“Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves,Jéssica Regina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva,Priscila Ferreira da, Cavalcante,Ana Célia Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300643
Resumo: Resumo Este artigo relata uma experiência de estágio em Psicologia Escolar, envolvendo alunos de Educação Infantil em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Teresina, Piauí. A partir das observações participantes e escuta ativa dos atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem, percebeu-se a necessidade de trabalhar - em uma perspectiva de promoção de saúde e orientação - a temática da educação inclusiva e diferenças individuais. Para tanto, foram realizadas quatro atividades de caráter lúdico, juntamente a roda de conversa, preconizando pela linguagem adequada à idade destas. Ao final foi possível perceber uma produção de sentidos e troca de experiências a partir das potencialidades e conhecimentos trazidos pelos alunos.
id ABRAPEE-1_7339e8eacf8bd90583357e2bdc45992b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572018000300643
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling “Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia EscolarInclusão escolareducação infantilpsicologia escolarResumo Este artigo relata uma experiência de estágio em Psicologia Escolar, envolvendo alunos de Educação Infantil em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Teresina, Piauí. A partir das observações participantes e escuta ativa dos atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem, percebeu-se a necessidade de trabalhar - em uma perspectiva de promoção de saúde e orientação - a temática da educação inclusiva e diferenças individuais. Para tanto, foram realizadas quatro atividades de caráter lúdico, juntamente a roda de conversa, preconizando pela linguagem adequada à idade destas. Ao final foi possível perceber uma produção de sentidos e troca de experiências a partir das potencialidades e conhecimentos trazidos pelos alunos.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300643Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.3 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018035060info:eu-repo/semantics/openAccessChaves,Jéssica ReginaSilva,Priscila Ferreira daCavalcante,Ana Célia Sousapor2022-01-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000300643Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2022-01-20T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv “Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar
title “Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar
spellingShingle “Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar
Chaves,Jéssica Regina
Inclusão escolar
educação infantil
psicologia escolar
title_short “Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar
title_full “Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar
title_fullStr “Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar
title_full_unstemmed “Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar
title_sort “Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar
author Chaves,Jéssica Regina
author_facet Chaves,Jéssica Regina
Silva,Priscila Ferreira da
Cavalcante,Ana Célia Sousa
author_role author
author2 Silva,Priscila Ferreira da
Cavalcante,Ana Célia Sousa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves,Jéssica Regina
Silva,Priscila Ferreira da
Cavalcante,Ana Célia Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
educação infantil
psicologia escolar
topic Inclusão escolar
educação infantil
psicologia escolar
description Resumo Este artigo relata uma experiência de estágio em Psicologia Escolar, envolvendo alunos de Educação Infantil em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Teresina, Piauí. A partir das observações participantes e escuta ativa dos atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem, percebeu-se a necessidade de trabalhar - em uma perspectiva de promoção de saúde e orientação - a temática da educação inclusiva e diferenças individuais. Para tanto, foram realizadas quatro atividades de caráter lúdico, juntamente a roda de conversa, preconizando pela linguagem adequada à idade destas. Ao final foi possível perceber uma produção de sentidos e troca de experiências a partir das potencialidades e conhecimentos trazidos pelos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300643
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392018035060
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.3 2018
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606999003136