Sousa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves,Jéssica Regina Silva,Priscila Ferreira da Cavalcante,Ana Célia Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar educação infantil psicologia escolar |
topic |
Inclusão escolar educação infantil psicologia escolar |
description |
Resumo Este artigo relata uma experiência de estágio em Psicologia Escolar, envolvendo alunos de Educação Infantil em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Teresina, Piauí. A partir das observações participantes e escuta ativa dos atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem, percebeu-se a necessidade de trabalhar - em uma perspectiva de promoção de saúde e orientação - a temática da educação inclusiva e diferenças individuais. Para tanto, foram realizadas quatro atividades de caráter lúdico, juntamente a roda de conversa, preconizando pela linguagem adequada à idade destas. Ao final foi possível perceber uma produção de sentidos e troca de experiências a partir das potencialidades e conhecimentos trazidos pelos alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300643 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392018035060 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.3 2018 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606999003136 |